18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

21º Aniversário da Comissão de Atletas Olímpicos

A Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) celebra este domingo o seu 21º aniversário reforçando a motivação que a atual direção tem em defender o papel que os atletas Olímpicos podem e devem ter no seio do Movimento Desportivo, que vai muito para além das suas performances desportivas.
 
Neste sentido, a CAO mantém-se focada na valorização dos atletas, apostando na sua formação e proporcionando-lhes programas para o desenvolvimento de carreiras duais e também na preparação do pós-carreira com programas de transição de carreira.
 
No ano de 2023, a CAO está empenhada em dar continuidade ao Programa “Atletas Speakers”, que visa apoiar os atletas a desenvolverem as suas capacidades de comunicação, através de uma formação personalizada e centrada nas suas histórias e vivências, e tem por objetivo torná-los melhores comunicadores, e dotá-los das melhores estratégias e técnicas para prepararem e desenvolverem palestras em vários contextos (empresas, organizações, escolas).
 
A CAO pretende igualmente continuar a desenvolver o pioneiro Programa de Mentoria, que visa proporcionar aos jovens atletas a oportunidade de contar com o aconselhamento de um atleta olímpico disponível para transmitir a sua experiência, que trará grandes benefícios para o desenvolvimento de carreiras desportivas.
 
Sabendo que uma boa educação e comportamento ao nível financeiro é essencial para dotar os atletas de estabilidade durante a sua carreira e no pós-carreira, a CAO vai organizar um curso de finanças pessoais.
 
Para complementar estes programas, e com a ajuda do Comité OIímpico Internacional, através dos programas Athlete 365 Career+, a CAO pretende proporcionar workshops sobre temas relevantes para os atletas, como a descoberta pessoal e vocacional e preparação do currículo/ procura ativa de trabalho, sendo o grande foco a identificação das qualidades que os desportistas desenvolvem ao longo da sua carreira, que são altamente transferíveis para o mercado de trabalho. E também visa proporcionar aos atletas um workshop na área da comunicação e marketing, capacitando os atletas a potenciar a sua imagem e exposição.
 
Compreendendo a importância da saúde mental na vida dos atletas, o mês de outubro será dedicado a ações focadas no sono e na saúde mental, na transição de carreira e pós-carreira.
 
A intervenção da CAO passa sempre por representar, apoiar, capacitar e valorizar os atletas, sendo a sua missão continuar com esse trabalho, mantendo, em grande proximidade com o Comité Olímpico de Portugal (COP), o acompanhamento dos atletas do Projeto Olímpico e do Projeto de Esperanças Olímpicas, e fazer parte de outros projetos e iniciativas do COP, como o Programa de Educação Olímpica e o Programa de Integridade, entre outros.
 
A CAO pretende, em 2023, de forma ativa e responsável, continuar a representar os atletas perante as entidades oficiais, defendendo as suas posições e tentando criar-lhes melhores condições para o desenvolvimento das suas carreiras.
 
Para assinalar o seu 21.º aniversário, a CAO, juntamente com a Saúde Prime, vai organizar nos próximos dias 5, 6 e 7 de maio o “Olympic Athlete Summit”, um encontro que visa juntar os atletas olímpicos num fim-de-semana de convívio e atividades, na Serra da Estrela, assinalando um ano pleno de desafios e que se adivinha emocionante.
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 29 de abril de 2024 – 19:25:24

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...