20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Miranda Gomes - Um Mestre de Karate de sucesso

O Mestre Miranda Gomes, nascido em 1962, no Porto, aos seis anos muda-se para V.N. Gaia. Tem o primeiro contacto com as artes marciais em 1978 num dojo construído nas traseiras da residência de um vizinho que por sua vez era Cinto castanho de Karate Shotokai e Aikido. O mesmo praticava num Dojo em Monte da Virgem  em Gaia.

 

Entretanto Miranda Gomes inicia uma nova vida nas artes marciais com o Karate-Do Shotokai e Aikido treinando com mais frequência, com vários mestres e em especial  com o Mestre Atsuo Hiruma no seu primeiro estágio em Portugal.

 

Faz Serviço Militar no Corpo de Tropas Paraquedistas, em que tem o primeiro contacto com Boxe e Judo, sendo que teve sucesso no Judo conquistando alguns pódiuns.

Em Outubro de 1987 entra no curso da GNR, onde deu continuidade ao Judo e Karate, curioso é que nunca deixou o seu primeiro Mestre de Karate, treinando com ele no periodo de férias em espaços livres.

 

Terminando o curso da GNR é destacado em Lisboa onde a oferta de artes marciais era muita, praticando várias modalidades, mas sempre com mais intensidade o Karate.

 

Em 1993, regressa ao Porto, agora mais assíduo nos treinos com o seu Mestre de Karate e Aikido. Por motivos desconhecidos, o seu mestre  deixa a prática do Karate e dedica-se somente ao Aikido. Miranda Gomes embora gostasse de Aikido o “seu amor maior” era e é o Karate.

Em 1994 é proposto para exame ao  Mestre Atsuo Hiruma, onde obteve a graduação de 1º Dan (25-04-2001).

 

Em Setembro de 2012 funda o Núcleo Karate-Do Shotokai Portugal e onde já é uma referência a nacional e internacional, em termos técnicos e organizacionais.

Anualmente organiza vários estágios de Karate Shotokai entre outros eventos ligados às Artes Marciais, quer nacionais quer internacionais.

Graduações:

Início da Prática do Karate: Maio de 1978              

25-04-2001 1º Dan

24-03-2008 2º Dan

10-10-2014 3º Dan                                                                                                                     

01-06-2019  4º Dan                   

                                                                                             

A 17 de maio de 2025, fez exame para 5º Dan (graduação mais alta em Karate-Do Shotokai) no General Head Dojo SHOTO-KAN da Nihon Karate-Do Shotokai em Tókio – Japão.

 

AMMA: Consegue visualizar ou mesmo fazer uma retrospectiva mental da sua aventura com dezasseis anos a iniciar o Karate, e a caminhada (Do) até conseguir a graduação máxima no estilo em que progrediu e ensina?

Miranda Gomes: É uma vida dedicada à procura de saber, aprender e desenvolver conhecimentos que me foram, e são úteis para o meu crescimento pessoal e marcial.

 

AMMA:  A sua vida foi preenchida por várias Artes Marciais e Desportos de Combate muito diferentes como por exemplo o Boxe e o Aikido, o Karate e o Judo. Como consegue abstrair-se do ensino de uma modalidade com a sua filosofia, técnica e ensinamento do seu Mestre?

MG: Os ensinamentos dos meus Mestres, continuam sempre presentes, embora, eu goste de ir à procura de algo, que eu ache que me acrescenta mais, quer em termos técnicos, como filosóficos.

 

AMMA: Enquanto foi destacado na GNR em Lisboa, como conjugava a sua vida profissional com os treinos? Que modalidades praticou em concreto na capital?

MG: Por incrível que pareça, tinha muito tempo livre, tempo esse que eu aproveitava para treinar com camaradas que também praticavam, Karate e outras artes, nomeadamente Judo e Aikido.

 

AMMA: Desliga-se do Aikido e dedica-se somente no Karate, notou mais foco nesta Arte-Marcial?

