12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Gastronomia

A famosa Cataplana à Caseiro

A Cataplana do Grupo de Restauração "Caseiro", presente nos restaurantes do Arneiro (chef Lucília Rodrigues Batista) e da Praia de Carcavelos (chef Luís Miguel Alves), no concelho de Cascais, dá que falar. O Grupo Caseiro mostrará a preparação.

 


A Cataplana é, antes de mais, um peculiar e singular utensílio culinário nacional de cuja origem ainda pouco se sabe, pois não há registo histórico oficial da sua criação. A Cataplana, tal como a conhecemos, começou a ser produzida há muitas décadas, no Algarve, por antigos caldeireiros, mestres na arte de trabalhar o cobre, razão pela qual esta região do Sul do País foi outrora muito conhecida.

 


O processo de cozedura utilizado na Cataplana impede a perda dos aromas dos alimentos, garantindo, desta forma, um pleno e excelente sabor. Além disso, a cozedura na Cataplana é mais saudável, dado que não permite reduzir calorias e gordura na confecção das suas receitas.

 

A típica Cataplana distribui o calor de forma mais uniforme e eficiente, poupando-se no tempo de confecção e, assim, na energia usada.

 

O Grupo Caseiro sempre apostou nesta apreciada iguaria algarvia e magnífico utensílio, um verdadeiro símbolo do património gastronómico português.

 

Já de seguida, partilhamos convosco a preparação da Cataplana, um dos pratos típicos do Menu Caseiro, pela mão da chef Lucília Rodrigues Batista. Bom apetite!

 


Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0LIFK1hQkC8

 

 

Festival do Peixe da Pateira


 

domingo, 19 de novembro de 2017 – 06:58:36

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...