13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Gastronomia

Vinhos de Portimão à prova na Praia da Rocha

 

 

Vinhos de Portimão e muita animação. É esta a receita para mais uma edição do Portimão Wine Tasting que se realizará de sexta-feira, dia 19 de julho, a domingo, dia 21, na Fortaleza de Santa Catarina.

 

Durante três dias os visitantes terão oportunidade de provar e comprovar a excelência e o requinte dos vinhos produzidos em Portimão num ambiente sofisticado e descontraído, com a Fortaleza, o Rio Arade e a Praia da Rocha como pano de fundo.

Quinta da Penina, Herdade dos Pimentéis e a Aveleda carregam o estandarte dos vinhos de Portimão num evento repleto de animação, que é já uma referência no verão de milhares de turistas e residentes na região.

 

O Portimão Wine Tasting terá entrada livre e decorrerá entre as 20h00 e as 00h00.

 

A ATP – Associação Turismo de Portimão, organiza pela sexta vez consequtiva esta incitava, no âmbito da sua estratégia de promoção e posicionamento do enoturismo enquanto eixo prioritário para reforçar Portimão enquanto destino turístico de qualidade, diferenciador e sustentável. O enoturismo local é visto como um produto complementar ao já consolidado sol e mar, e como uma das formas para combater a sazonalidade do turismo na região.

 

O Portimão Wine Tasting conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.

 

 

Está de regresso o Festival do Pão de Mafra

 

 

Está de regresso o Festival do Pão de Mafra!

 

Venha pôr a “mão na massa”! Este é o mote do 9.º Festival do Pão, que abre as portas a partir das 18h30 do dia 5 de julho e se prolonga até 14 de julho, decorrendo no magnífico cenário do Jardim do Cerco, contíguo ao Palácio Nacional de Mafra. Nesta edição de 2019, o evento é interativo, desafiando o público a participar em diversificadas atividades, e ambientalmente sustentável, pretendendo-se reduzir a pegada ecológica.

 

Ao longo de 10 dias, este festival homenageia oPão de Mafra, cuja venda pelas ruas da capital era conhecida desde a Idade Média e que, ainda hoje, se distingue no quadro da produção panificadora nacional: de atividade doméstica e artesanal, transformou-se em atividade empresarial e mecanizada, mas mantendo-se fiel aos princípios de origem que lhe conferem o seu cunho próprio.

 

Assim, para além da mostra e venda de pão de Mafra e das mais variadas especialidades gastronómicas regionais, disponíveis nas tradicionais “tasquinhas” e nas bancas das pastelarias locais, a 9.ª edição tem como novidades a oficina “Mão na massa”, convidando o público a confecionar pão de Mafra sob a orientação de padeiros locais. Também o denominado “Fórum do Pão” disponibiliza showcooking e degustações, estando ainda patente a exposição “A Dieta Mediterrânea”, que dá igualmente o mote para um colóquio.

 

Evidenciando a ligação ao universo rural, o evento integra a exposição e venda de artesanato e de produtos locais, a feira saloia, a exposição de veículos e alfaias agrícolas antigos, a par de atuações de ranchos folclóricos e atividades temáticas para crianças.

 

Unindo a tradição ao lazer, foi selecionado um cartaz musical diversificado, que conta com atuações, às 22 horas, de Yura Silva (5 de julho), 4Revival (6 de julho), “Top Genius” com Nuno Markl e Vasco Palmeirim (7 de julho), Bárbara Bandeira (9 de julho), Cupcake Mafia (10 de julho), Olavo Bilac (11 de julho), Tatanka (12 julho), Katia Guerreiro (13 de julho) e OLE – Orquestra Ligeira do Exército (14 de julho). Decorre, igualmente, no dia 8 de julho, às 18 horas, um Festival de Música Jovem e, às 22 horas, a Eleição da Miss Concelho de Mafra.

