18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

100 Anos de Nelson Mandela

 

Palavras como : liberdade, apartheid , futuro , solidariedade , divergências , crianças , estiveram entre outras, das proferidas pelos convidados presentes neste evento promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, no dia 18 de Julho de 2018 , precisamente o dia em que Nelson Mandela faria 100 anos  se ainda fosse vivo. 

 

 

A homenagem a este combatente da Liberdade e, em forma de Mural, está  bem visível numa das artérias  de Lisboa , na rua Dr. João Soares ,frente ao Campo Grande , e  perpetuará para sempre esta figura de destaque mundial.

 

Da esqº para a Dta - José António Borges, João Paulo Saraiva, João Campos, Nuno Delgado, e Nuno Saraiva

 

 

Presentes na cerimónia estiveram José António Borges , presidente da Junta de Freguesia de Alvalade  , que a dado momento do seu discurso salientou : " do ponto de vista da obra pública este mural tem um significado particular no espaço que ocupa ,quer por estar perto de uma escola , quer por estar perto da Cidade Universitária , e cumpre também outra função que é a de interpelarem todos aqueles que por aqui passarem no sentido de confrontando-se com a figura da pessoa de Nelson Mandela ,sejam obrigados  de alguma maneira a reflectirem sobre o seu percurso pessoal e sobre os valores que defendeu " .

 

Nuno Delgado ,judoca olímpico e medalhado ,quis partilhar uma história , " sobre a  minha vivência com Nelson Mandela. Em 2011 fui convidado pela Fundação Nelson Mandela para me deslocar a Joanesburgo ,África do Sul , e apresentar um projecto, um programa  que começou em Lisboa , chamado "Campeões para a Vida" e curiosamente a apresentação desse programa e os objectivos propostos ,era desenvolver e treinar as crianças menos favorecidas da cidade de Lisboa e das escolas públicas através do exemplo desta figura da nossa humanidade baseada em três princípios fundamentais que ele muito bem personificou : supressão ; auto-conhecimento e solidariedade. "

 

Mais adiante , Nuno Delgado lembrou (  a cantar o início ) a canção " Asimbonanga "  ( Johnny Clegg & Savuka ) um autêntico  hino à libertação de um povo. Antes de terminar o seu discurso ainda quis deixar mais uma dica interessante : "o primeiro acto que ( Madiba) teve após ser libertado foi...praticar desporto , e essa é também a mensagem que deixo aos habitantes desta  cidade e a toda a gente : Pratiquem desporto e assim personificarão este grande Homem que foi Nelson Mandela "

 

Nuno Saraiva , ilustrador e autor do Mural agora inaugurado ,também deu o seu testemunho verbal assim desta maneira : "  è sabido que os artistas falam pouco e eu vou tentar cumprir essa teoria , relembrando um telefonema que Nuno Delgado lhe  fez há uns meses atrás ,sobre um simulacro de uma aula de judo , onde eu fiz uma ilustração  de Mandela em cima de um escadote enorme , desenho que seria um esboço do que aqui estamos a ver " (mural)

 

Agradecendo a  quem esteve a colaborar nesta pintura gigante , ( o João , a Marcela e a  Carina ) salientou que "  hoje em dia vivemos muitos" apartheids"  no mundo inteiro . Este trabalho  é para  mim, também ,  um exercício  de revolta e indignação  por alguns gestos de hipocrisia de alguns políticos de um  nosso passado recente , por isso resolvi escrever ( para que minguem esqueça ) neste Mural ... « "onde Portugal esteve em 1987 e em 1989 " » . ( o Portugal político  votou contra a libertação de Nelson Mandela ) e rematou com uma afirmação : " A arte não pode ser meramente decorativa !"

 

João Campos, proprietário do prédio onde está desenhado o Mural , viveu muitos anos na África do Sul  nos anos 60 e ainda se lembra da separação que havia entre negros e brancos e entre outras situações que enumerou na inauguração deste Mural , quis também agradecer ao pintor pela magnífica obra executada no seu edifício.

 

João Paulo Saraiva ,Vereador da Câmara  Municipal de  Lisboa   agradeceu a todos os que contribuíram para a feitura do Mural ,e   enalteceu o Homem, e a Obra que nos deixou. 

