15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Volvo Ocean Race - As velocidades estão a aumentar e a frota pode chegar na sexta-feira

 

O Sun Hung Kai / Scallywag aumentou para os seus perseguidores na quarta etapa da Volvo Ocean Race, enquanto a linha de chegada em Hong Kong está agora a 1.700 milhas náuticas.
 

A equipa do Dave Witt continua na frente da frota, depois de no sábado “ter cortado caminho" no norte das Ilhas Salomão, e desde então consolidou a sua liderança.

 

Impulsionados pela oportunidade de serem primeiros, na primeira paragem da Volvo Ocean Race, na sua cidade natal de Hong Kong, o Scallywag encontrou uma velocidade extra ao beneficiar dos ventos alísios favoráveis.

 

Nas 24 horas anteriores ao relatório de classificações das13:00 UTC de hoje, o Scallywag registou umas impressionantes 504,7 milhas, 25 milhas a mais do que o Vestas 11th Hour Racing, de segundo classificado, e mais de 77 milhasem relação ao terceiro, o AkzoNobel. 

 

O Vestas está a cerca de 76 milhas de distância, e o AkzoNobel estava a cerca de 89 milhas.

 

Apesar de estarem confortáveis na frente, os Scallywags não assumem nada como garantido. 

 

"Alguns dias atrás perdemos umas quantas milhas, então olhamos para os arquivos meteorológicos e tentamos fazer algo ligeiramente diferente", explicou John Fisher, tripulante do Scallywag. 

 

"Durante o último dia, esta opção começou a dar frutos. É muito positivo não estar na parte de trás da frota, mas sabemos que tudo pode mudar. Hong Kong é a nossa cidade, por isso para nós obter um bom resultado seria muito bom".

 

Entre os que estão a apoiar o Scallywag, temos um grupo de fãs improváveis ​​- a equipa do MAPFRE.

 

Apesar de preferirem estar a lutar pelos lugares cimeiros da quarta etapa, os líderes da classificação geral, estão cerca de 170 milhas atrás, no quinto lugar, e preferem ver o Scallywag a ganhar a etapa e o ponto pela vitória, do que vê-lo para o Dongfeng ou Akzonobel, os seus maiores opositores na tabela da classificação geral. 

 

Depois, há o facto de a navegadora do Scallywag, Libby Greenhalgh, ser irmã do Robert Greenhalgh, do MAPFRE.

 

 

"[Uma vitória para o Scallywag] seria boa para eles, mas também para nós", disse Greenhalgh. "Com um ponto de bónus disponível por ganhar a etapa, o melhor para nós era isso não acontecer ao Vestas ou ao Dongfeng. Estamos a apoiar o Scallywag por vários motivos. Vamos Scallywag! " 

 

Os ventos alísios do nordeste, agora dominam a “cavalgada” para Hong Kong, limitando as opções táticas disponíveis para as equipas.

 

Em vez disso, o foco está na velocidade pura do barco, cada tripulação está a tentar aumentar as médias nos últimos dias da 4ª etapa.

 

O Brunel, de Bouwe Bekking, pode estar no sexto lugar quase 220 milhas atrás do Scallywag, mas eles ainda não perderam a esperança.

 

"Não parece que existam muitas opções, para além da velocidade - é velejar ao vento apontando diretamente para a linha de chegada", disse Carlo Huisman. "Mas a moral está alta a bordo. Vamos continuar a navegar o mais rápido possível. "

 

O Turn the Tide on Plastic tinha mais do que apenas os relatórios de classificação para se preocupar, quando dessalinizador - a máquina que remove o sal da água do mar para torná-lo potável - deixou de funcionar. 

 

A equipa voltou-se para Liz Wardley - apelidada de “Little Miss Fix It” pela skipper Dee Caffari - para resolver o problema. Ela rapidamente identificou uma parte corroída dentro do aparelho, e pouco tempo depois a tripulação teve novamente água fresca. 

 

O último ETA (Hora Estimada de Chegada) para os líderes é sexta-feira UTC.

 

4ª etapa - Classificação geral - Segunda-feira 15 de janeiro (Dia 14) - 13:00 UTC

1- SHK/Scallywag- distancia até ao final - 1.702,04 milhas náuticas

2 - Vestas 11th Hour Racing +75,93 milhas náuticas

3 - AkzoNobel +93,92

4 - Dongfeng +94.89

5 - Mapfre +176,19

6 - Turn the Tide on Plastic +221,78

7 - Brunel +229,67

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 5 de maio de 2021 – 22:13:40

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- CNV Estoril I - 2021

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...