15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Volvo Ocean Race - A fundo para Sul

 

O AkzoNobel surgiu como líder da 6ª etapa da Volvo Ocean Race, com as três principais equipas alinhadas ao sul da Nova Caledônia para a fase decisiva desta etapa.

 

O skipper Simeon Tienpont aproveitou o vento e um ângulo um pouco melhor, enquanto navegavam pelo lado de fora, os opositores ​​, Turn the Tide on Plastic, juntamente com Team Sun Hung Kai / Scallwag foram pelo meio.

 

Um pouco de sorte também veio no caminho do AkzoNobel, quando uma nuvem tropical apareceu entre eles e os perseguidores mais próximos, o Scallywag, fazendo estes perder velocidade, enquanto o AkzoNobel entrava no ritmo.

 

As três equipas estavam lado a lado quando se aproximavam da ponta norte da Nova Caledônia, com o AkzoNobel e o Scallywag alinhados a oeste do Turn the Tide on Plastic.

 

A equipa Turn the Tide on Plastic da Dee Caffari, arriscou na passagem entre o recife da barreira de coral da Nova Caledônia numa tentativa de ganhar uns minutos preciosos, mas a 6ª etapa entrou no 17º dia, e ficou claro que esta opção não pagou.

 

Ás 13:00 UTC, o AkzoNobel acelerou até 25 milhas na frente do Scallywag, enquanto o Turn the Tide on Plastic estava 65 milhas a nordeste, mas ainda existem outras 1.000 milhas de competição entre eles e a linha de chegada em Auckland.

 

"De todos os seis barcos da frota, eu agora preferiria estar neste", disse Cécile Laguette, do AkzoNobel. "Estamos num bom lugar, olhando para de onde a brisa está a vir agora e onde precisamos de estar nos próximos dias. Mas ainda há um longo caminho a percorrer, e até chegar à ponta norte de Nova Zelândia com uma boa vantagem, o melhor é não dizer nada para já".

 

Os vencedores da 4ª etapa, o Scallywag, fizeram horas extra para recuperar terreno em relação ao AkzoNobel, desde que perderam a liderança da etapa há alguns dias.

 

Mesmo quando eles pensaram que tinham encurralado os seus adversários, foram atingidos por uma nuvem que reduziu a sua velocidade para menos de um nó.

 

O AkzoNobel que ia a fazer 13 nós, escapou mais uma vez.

 

John Fisher, leme no Scallywag, disse: “Estávamos a meio da noite e a contornar o recife no topo da Nova Caledônia. Estávamos a apenas duas ou três milhas do AkzoNobel quando uma nuvem apareceu entre nós. Foi um daqueles períodos muito frustrantes, quando queremos simplesmente arrancar os cabelos . Vamos para Sul tão rápido quanto pudermos ".

 

O Team Brunel estava em quarto lugar na tabela de classificação da 6ª etapa, antes de optar por entrar no modo furtivo, pelo que a sua posição está “escondida” durante 24 horas.

 

O modo furtivo é mais usado quando as equipas querem tentar uma grande manobra tática - mas as equipas e os fãs terão que esperar até que reaparecem no relatório de posição da 01:00 UTC de sábado, e saber se conseguiram algum ganho.

 

Depois de passarem o topo da Nova Caledônia e libertarem-se dos Doldrums, o MAPFRE e o Dongfeng adotaram um ângulo ligeiramente mais alto enquanto tentam maximizar a velocidade do barco e recuperar milhas aos quatro da frente.

 

"Estamos a começar a sair dos Doldrums e as condições estão começam a estar próximas dos ventos de leste, embora os ventos de alísios ainda não estejam estabelecidos a 100%", disse o navegador do MAPFRE, Juan Vila. "Nós temos períodos de dez nós de vento ,alternando com ventos ligeiramente mais fracos de cinco a seis nós. Esperamos que sejam mais consistentes nas próximas horas e amanhã já teremos cerca de 10 a 15 nós de vento”.

 

6ª etapa - Classificação geral - Sexta-feira, 23 de fevereiro (dia 16) - 13:00 UTC


1 - AkzoNobel +18,44 1 - distância até ao final - 1123,27
2 - Turn the Tide on Plastic +1,63
3 - Sun Hung Kai / Scallywag +2,84
5 - MAPFRE +55,11
6 - Dongfeng Race Team +61,87

Brunel - Stealth Mode
Vestas 11th Hour Racing - NÃO PARTICIPA

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 9 de maio de 2021 – 08:12:41

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- Cascais 49er & 49er Fx Chamnpionship Act I

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...