15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

GP Mem Martins

 alt
 
Miguel Quaresma e Ana Ferreira vencem à vontade

Mais que quatrocentos atletas completaram a edição deste ano, realizada no domingo, dia 20, com as vitórias individuais – masculino e feminino- a serem conquistadas por Miguel Quaresma (Donas), e Ana Ferreira (Estreito). Colectivamente, a equipa do Grupo Recreativo da Reboleira (Amadora) somou o 3.º triunfo consecutivo.
 
alt
 
Com dez quilómetros pela frente, e um traçado sem grandes dificuldades, desde o bairro de Ouressa, até à Avenida Marginal, no Algueirão, passando pela Tapada das Mercês, um grupo de dez unidades, liderado por Miguel Quaresma (Donas), Bruno Fraga (Reboleira), e José da Luz (C.M.Setúbal), tomou a dianteira da corrida, mantendo-se compacto até ao início da ligeira subida, desde a Rotunda da Bela Vista ao Algueirão Velho. Com metade do percurso percorrido, o grupo foi-se desfazendo, sem que os atletas da formação da cidade da Amadora perdessem a hegemonia da corrida, e o seu principal objectivo, a vitória por equipas, o que seria conseguido em pleno, colocando 7 (!) atletas nos lugares cimeiros da classificação geral individual. Na disputa pelo primeiro lugar, o ex-sportinguista Miguel Quaresma, esta época no clube do Fundão (Donas), libertou-se da concorrência, e chegou isolado à meta, batendo por largos 43 segundos, Bruno Fraga, que não pôde assim repetir o triunfo de 2010.

Para trás, ficava o engano no percurso de José da Luz, Luís Allen e Pedro Rodrigues, a influenciar a ordem de chegada, sem contudo colocar em causa, as vitórias individual e colectiva na prova.

Ana Ferreira sem concorrência
 
alt
 
Com a mesma distância (10 km.) as mulheres integraram o pelotão da corrida, com algumas delas aproveitando a “boleia” dos atletas masculinos, tirando sempre vantagem competitiva. Foi o caso da internacional sub-23, Ana Ferreira (G.D. Estreito) que teve sempre uma “guarda-de- honra” de respeito, vencendo à vontade, ao contrário da segunda classificada (Vera Nunes, do SL Benfica) que chegou à meta solitariamente, meio minuto depois. Na luta pelo último degrau do pódio estiveram durante algum tempo, duas atletas de Mem Martins; Tânia Cabral (Individual), e Margarida Dionísio (Linda-a-Pastora), com esta última, a desistir da corrida, facilitando assim o caminho à ex-atleta da Atlética do Pego Longo, para subir ao pódio feminino.

Reboleira: terceira vitória consecutiva em Mem Martins
 
alt
 
Vencedora das edições de 2009 e 2010, a equipa da do Grupo Recreativo da Reboleira que integra vários atletas sintrenses, não deu hipóteses à concorrência e voltou a inscrever o nome na galeria de vencedores, somando o terceiro triunfo consecutivo. Deixou o 2.º classificado, a 81 (!) pontos, acentuando a diferença para os restantes, com o G.D. Macedo Oculista (Cacém), o primeiro representante sintrense na tabela das melhores formações. De resto, no “top-ten” da classificação, só houve mais um emblema concelhio, o da equipa organizadora- Real Academia- que obteria o 8.º lugar, com 311.
 
Ao todo, inscreveram-se, 85 equipas, oriundas de vários pontos do país, cimentando o prestígio da prova que se manteve acima das quatro centenas de atletas chegados à meta, apesar de, na mesma manhã, decorrer outra prova na freguesia de Belas, concorrendo assim com uma iniciativa que já tem o seu lugar marcado no calendário concelhio e nacional. Vá lá saber-se, porquê…
 
Principais classificações:
 
Geral masculina
1.º Miguel Quaresma, G.C.A. Donas, 31,34’
2.º Bruno Fraga, Reboleira, 32,17’
3.º Nuno Romão, Reboleira, 33,31’
4.º Eugénio Neto, Reboleira, 33,55’
5.º Luís Ginja, Reboleira, 33,55’
6.º José Inácio, Reboleira, 34,00’
7.º José Antunes, Reboleira, 34,25’
8.º José Moreira, Reboleira, 34,32’
9.º Diogo Custódio, NúcleOeiras, 34,35’
10.º António Maneta, Leões Porto Salvo, 34,43’

Geral feminina
1.ª Ana Ferreira, GD Estreito, 36,35’
2.ª Vera Nunes, Benfica, 37,02’
3.ª Tânia Cabral, Individual, 39,03’
4.ª Lucília Soares, Benfica, 40,26’
5.ª Josefa Sanje, Joaninhas Leião, 40,56’

Geral- Equipas
1.ª GRD Reboleira, 14 pontos
2.ª Leões Porto Salvo, 95 “
3.ª A.A. Mafra, 107 “
4.ª GD Macedo Oculista, 128
5.ª Joaninhas Leião, 136

Ventura Saraiva 
 
alt
alt
alt

Periodicidade Diária

sábado, 15 de maio de 2021 – 18:39:11

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...