 

Nelson Rolihiahia Mandela nasceu a 18 de Julho de 1918  na pequena vila de Mvezo  no Distrito O. R.  Tambo  ,Cabo Oriental , África do Sul. Foi advogado , lider rebelde, esteve preso durante 27 anos   e foi eleito  presidente da África do Sul  entre 1994 e 1999 ,sendo considerado, na altura , o mais importante líder da África Negra , vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1993 .

 

Morreu no dia 05 de Dezembro de 2013. Em sua homenagem a ONU  instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia 18 de Julho  (dia do seu nascimento ) como forma de valorizar  em todo o mundo a luta pela liberdade ,pela justiça e pela democracia.

 

                                                                                                                                                           

 

 

Entrevista a Nuno Saraiva

(autor do Mural a Nelson Mandela )

 

Ammagazine ( AMMA ) -   Como começou o seu gosto por estas pinturas ?

    

Nuno Saraiva (N. S.) - Este é o meu quinto trabalho mural ,mas quando comecei a trabalhar este tipo de coisas com trinchas e tintas ,foi curiosamente nos tempos de estudante nas Belas Artes , em que a CGTP tinha instalações próximas ,e eu não sendo afecto a esta organização ,mas vontade de pintar ,comecei a fazer trabalhos de grande escala , para as manifestações do 1º de Maio,  e foi aí que tudo começou. Anos mais tarde , não como militância  ,mas como simpatizante ,                                             comecei a fazer murais, clandestinos , mas com a assinatura PSR e também para o Bloco de Esquerda , mas aí sempre com a minha independência autoral . Mas a sério , a sério  foi na  Mouraria (Lisboa ) como ,por exemplo ,nas escadinhas de S. Cristóvão , numa homenagem à Maria Severa e ao Fernando Maurício .(fadistas )  

 

Este mural acabou por ser o impulso para outros trabalhos , e com a colaboração da Junta  de Freguesia de Sta. Maria Maior  pintei um mural em homenagem aos Cavaleiros da Posta Real , junto ao Paço do  Correio-Mor ,fiz depois ,também uma história de Lisboa , na escadaria  em Alfama ,junto aos lavabos públicos , e mais recentemente no Largo do Chiado, junto ao Teatro de São Carlos, como uma homenagem a filigrana , que foi encomendada precisamente pelo Museu da Filigrana.

 

(AMMA) - Sobre estes trabalhos, isto dá uma grande trabalheira ?

 

(N.S.) - Sim , isto dá muito trabalho ,mas aprendi com os acidentes de percurso , com os erros , e com o economizar tempo , tintas e tarefas. Obviamente que  estes trabalhos não podem ser feitos apenas por uma pessoa ,mas por equipa , e eu convidei o João Carola ,que foi um dos meus alunos na A.R.C.O. e  a partir dele criou-se depois uma  equipa de apoio á  distancia  , neste caso à Marcela  e à Carina  que fizeram um trabalho verdadeiramente espectacular . 

 

Marcela Duchamp , João Carola, Carine Demoustier e Nuno Saraiva

 

 

( AMMA )  Vive-se ou sobrevive-se  a pintar murais ?

 

( N.S. ) Não .  Eu acredito que esta coisa seja uma paixão , Claro , existem artistas de arte urbana ,ou melhor , Street Art  que se dedicam a isto , vivem dos spray , como o Vhils , ou  Akacorleone mas estes são os prós ,  mas esses são os que vivem da arte urbana , são internacionais , estes trabalhos são pagos ao metro quadrado ,e eu acredito que poderá ser uma  profissão no futuro ,

 

( AMMA ) Qual é a sua opinião sobre aqueles " grafiters" que conspurcam as paredes sem nenhum nexo ?

 

( N. S. )  Enfim ,pssss .  Sei lá.  Acho que é uma coisa territorial , São como ursos ou cãozinhos que procuram sítio para fazerem uma "mijinha " e deixarem lá a sua marca. Isso mete-me pena  Eu gosto mais  de alguns cães do  que esses " autosticks" (?)   

 

( AMMA )Qual foi o mural que mais prazer lhe deu criar ?

 

( N. S. ) São todos. è como se fossem filhos . Podemos achar um mais chato ou um outro mais reguila , mas recebem todos a mesma dose de amor .       

                                                                                                                                                                 

 

Texto e Fotos José Carlos Pinto                                                                                                                                                                                                                                                            

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:11:24

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...