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental, esta edição do Festival do Pão caracteriza-se pela não utilização de plásticos de uso descartável e pela realização de várias ações no recinto: intervenção de equipas especializadas de educação ambiental, com vista ao aumento da reciclagem, direcionadas tanto para o público em geral, como para os expositores e trabalhadores do festival; ações de sensibilização sobre o impacto ambiental das diferentes escolhas, motivando a modificar comportamentos antes, durante e após o evento; disponibilização de contentorização para deposição seletiva de resíduos.

 

Programa completo

 

 

 

5ª Edição do Lagos Food Fest regressa já nos dias 11, 12, 13 e 14 de Julho

 

 

5ª Edição do Lagos Food Fest regressa ao Jardim da Constituíção de 11 a 14 de Julho, com mais conceitos de comida e actuações de Cuca Roseta, Toby One, Southkick Band e João Faísca. 


Depois do enorme sucesso das quatro edições anteriores, o festival regressa a Lagos com mais conceitos de comida e actuações de renome.

Dos típicos hamburguers às já famosas tostas de meio metro, passando por comida tailandesa e  mexicana, e uma grande aposta em comida vegan e vegetariana, a variedade de escolha vai ser, mais uma vez um dos grandes atractivos do festival. Caipirinhas, mojitos, sumos naturais e cerveja também não vão faltar!

Para facilitar a decisão de quem visitar, o Lagos Food Fest criou uma parceria com a Zomato - que recentemente chegou ao Algarve - e que terá, na sua aplicação, uma página dedicada ao evento. Aí poderá encontrar a listagem de todas as carrinhas participantes, assim como menus e preços. 

Os confirmados completam um total de vinte e sete marcas nacionais participantes e algunsinternacionais. 

Mas se a comida é uma boa desculpa para visitar o evento, a animação lança o mote para ficar. 
O recinto - aberto ao público e de entrada livre - terá duas zonas para crianças, com insufláveis e trampolins e para os mais velhos não vão faltar mesas de matraquilhos, photobooths e, claro, concertos. 

Depois de uma incrivel actuação em 2018, Toby One sobe ao palco a 11 de Julho para abrir o festival com um fenomenal set em Vinil (Strictly 45's) que promete durar até às 00h00. A 12 de Julho, Cuca Roseta sobe ao palco com a orquestra ligeira do exército pelas 22h, num espectáculo a não perder.  

Sábado, dia 13, é dia de receber os SouthKick Band, uma banda algarvia, inicialmente de covers que começa agora a dar os primeiros passos com originais e, no Domingo o Festival encerra em grande com um concerto de João Faísca, para uma noite bem animada. 

Situado no Jardim da Constituíção, na zona histórica da cidade de Lagos, o Lagos Food Fest é aberto ao público. O evento, organizado por Maria Nobre de Carvalho, da Eat.Drink.Discover em estreita parceria com a Câmara Municipal de Lagos, decorre nos dias 11, 12, 13 e 14 de Julho, das 12h00 às 00h00 e é já considerado um dos melhores eventos da cidade. 
 
Lagos Food Fest 2019
11, 12, 13 e 14 Julho 
12h00 às 00h00
Jardim da Constituíção, Lagos
Aberto ao Público - Entrada Livre

 

 

Areias e nozes de Cascais candidatas às 7 Maravilhas Doces de Portugal® - Votação em curso

 

 

A partir de ontem, 27 de junho, e durante os meses de julho e agosto, é possível votar para eleger as Areias e Nozes de Cascais como Maravilhas Doces de Portugal. A votação decorre em direto, ao longo de 20 programas a exibir pela RTP, sendo apurado um doce pré-finalista em cada um. A gala finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1 em horário nobre.

 

Selecionados por um painel de especialistas constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas, os doces de Cascais integram a lista final de 140 doces nomeados a partir de 907 candidaturas de todo o país

 

 

Uma seleção difícil que, na opinião de Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas ajuda a conhecer o país: “Se existisse uma pastelaria ou confeitaria em Portugal dedicada a confecionar a doçaria portuguesa mais representativa, de maior qualidade e com os sabores que fazem as nossas memórias ou que inovam com produtos da terra, seriam estes 140 doces que encontraríamos nas suas montras”, assegura.

