15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

O MAPFRE vence a Around Hong Kong Island Race

 

O MAPFRE vence no domingo, mas o Dongfeng Race Team é líder das In-Port Races com base na vitória no fim de semana de regatas em Hong Kong ...

 

Foi um dia desafiador para as equipas da Volvo Ocean Race, já que enfrentaram no domingo a regata mais importante da região de Hong Kong com uma grande frota de espectadores a animá-los.

 

O vento leve e variável logo após o início da prova, levou a que os barcos principais se separassem, pois encontraram mais cedo a pressão do vento. Mas, isto não significava que as oportunidades para recuperar mais tarde, estivessem completamente fechadas.

 

O MAPFRE teve o melhor começo da frota e foi avançando aproveitando a brisa ligeira. Três equipas passaram a linha de largada antes do início e foram penalizadas, o Brunel, Turn the Tide on Plastic e Sun Hung Kai / Scallywag, tiveram todos que voltar para trás.

 

Com isto ficaram imediatamente em desvantagem, mas, enquanto o Brunel recuperou rapidamente, foi Turn the Tide on Plastic que se conseguiu aproximar do grupo da frente nos 20 minutos seguintes.

 

No entanto, à medida que a regata progredia, o MAPFRE e o Dongfeng Race Team encontraram de novo vento favorável e construíram uma vantagem confortável sobre a restante frota.

 

"Com estas regatas costeiras nunca sabemos, porque assim como podemos estar em vantagem num determinado momento, a seguir você pode perdê-la", disse o navegador do MAPFRE, Juan Vila. "Felizmente, hoje foi uma regata na qual quem estava na frente, teve sempre melhor pressão. As transições também foram um pouco melhores para nós e, claro, a largada e os momentos iniciais foram fundamentais”.

 

"Foram condições muito difíceis hoje, mas nós tínhamos muitos bons conselhos dos marinheiros locais e isso nos ajudou muito", disse o capitão da equipe da raça Dongfeng, Charles Caudrelier. "Então eu acho que nós preparamos muito bem e o resultado está lá, então isso é bom".

 

Por trás do par líder, foi a equipe AkzoNobel e Turn the Tide on Plastic lutando pelo terceiro lugar no início. Mas as equipes arredondaram a costa sul da ilha, Sun Hung Kai / Scallywag e o time Brunel passaram pelo meio do canal com um vento melhor.

 

O favorito local Scallywag passou de ser o último na linha de partida para um terceiro lugar com o Team Brunel a poucas centenas de metros de volta para ter um popular resultado no pódio.

 

Isso deixou AkzoNobel, que ganhou o sábado HGC In-Port Race Hong Kong para ocupar o quinto lugar na frente de Turn the Tide on Plastic, que teve um frustrante fim de semana arrastando a frota em ambas as raças.

 

Quando MAPFRE cruzou a linha de chegada, eles estavam voando uma bandeira de protesto, mas depois informaram o Comitê de Corrida que não estariam seguindo com um protesto, fazendo os resultados no final da água.

 

Os resultados do domingo significam que a equipe de corrida de Dongfeng tem a melhor pontuação geral no fim de semana após o segundo segundo lugar. A equipe vai reivindicar um total de 7 pontos da série de Hong Kong, que o puxa para empatar a tabela de classificação geral da série de corridas no porto com MAPFRE, ambos sentados em 25 pontos. A equipe de corrida de Dongfeng é classificada primeiro com base em ganhar a série mais recente em Hong Kong.

 

"É um resultado muito bom para nós", continuou Caudrelier. "Estamos na mesma posição que a equipa do MAPFRE, que está cheia de especialistas em regatas costeiras, por isso acho que nos podemos orgulhar do nosso desempenho".

 

O Vestas 11th Hour Racing não competiu neste fim de semana, e anunciou que não participará da 5ª etapa para Guangzhou na próxima semana, pois a equipa está a proceder a reparações ao seu barco - veja mais aqui.

 

Classificação da Volvo Ocean Race nas regatas In-Port

Dongfeng - 25 pontos

MAPFRE - 25 pontos

Team Brunel - 17 pontos

AkzoNobel - 16 pontos

Vestas 11th Hour Racing - 12 pontos

Sun Hung Kai / Scallywag - 9 pontos

Turn the Tide on Plastic - 7 pontos

 

*** Nota: Os resultados da Around Hong Kong Island Race foram combinados com a regata HGC In-Port de sábado, para obter a classificação final após as duas regatas deste fim-de-semana. O líder da classificação das regatas deste de fim de semana, ganha o máximo de sete pontos de Hong Kong.

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 5 de maio de 2021 – 22:24:38

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- CNV Estoril I - 2021

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...