MG: O Aikido, foi e é, muito importante na minha prática de Karate, porque o Karate tem muito do que o Aikido partilha, nomeadamente o IRIMI e a fluidez nas técnicas.

 

AMMA: A sua graduação vai sendo reconhecida devido ao seu trabalho e conseguindo perceber o seu progresso. Fazendo uma retrospectiva com os altos e baixos, desde 2001 até 2025 mudaria alguma coisa na sua carreira? Os resultados das graduações foram certos na altura certa?

MG: A minha graduação  reconhecida em qualquer parte do mundo. Quanto às mudanças, preferia não conhecer algumas pessoas ligadas ao Karate, mas, não deixo de lhes estar grato, porque com elas aprendi muito mais.

AMMA: O facto de ir a Tokio ao General Head Dojo SHOTO-KAN da Nihon Karate-Do Shotokai já foi em si, algo de especial, de motivador?

MG: Um registo de um significado incomensurável, a receber o diploma de Quinto Dan das mãos do Mestre Atsuo Hiruma, após exame efectuado em maio de 2025, em Tóqio -Japão 🇯🇵 a dezassete de maio de dois mil e vinte e cinco. Foi um momento de felicidade, em boa verdade, a concretização de um sonho longínquo, fazer exame para 5º Dan (graduação maxima de Karate-Do Shotokai) no General Head Dojo SHOTO KAN da Nihon Karate-Do Shotokai em Tókio-Japan. Após alguns dias de estadia no Japão, eis que chegou o grande dia. 17 de maio de 2025 pelas 09:00 locais, deslocamo- nos para o local, (sede da Nihon Karate-Do Shotokai), depois de um treino em conjunto e sobre o olhar atento dos examinadores, os exames começaram. Quando chegou o momento, em que fiquei de frente ao colégio de examinadores que me iam avaliar. Comecei a sentir distúrbios neuro-vegetativos, daqueles que se confundem com refluxo-esofágico. Recusei, a sensação por momentos, porque gosto de ter maleitas originais. Após o exame concluído, há o compasso de espera, algo toma conta de nós, as horas não passam, nisto, a porta do Dojo abre-se e, de repente os nomes começam a ser pronunciados onde sai o meu. Aconteceu-me que, em vez de estar feliz, fiquei numa espécie de estado de dormência. Após alguns estantes, pensei, eu vim de longe, de muito longe, o que eu andei para aqui chegar. Emocionei-me, senti que valeu a pena, ter a resiliência de anos e anos de treino, de experiências boas e outras menos boas. Perdoar é nobre, esquecer o que me fizeram e como me trataram é impossível. Quem nos merece não nos faz sofrer, porque quem gosta cuida, o que está no passado não tem motivos para fazer parte do presente, não é preciso perder para aprender a dar valor, e, os amigos ainda se contam pelos dedos. Aos poucos, vamos percebendo o que vale a pena, o que deve ser guardado pro resto da vida e o que nunca deveria ter entrado nela. Não há como esconder a verdade, nem como omitir o passado. O tempo, sempre vai sendo o melhor remédio, mas, os resultados nem sempre são imediatos. Reafirmo-me como artífice desta ofício e não um artista da fama e do proveito. A minha eterna gratidão a todos os que me ajudaram a percorrer este caminho. Penso que respondi à pergunta. De uma forma séria.

AMMA: Como explica às crianças e mesmo aos adultos que iniciam o Karate, a questão das graduações, o valor que elas têm, a forma de que são obtidas...

MG: Que é uma forma de os premiar e valorizar o esforço e a resiliência deles.

 

AMMA: Uma palavra para jovens e menos jovens sobre os benefícios de praticar Karate, desmistificar os medos e o “lado escuro” que certas pessoas ainda têm sobre as Artes Marciais.

MG: No Karate, danos tudo, como por exemplo, gerir os medos, condição física e motora, mas, a mais importante para mim é o respeito que temos uns pelos outros.

 

Texto: Pedro MF Mestre

Fotos: Cedidas pelo Mestre Miranda Gomes

 

 

Periodicidade Semestral

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 – 21:15:50

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...