 

Características da zona e muito procuradas localmente mas também a nível internacional, as Areias e Nozes de Cascais precisam, agora, do apoio do público, a quem se pede uma forte participação. Cascais tem cerca de 210 mil habitantes e milhares de embaixadores. Bastará uma chamada de cada um para fazer a diferença.

 

Para votar nas Areias de Cascais deve ligar-se 760 107 120 

Para votar nas Nozes de Cascais deve ligar-se 760 107 123 (As chamadas têm o custo de 0,60€ + IVA)

 

Os 140 doces vão estar a votação por parte do público em 20 programas a emitir em direto pela RTP durante o dia nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais. Uma

novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

 

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

 

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.

 

Durante os programas haverá ainda “um concurso dentro do concurso”. Fruto de uma parceria com o Turismo de Portugal, a lista de 140 doces vai servir de inspiração aos jovens candidatos à profissão de pasteleiro para a criar um doce, com 7 camadas, os 7 sabores mais representativos de Portugal. Uma forma forma de “estimular a criatividade e o gosto dos jovens cozinheiros por esta área, cada vez mais criativa e desafiante em Portugal”, acrescenta Luís Segadães.

 

 

Queijadas de Sintra e Fofos de Belas em votações para as 7 Maravilhas Doces de Portugal -

 

As Queijadas de Sintra e Fofos de Belas são dois dos 140 doces selecionados às 7 Maravilhas Doces de Portugal, que estão agora a votação pelo público.

 

Para votar nas Queijadas de Sintra ligue 760 107 126

 

Para votar nos Fofos de Belas ligue 760 107 121

 

Estes 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, com início a 2 de julho e terminam a 16 de agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

 

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados.

 

A Gala Final decorre a 7 de setembro na RTP1, em horário nobre e dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.

 

Recorde-se que a organização recebeu 907 candidaturas, num envolvimento sem precedentes de todo o país.

 

Mais informações em https://7maravilhas.pt/

 

 

8.º Festival da Truta - inscrições abertas até dia 3 de julho

 

Como forma de promover as afamadas Trutas do Rio Paiva, o Município de Vila Nova de Paiva irá realizar o oitavo Festival da Truta que terá lugar nos dias 12 a 14 de julho, na Praia Fluvial de Fráguas (Vila Nova de Paiva).

 

No dia 12 as ações destinam-se ao repovoamentos dos rios, o dia 13 de julho é dedicado à pesca livre no rio.

 

No dia 14 de julho de julho há muita animação: feira de produtos de pesca, gastronómicos e de artesanato, encerramento das atividades séniores"Mais Desporto Mais Saúde" (jogos desportivos | almoço-convívio) , exposição do Concurso de fotografia e realização de um concurso ao vivo de pintura intitulado "Pintar o Paiva".

 

Do programa também faz parte a apreciação de alguns produtos regionais nos  Restaurantes e tasquinhas gastronómicas, a atuação do Grupo de Concertinas "Diatónicos" , do Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira e do grande artista "Canário".

 

Durante todo o fim de semana aTruta será rainha nos restaurantes aderentes ao fim de semana gastronómico "Sabores da época em Terras do Demo - Truta" .
 

As inscrições para os expositores de produtos de pesca , gastronómicos e de artesanato está aberta até ás 17h de dia 03 de julho ou até atingirmos o n.º máximo de participantes.
 
 

 

 

Para mais informações, deve contatar o Posto de Turismo | Loja TERRAS pelo 232 609 900, de 3.ª a sábado das 10h às 12h30 e das 14h às 17h, ou via e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

 

"Portuguesia": Novo restaurante em Vila do Conde convida a viagem pelas memórias da Cozinha Tradicional Portuguesa

 

 

Situado no número 128 da Rua do Lidador, em plena zona histórica de Vila do Conde, o restaurante Portuguesia abriu as portas a uma viagem pelas memórias da cozinha tradicional portuguesa, num espaço em que as paredes, repletas de ícones e adereços que carregam o saudosismo da portugalidade, são cartão de visita para a degustação de um menu que percorre a história dos sabores tipicamente nacionais.

