18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

O Scallywag, equipa do português António Fontes, vence em Hong Kong a 4ª etapa da Volvo Ocean Race

 

O Team Sun Hung Kai / Scallywag conseguiu uma vitória histórica na 4ª etapa da Volvo Ocean Race enquanto aguardavam as últimas milhas para Hong Kong.

 

É uma vitória histórica para o skipper David Witt e a sua tripulação, que tiveram de superar alguns contratempos durante esta etapa, antes de assumir a liderança com uma arrojada decisão tática na saída dos Doldrums, no fim de semana passado.

 

"Nós tínhamos um plano, e executamo-lo. Às vezes funciona, às vezes não, e desta vez funcionou para nós ", disse Witt.

 

Foi uma lenta e entediante passagem pelos Doldrums, o Scallywag teve momentos em que pareciam estar numa boa posição.

 

Mas no final da travessia, ficaram novamente atrás da frota, aí o David Witt e a navegadora Libby Greenhalgh tomaram a decisão de cortar caminho tendo rumado a oeste antes do resto da frota, que continuava a subir para norte em busca de ventos mais fortes.

 

Esta opção pagou dividendos quase imediatos na tabela classificativa, pois o Scallywag teve menos milhas para navegar até à linha de chegada, mas os especialistas advertiram que as equipas a norte iriam certamente apanhá-los quando entrassem os ventos de nordeste.

 

Mas isto nunca aconteceu.

 

Mesmo quando a equipa perdeu milhas a recuperar um homem caído ao mar, depois do Alex Gough ter sido varrido do barco por uma onda, conseguiram uma recuperação perfeita, o Scallywag regressou em força e aumentou a distancia para os perseguidores até quase 100 milhas. 

 

Mas então, os barcos que os perseguiam começaram recuperar. A dois dias do fim, a margem foi cortada significativamente e a pressão aumentou.

 

"Fiquei realmente impressionado com a maneira como trabalhamos nos últimos dois dias", disse Witt. "Tínhamos uma margem bastante grande e, de seguida, sem culpa nossa, perdemos cerca de dois terços da vantagem. Mas cerramos os dentes, fizemos o que achamos correto e funcionou ".

 

Com a vitória na 4ª etapa,o Scallywag ganha 8 pontos (7 pontos para o primeiro lugar, mais 1 de bónus). Eles vão subir na tabela de classificação geral, e assumem um muito respeitável quarto lugar. 

 

“Vai-nos sempre levar mais tempo do que os outros a perceber o funcionamento das coisas, pois fomos a última equipa a entrar", disse Witt. "Todas as equipas precisam de confiança, acho que uma coisa que é subestimada no desporto em geral é o “timing” das decisões , e com este resultado os Scallywags vão passar a estar muito mais confiantes ... Todos nós ainda estamos a aprender e vamos continuar a melhorar à medida que avançamos ". 

 

Witt, reconhece o significado da vitória como equipa local na primeira vez que a Volvo Ocean Race vai a Hong Kong. Para o dono da equipa, Seng Huang Lee, que apoiou os projetos Scallywag ao longo dos anos, é um grande momento. 

 

"Somos uma equipa de propriedade privada, e nosso proprietário, o Sr. Lee, mostrou a sua paixão, entusiasmo e visão neste projeto, e esta vitória será muito especial para ele ... Ganhar esta etapa, será uma enorme alavancagem para o Scallywag no futuro".

 

Atrás do Scallywag, Vestas 11th Hour Racing e Dongfeng Race Team estão a lutar pelo o segundo lugar, que se espera terminar aproximadamente duas a três horas após o vencedor. O resto da frota deverá terminar com intervalos nas próximas 12 horas.

 

4ª etapa - Resultados provisórios, sexta-feira 19 de janeiro (dia 18) ás 18:00 UTC

  1. Sun Hung Kai / Scallywag - TERMINADO
  2. 2. Vestas 11th Hour Racing - RACING
  3. Dongfeng Race Team - RACING
  4. equipe AkzoNobel - RACING
  5. MAPFRE - RACING
  6. Team Brunel - RACING
  7. Torne a Tide on Plastic - RACING 

 

Volvo Ocean Race - Quadro da classificação atual

  1. MAPFRE - RACING - 29 pontos (após a 3ª etapa)
  2. Dongfeng Race Team - RACING - 23 pontos (após a 3ª etapa)
  3. Vestas 11th Hour Racing - RACING - 23 pontos (após a 3ª etapa)
  4. Sun Hung Kai / Scallywag - TERMINADO - 19 pontos (após a 4ª etapa)
  5. Team Brunel - RACING - 14 pontos (após a 3ª etapa)
  6. equipe AkzoNobel - RACING - 9 pontos (após a 3ª etapa)
  7. Turn the Tide on Plastic - RACING - 6 pontos (após a 3ª etapa)

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 21:18:30

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...