18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

EHF Euro 2024: Alemanha na mira da preparação dos Heróis do Mar

Portugal irá disputar o primeiro de dois encontros particulares com a congénere germânica, esta quinta-feira, em Flensburg, pelas 15h00 – transmissão em direto no Canal 11.
 
Os comandados de Paulo Pereira já se encontram em solo alemão para a disputa de dois jogos de cariz particular, que antecedem a participação portuguesa no EHF Euro 2024. A última vez que Portugal encontrou a Alemanha, organizadora da grande competição que se avizinha, foi em 2021 – tendo disputado dois jogos da mesma índole nesse ano: no primeiro, no Luxemburgo, os Lusos saíram derrotados, por 30-28; no entanto, no segundo encontro, já em Düsseldorf e durante a Semana do Andebol (um dos mais emblemáticas períodos da modalidade celebrados na Alemanha), foi a vez dos Heróis do Mar vencerem e fixarem o resultado em 30-32.
 
Alexandre Cavalcanti, lateral esquerdo que atua nos franceses do HBC Nantes, considerou este convite por parte da formação germânica muito positivo: “Estamos, de ano para ano, com uma melhor equipa, com mais qualidade e jogo coletivo, e isto só prova que os bons resultados que temos tido, nos Campeonatos que participámos, e é um sinal que temos uma Seleção cada vez melhor, com jovens a entrar e a manter a qualidade. Agora só temos que mostrar que estamos num bom nível para estes jogos de preparação.”
 
Antes desta data, Portugal encontrou a Mannschaft no Campeonato da Europa de 2020, no jogo de atribuição do 5.º lugar, que terminou em derrota por 29-27, em Estocolmo, Suécia. Contudo, esse resultado, apesar de negativo, permitiu à Seleção Nacional A Masculina alcançar o melhor resultado de sempre em Campeonatos da Europa – o 6.º lugar.
 
Uma das muralhas defensivas do conjunto português, Alexandre Cavalcanti, acredita que ainda há aspetos a trabalhar: “Estes jogos com a Alemanha vão ser muito importantes, principalmente a nível defensivo, considero que ainda temos que trabalhar algumas coisas, treinar e colocar em prática. E estes dois jogos vão-nos dar a oportunidade de testarmos alguns aspetos que temos treinado e vai ser importante para ganharmos confiança e entrarmos bem no Europeu.”
 
Conjunto germânico à lupa
A seleção da Alemanha, orientada pelo islandês Alfreð Gíslason, tem grandes expetativas para este EHF Euro 2024. Para além de ser a primeira anfitriã de um Campeonato da Europa com 24 equipas organizado num só país, tem ainda diversos jovens atletas promissores no seu plantel, mas mais do que isso, um estatuto para manter. De realçar que a Alemanha será protagonista do já anunciado recorde de assistência num jogo de andebol, no encontro inaugural do EHF Euro 2024 frente à Suíça, na Merkur Spiel-Arena, casa do Fortuna Düsseldorf, da Bundesliga, que tem capacidade para uns impressionantes 54.000 lugares. Será o início de uma gigantesca festa do andebol para a qual o lema “Here to Celebrate!” é perfeito.
 
O lateral esquerdo, de 27 anos, acredita que a Alemanha será uma das candidatas ao pódio: “Apesar de terem jogadores muitos jovens continuam com imensa qualidade e não lhes tira a hipótese de serem uma das favoritas, penso que todos sabem que é um dos países com maior cultura do andebol, e com uma liga extraordinária, fazendo deste desporto um dos maiores a nível nacional.”
 
A Alemanha tem no ouro conquistado em 2016, a última medalha em Campeonatos da Europa, e espera capitalizar o apoio dos seus adeptos para desafiar as probabilidades e terminar no pódio numa prova em que apenas o vencedor se pode qualificar para os Jogos Olímpicos. No entanto, como França e Dinamarca já se qualificaram para Paris 2024, poderão ser os segundos ou terceiros classificados a reclamar o tão ambicionado bilhete olímpico dourado.
 
Men’s EHF Euro 2024
De 10 a 28 de janeiro de 2024, todos os caminhos vão dar à Alemanha para os fãs de andebol de todo o mundo, com 17 dias de competição coloridos e dinâmicos, preenchidos com 65 jogos. A Alemanha acolhe orgulhosamente a primeira edição de um EHF Euro com 24 equipas a decorrer num único país.
 
A Merkur Spiel-Arena em Düsseldorf, está a preparar-se para bater um recorde de mais de 50.000 espectadores num jogo de andebol no dia 10 de janeiro, no encontro inaugural do EHF Euro 2024 entre França e Macedónia do Norte e, ainda, no frente a frente entre a anfitriã Alemanha e Suíça. Além da Merkur Spiel-Arena, os adeptos do andebol poderão assistir aos jogos do EHF Euro 2024 na Mercedes-Benz Arena de Berlim (14.800 espectadores), na Barclaycard Arena de Hamburgo (13.300), na SAP Arena de Mannheim (13.200), no Olympiahalle de Munique (12.150) e na “Catedral do Andebol” – Lanxess Arena – em Colónia, tradicional palco da Final Four da EHF Men’s Champions League, com capacidade para 18.500 espectadores.
Em paralelo com o Campeonato da Europa, a Federação Europeia de Andebol anunciou o lançamento da primeira Convenção sobre o andebol de base, em Munique, no dia 14 de janeiro e pode encontrar todas as informações aqui.
 
Particulares com Alemanha
Calendário
04.01.2024 – 15h00 – Alemanha x Portugal, Canal 11
06.01.2024 – 17h00 – Alemanha x Portugal, Canal 11
 
Men’s EHF Euro 2024
Calendário – Grupo F
11.01.2024 – 17h00 – Portugal x Grécia, RTP2
13.01.2024 – 17h00 – Chéquia x Portugal, RTP2
15.01.2024 – 19h30 – Dinamarca x Portugal, RTP2
 
O Men’s EHF Euro 2024 tem lugar entre 10 e 28 de janeiro na Alemanha e é o primeiro Campeonato da Europa com 24 equipas a ter lugar no mesmo país.
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 29 de abril de 2024 – 17:30:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...