18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Chanukah, o "Festival das Luzes" - Cascais 2018

 

Cascais recebe mais um ano a festa judaica Chanukah, também conhecida como “Festival das Luzes”, acendendo-se diariamente uma luz no Menorah (castiçal de 9 velas).

 

Chanukah simboliza a conquista do Templo de Jerusalém e o acender as luzes da Menorah. É uma festa de esperança, verdade e luz na tradição judaica, um Festival de Luz.

 

A cerimónia decorreu na Baía de Cascais pelas 19h00 de dia 06 de Dezembro que contou com uma forte adesão da comunidade judaica.

 

O rabino Eli Rosenfeld, director da Casa Chabad Portugal e Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais já se unem há alguns anos nesta iniciativa, afirmando assim que Cascais é um local onde a liberdade cultural e religiosa é respeitada.

 

Houve um momento de silêncio em homenagem às vítimas do atentado numa sinagoga na Pensilvânia em Outubro passado vitimando 11 pessoas.

 

Estiveram presentes o presidente da comunidade judaica em Lisboa, o embaixador dos Estados Unidos da América, o representante da embaixada de Israel entre outras individualidades.

 

Todos os oradores foram unânimes sobre a liberdade de religião, justiça, a proximidade das pessoas assim como a sua aceitação independentemente da sua origem, ou religião, nas suas intervenções.

 

Após a sua reflexão para os presentes o rabino Eli Rosenfeld deu início à cerimónia do acender do Menorah em conjunto com um membro da comunidade judaica.

 

Houve vários momentos de música ao som da guitarra e violino, com temas típicos do evento.

 

Para terminar a cerimónia, houve ainda três reflexões e testemunhos feitos por membros da comunidade.

 

Feliz Chanukah!

 

Texto e fotos: Pedro MF Mestre

 

 

clique na imagem para visualizar a fotorreportagem

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 26 de abril de 2024 – 01:00:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...