18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Amaro Freitas apresenta o novo disco “Y’Y” ao vivo no Ovar em Jazz a 20 ABRIL - Centro de Arte de Ovar

 
Neste novo trabalho de originais, Amaro Freitas faz uma homenagem à floresta, em especial à Floresta Amazónica e aos Rios do Norte do Brasil, apresentando novas texturas, inspiradas no piano de John Cage e na obra marcante do percussionista Naná Vasconcellos.
Amaro Freitas apresenta novo disco Y’Y ao vivo no evento "Ovar em Jazz" no Centro de Arte de Ovar a 20 abril - 21H30
 
Foto de Micael Hocherman
Neste novo trabalho de originais, Amaro Freitas faz uma homenagem à floresta, em especial à Floresta Amazónica e aos Rios do Norte do Brasil, apresentando novas texturas, inspiradas no piano de John Cage e na obra marcante do percussionista Naná Vasconcellos.
 
Bilhetes 20 abril - Ovar em Jazz
 
Após a estreia ao vivo em Portugal do seu novo álbum de originais "Y'Y" no Festival Belém SoundCheck, Amaro Freitas está de regresso para o segundo concerto de apresentação deste novo trabalho de originais.
No próximo dia 20 de abril, o pianista brasileiro sobe ao palco do Centro de Arte de Ovar para um espetáculo a solo no âmbito do evento Ovar em Jazz.
 
Neste novo trabalho de originais, editado no passado dia 1 de março, Amaro Freitas faz uma homenagem à floresta, em especial à Floresta Amazónica e aos Rios do Norte do Brasil, apresentando novas texturas, inspiradas no piano de John Cage e na obra marcante do percussionista Naná Vasconcellos.
 
Seguindo o alinhamento deste novo disco, o espetáculo tem início com “Mapingari” (Encantado da Mata), música que abre o concerto , criando uma atmosfera de “floresta sonora” a partir do som de pífanos, tambor de trovão, piano preparado e respiração; seguem-se “Uiara” (Encantado da Água), “Viva Naná”, uma homenagem a Naná Vasconcellos, “Dança dos Martelos” e “Sonho Ancestral”, tema melódico, no qual o piano se apresenta com a m'bira, instrumento musical africano.
 
Na segunda parte do espetáculo, o pianismo afro moderno de Amaro traz a cena “Y’Y”, palavra escrita no dialeto Sateré Mawé (um código ancestral indígena que traduzida significa ‘Água ou Rio’) e ainda “Mar de Cirandeiras”, música em homenagem às Cirandeiras, em especial a Lia de Itamaracá, património vivo da cultura de Pernambuco, e por fim “Gloriosa”, música na qual o artista convida o público a solfejar uma melodia.
 
Tal como tem acontecido nas várias visitas de Amaro Freitas a Portugal, neste concerto, o pianista irá proporcionar uma experiência musical e emocional única, inspirada pelos sons da natureza.
 
SOBRE AMARO FREITAS:
A diáspora afro brasileira transborda, naturalmente, no estilo de Amaro Freitas, pianista e compositor de 31 anos que é um dos principais nomes do jazz brasileiro da atualidade.
 
Parcerias com Milton Nascimento, Lenine e o rapper Criolo, mas também performances com Christian Scott no Montreux Jazz Academy, revelam-no como a principal aposta do jazz brasileiro. Com “Sangue Negro” (2016) e “Rasif” (2018), Amaro Freitas dá nova vida ao piano jazz; Mmuito para lá do sempre predominante samba jazz, o músico volta-se para a cultura afro brasileira e traduz os ritmos locais e urbanos, através de uma linguagem moderna e sofisticada.
 
Contratado pela etiqueta londrina Far Out, o pianista esteve em digressão com o seu segundo disco “ RASIF” em mais de 15 países. A tour passou por importantes clubes e centros culturais, como: Casa da Música (Porto/PT), Duc de Lombards (Paris/FR), Unterfahrt Jazz Club (Munique/GE), Ronnie Scott’s (Londres/UK), Dizzy’s Club (NYC/USA) , BIMHUIS (Amesterdão, NL), Bari Jazz (Bari / Itália), entre outras cidades e eventos.
 
“SANKOFA” é o seu terceiro álbum de originais, editado no verão de 2021; a obra segue com a formação original do seu piano trio e traz as influências do piano afro rítmico, sob a inspiração de renomados pianistas do jazz como Brad Mehldau, Robert Glasper e Moacir Santos. “Sankofa” percorreu o Mundo, da América ao Japão, integrando os principais eventos de jazz e músicas do mundo.
 
Em 2024, Amaro Freitas, apresenta-se a solo com um novo trabalho – Y’Y.
Amaro Freitas é um músico do Mundo e o seu trabalho tem o reconhecimento da crítica especializada e do público.
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 30 de abril de 2024 – 18:38:00

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...