18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Gémeos Oliveira festejam aniversário com pódio em Sangalhos

 

Os gémeos Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Liberty Seguros/Carglass) comemoraram o 19.º aniversário, que hoje completaram, entrando no pódio na corrida de omnium para elite do Troféu Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, disputada no Velódromo Nacional, em Sangalhos.

 

 

Ivo Oliveira foi o segundo classificado, com 208 pontos, apenas batido pelo holandês Tim Veldt, vice-campeão mundial desta disciplina em 2014, que somou 237 pontos. Rui Oliveira foi terceiro classificado, com 196.

 

“Foi um excelente resultado. Era impossível ultrapassar o Tim Veldt, porque ele é muito forte. Foi bestial o Rui ter conseguido chegar ao pódio, na última prova pontuável”, afirmou Ivo Oliveira, momentos antes de subir ao pódio com o irmão e o holandês, “convidado especial” para a festa de aniversário.

 

O bom resultado de Ivo Oliveira nesta prova de classe 1 no calendário internacional de pista abre boas perspetivas a Portugal de, na próxima atualização do ranking mundial, garantir o acesso às provas da Taça do Mundo.

 

O pódio da competição feminina de omnium ficou totalmente preenchido por corredoras vindas do lado de lá da fronteira. A basca Irene Usabiaga (Estrak/Euskadi) venceu, com 265 pontos, mais 33 do que a irmã e companheira de equipa Ana Usabiaga. A galega Maria de Jesús Barros (Spol) foi a terceira, com 182 pontos.

 

 

Uma das finais mais esperadas de hoje foi a de velocidade masculina. O campeão mundial, Grégory Baugé (Seleção de França), apurou-se para a discussão do primeiro lugar, mas perdeu perante o seu delfim na equipa nacional francesa, Quentin Lafarge. O terceiro classificado foi o espanhol Juan Peralta (Reyno de Navarra WRC).

 

A disciplina de velocidade também teve um nível muito elevado entre as femininas. A campeã europeia de sub-23, Katy Marchant (Seleção da Grã-Bretanha), foi claramente mais forte, relegando a segunda posição Daria Shmeleva (Seleção da Rússia), corredora que, em 2013, bateu, neste Velódromo, o recorde mundial júnior de 500 metros contrarrelógio. O terceiro posto ficou para Virginie Cueff (Seleção de França).

 

Hoje disputaram-se seis finais na categoria de juniores. No setor masculino, o italiano Gianluca Sfascia (ASD Civitavecchiese) foi o mais rápido em 1 km contrarrelógio, com 1’08’’606. O francês Maxime Vienne (Argentueil Val Seine) foi segundo, a 984 milésimos. O luso francês Miguel do Rego (Team 94) foi o terceiro, a 3,420s. Entre as juniores foi Joana Ferreira (BS BAD Salzdefurth) quem começou o dia a ganhar, impondo-se nos 500 metros contrarrelógio com um registo de 40,138s. Soraia Silva (Bairrada) gastou mais 704 milésimos e Natacha Carapeto (Clube Xelb) fechou o pódio, a 3,820s.

 

Miguel do Rego foi o melhor júnior em scratch, adiantando-se a Isaac Pereira (ACD Milharado/EC Manuel Martins) e a Felipe Tavares (Beste Alde), segundo e terceiro, respetivamente. Na mesma disciplina, mas em femininas, impôs-se Soraia Silva, diante de Natacha Carapeto e de Beatriz Lopes (Clube Xelb).

 

As últimas finais juniores deste sábado foram as de corrida por pontos. Miguel do Rego demonstrou grande superioridade sobre os rivais. Maxime Vienne foi segundo e Rui Silva (ACD Milharado/EC Manuel Martins) foi o terceiro. A corrida feminina revelou-se muito equilibrada. O triunfo sorriu a Soraia Silva, que suplantou Natacha Carapeto e Joana Ferreira, que, por esta ordem, fecharam os lugares de honra.

 

O Troféu CAR Anadia termina neste domingo. As provas provas vão decorrer entre as 9h30 e as 12h30.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 17 de maio de 2024 – 06:07:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...