18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Os tripulantes da Volvo Ocean Race preparam-se para iniciar uma etapa especial em Cape Town

 

Ventos fortes são previstos para o início da 3ª etapa da Volvo Ocean Race no domingo à tarde, na Cidade do Cabo, com o famoso “Cape Doctor" - um vento forte de sudeste - a fazer uma visita durante o fim de semana.

 

Na manhã de sábado, o “Cape Doctor” apareceu em casa trazendo 40 nós de vento constantes, e pelo menos uma rajada de mais de 60 nós foi registada. Espera-se que o vento caia um pouco para o início da regata no domingo, mas prevê-se que os ventos permaneçam na faixa de 25 a 35 nós.

 

"Vai estar muito duro para começar", diz o navegador da Vestas 11th Hour Racing, Simon Fisher. “Vento muito forte de sudeste e, em seguida quando chegarmos para ao mar, tudo estará mais tranquilo. Isso irá suavizar um pouco, a nossa entrada no mar aberto, mas depois estamos rapidamente nos mares Austrais. Vai ser uma perna intensa em geral ". 

 

"Pode ser muito ventoso durante a primeira semana e com velocidades muito altas", concordou Charles Caudrelier, skipper da equipa dDongfeng. "Eu acho que vai ser uma perna fantástica".

 

A 3ª etapa, da Cidade do Cabo a Melbourne, Austrália é um percurso de 6.500 milhas náuticas. A rota leva as equipas para os "Roaring Forties", a área ao sul de 40 graus de latitude, onde as massas de ar cercam a Antártida, sem impedimentos por qualquer massa terrestre. As ondas muito grandes, os ventos fortes, as tempestades e as temperaturas geladas são uma característica diária. 

 

"Devemos lembrar que é o final da primavera, estamos apenas no início do verão e o inverno acabou de passar no Hemisfério Sul, de modo que a água ainda está muito fria", disse o veterano da corrida, Bouwe Bekking, o skipper do Team Brunel.

 

"Eu acho que a coisa mais assustadora, são as depressões ainda tão fortes ... a quantidade de pressão que está no ar é uma coisa enorme. E, claro, as temperaturas da água - espero que com os limites de gelo não encontremos gelo - mas se a água é apenas alguns graus acima do ponto de congelamento e com uma brisa do sul, você pode ter moluscos no mastro algumas vezes . Nós já passamos por isso no passado ... Quando fazíamos essa perna nos velhos tempos, essa era a etapa que provocava maiores danos. Os barcos hoje são mais fortes do que dantes, mas ainda assim as coisas podem partir ". 

 

Decidir quando aumentar a velocidade, e quando reduzir para proteger a tripulação e o equipamento é um equilíbrio delicado. As apostas são ainda maiores, pois esta é a primeira etapa com pontos a dobrar. O vencedor da 3ª etapa irá receber 15 pontos (7 x 2 = 14 mais um bónus de 1 ponto).

 

"Eu acho que temos muita experiência na nossa tripulação, e temos que confiar nessa experiência nos Oceanos do Sul", explicou Charlie Enright, skipper do Vestas 11th Hour Racing, falando sobre encontrar o equilíbrio de acelerar e abrandar. "Não é apenas sobre os pontos, é o fato de não tirarmos o barco da água em Melbourne, são as condições pesadas no Oceano Indico, porque você não queremos partir nada ... Para terminar em primeiro, você tem que chegar em primeiro".

 

Para Xabi Fernández, skipper do MAPFRE, líder da regata, a escala na Cidade do Cabo proporcionou uma excelente oportunidade para recarregar baterias.

 

"Após a primeira etapa longa (Lisboa para a Cidade do Cabo), é sempre importante estar na frente", disse ele. "Nós estamos felizes como equipa. Tivemos uma boa estadia. O barco está em grande forma e a equipa também está bem, por isso estamos prontos para arrancar ".

 

 

O início da 3ª etapa está programado para as 14 horas da Cidade do Cabo, 12:00 UTC, e será transmitido ao vivo em www.volvooceanrace.com, na nossa página do Facebook e na nossa aplicação para dispositivos móveis. Com a previsão de ventos fortes, a partida da Cidade do Cabo será rápida e os links para as transmissões ao vivo da largada podem ser comprometidos. Nós tudo faremos para garantir a melhor cobertura possível, tanto quanto seja possível.

 

As listas de tripulantes para a 3ª etapa podem ser descarregadas aqui - http://www.volvooceanrace.com/en/news/10522_Crew-Lists-Leg-3-Cape-Town-to-Melbourne.html

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 04:13:25

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...