 

Desde os típicos azulejos portugueses pintados à mão, às andorinhas penduradas nas nossas casas, passando pelas loiças e peças artesanais que retratam o imaginário de Bordallo Pinheiro e os icónicos Zé Povinho e o Galo de Barcelos, em todos os cantos e recantos do Portuguesia se encontram reminiscências de um Portugal antigo, mas que se mantém vivo e presente no imaginário de todos.

 

Já as raízes e tradições vilacondenses, às quais não podia faltar referência, encontram-se nos versos da autoria do poeta Ventura do Paço e nas rendas de bilros que sobrevoam o teto, cobrindo os candeeiros.

 

"Toda esta portugalidade é transportada para a mesa, onde os sabores de outros tempos são servidos em travessas delicadamente pintadas à mão. O Portuguesia vem preencher uma lacuna na restauração e oferta gastronómica de Vila do Conde, propondo um espaço em que os cinco sentidos são guias de toda uma experiência de memórias tão portuguesas e que, por isso, nos fazem sentir em casa", conta Sónia Moreira, proprietária do restaurante.  

 

À mesa, entradas como Bifaninhas, Pataniscas e Farrapo Velho fazem as delícias da casa. Servido numa sêmea, o Bacalhau à Portuguesia destaca-se como prato de eleição.

 

A Vara de Carnes, uma deliciosa espetada de alcatra, o Cabrito Assado no Forno ou os Rojões à Minhota, servidos com tripa enfarinhada, redenho e sangue, apresentam-se como alternativas para os apreciadores de carne.

 

Para terminar, o Portuguesia elege o Pudim Abade de Priscos, a Rabanada à Poveira e a Pêra à Portuguesia, confecionada ao vinho do Porto durante cerca de 1h50m e assente numa cama de gelado de limão, com um toque de folha de ouro, pepitas de chocolate, aroma de hortelã e finalizada com doce de ovos.

 

Restaurante Portuguesia | Rua do Lidador, nº 128 - Vila do Conde | Tel: 252 613 315

 

 

 

Dia da Criança no Dom Alimado: Insufláveis, Balões e Pinturas Faciais

 

O próximo Sábado vai ser ainda mais especial no Buffet do Pescador no Dom Alimado.


No Dia da Criança, as crianças até 7 anos não pagam e ainda têm atividades dedicadas a eles!


Por ser Dia da Criança, das 12h30 às 15h00 haverá Insufláveis, Balões Moldáveis e Pinturas Faciais enquanto os pais desfrutam do rico e variado buffet de frios, quentes, showcooking e as especialidades de marisco do Dom Alimado.

 

Sábado, dia 1 de Junho das 12:30 às 15:00!


25€ por pessoa com bebidas incluídas.
Crianças até 7 anos: Grátis por cada adulto pagante. Dos 8 aos 12 anos: 50% de desconto!
Inclui duas horas de estacionamento grátis e atividades do Dia da Criança.

 

Chef Justa Nobre volta à Escola

 

 

Na próxima quarta-feira, 15 de maio, a Chef Justa Nobre foi desafiada a trocar a sua cozinha pelo refeitório da EB1 da Parede, para em conjunto com os restantes cozinheiros que ali trabalham diariamente, cozinhar o almoço dos alunos.

 

Justa Nobre é um nome incontornável da cozinha portuguesa e sabe reinventar como ninguém os sabores tipicamente nacionais.

 

A Chef vai, assim, tentar despertar nos mais novos o prazer de comer bem, através da riqueza de cores e texturas dos ingredientes sazonais e típicos do nosso país que a inspiram em cada receita.   

 

“Os Chefs voltam à Escola” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais que convida Chefs nacionais consagrados a participarem um dia na refeição das escolas do Concelho.

 

O objetivo é despertar desde cedo nas crianças e jovens a ideia de que comer bem não é comer mais, nem mais caro: é comer de forma diferente e nutricionalmente equilibrada.

 

Ao petiscar está a ajudar! Rota do Petisco decorre até 26 de maio no Algarve e reverte para 12 projetos sociais locais

 

Rota do Petisco angariou já mais de 107 mil euros em edições passadas e beneficiou mais de 50 instituições

 

Até 26 de maio, petiscar é sinónimo de ajudar. A 9ª edição Rota do Petisco reveste-se de solidariedade, à semelhança de edições anteriores, pelo que enquanto se aventura na degustação de iguarias únicas da região algarvia num dos mais de 300 restaurantes aderentes, está a fazer a diferença na vida dos que mais precisam.

 

A participação na iniciativa Rota do Petisco pressupõe a aquisição de um Passaporte, no valor de 1,50€, valor que reverte, na íntegra, para 12 projetos sociais, desenvolvidos por instituições das localidades que participam no evento. Esta iniciativa conta com o apoio da HPA Saúde.

 

Ao longo dos últimos anos, a Rota do Petisco angariou já cerca de 107 mil euros, entregues a mais de 50 projetos sociais locais.

 

Recorde-se que a Rota do Petisco é um projeto de cariz cultural e recreativo, com origem em Portimão. Contando com 31 restaurantes aderentes na primeira edição (2011), a Rota apresenta-se em 2019 com mais de 300 dos melhores restaurantes da região – da cozinha tradicional à cozinha de autor -, onde se pode degustar petiscos e doces regionais por valores entre os 2€ e os 3€ (sempre com bebida incluída).

 

Projetos apoiados em 2019:

 

Refeitório Social do Centro Social da Paróquia de Nª Sra. do Amparo, Portimão |Sala de Apoio Refeitório Social

Apexa – Albufeira | Carrinha Cósmica

NECI – Lagos | Na Rota do Sítio do Boto - Horta Terapêutica

Associação Em Contato - Tavira | Amor com Tempero

FIR – Tavira |Brincar na Diferença

Associação Lilaz - Silves | Interculturalidade

AGA - Ginástica com Todos – Distrital | Ginástica Com Todos

Associação Elos de Esperança – Portimão| Humanização na Urgência

AAPACDM - Faro | Comunicar Mais Futuro Melhor Futuro

GDA – Odeceixe | Reconectar

Teia d’Impulsos – Portimão | Vela Solidária

Teia d’Impulsos – Portimão | HOPE

 

Whale Watching Bar - Um sunset panorâmico

 

 

De 30 de Abril a 29 de Setembro o Azor Hotel com muita animação

 

No Azor Hotel o verão começou mais cedo. A partir de 30 de Abril e até dia 29 de Setembro, há festas Sunset no Whale Watching Bar, localizado no rooftop do Azor Hotel, com uma vista panorâmica para a cidade de Ponta Delgada, para a Marina, e com o melhor pôr-do-sol da cidade.

 

Todas as semanas, entre quarta-feira e domingo, o Whale Whatching Bar proporciona muita música, comida e bebida, nos Sunsets que prometem animar a ilha de São Miguel, entre as 19 e as 22 horas e com entrada livre.

 

Ainda estão por desvendar algumas surpresas, mas este ano pretende-se que haja noites temáticas, onde tanto as bebidas como a comida sejam a preceito.

 

A festa de abertura, que acontece já esta terça-feira, dia 30 de Abril, conta com a presença dos Djs André N e Matti e é a ocasião perfeita para o lançamento do novo Menu de Sushi do Azor Hotel.

 

O Azor Hotel localiza-se de frente para a marina de Ponta Delgada, na Avenida Dr. João Bosco Mota Amaral, N.º 4.

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 15 de julho de 2019 – 23:57:49

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...