15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Corrida das Lezírias 2011

Com organização a cargo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, apoio técnico da Xistarca e patrocínio oficial da Sport Zone, realizou-se na manhã do dia 13 de Março de 2011, a popular Corrida das Lezírias, com partida e chegada no Parque Urbano do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira.

Prova com inscrições de custo razoável - EUR 6,00 na 1ª fase - tendo em conta o serviço prestado, boa divulgação, entrega de dorsais na Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, esta prova levou quase 1300 atletas a percorrer os anunciados 15 Km como distância certificada pela CNEC, apesar do percurso escolhido este ano, onde certamente os atletas se depararam com menos lama do que se se tivesse mantido o percurso de edições anteriores, me deixasse pessoalmente, sérias dúvidas sobre a sua exactidão. 

Em simultâneo com esta prova decorreram provas para os mais jovens e ainda uma Mini/Caminhada, proporcionando momentos desportivos e lúdicos a todos - aos que por qualquer condição, não estariam aptos para a prova principal.

Saem os atletas pela estrada nacional, atravessam a cidade de Vila Franca de Xira, entram na Ponte Marechal Carmona, e enveredam pela lezíria ribatejana.
Campinos trajados a rigor sobre imponentes cavalos brancos marcam o percurso nos cruzamentos.
Uma imagem ímpar que contribui para a singularidade desta Corrida. Terra batida, marcação de quilómetros pouco exacta, 2 abastecimentos de água e um tempo pouco frio e sem chuva, tornou a manhã muito agradável para correr.

A prova é ida e volta o que proporciona um constante aglomerado de atletas, cores alegres sob o cinzento do céu desta manhã, a sobressair na paisagem do solo branco e da vegetação verde. Avista-se gado, mas faltam os cavalos a correr, que habitualmente, em edições anteriores sempre marcam presença, a correr ao lado dos atletas.

O trânsito foi devidamente condicionado e mesmo cortado em algumas partes da prova, assegurando-se a corrida em segurança.

Todo o percurso está devidamente bem marcado, a zona da meta é animada, o controlo é feito por chip, e o pódio é majestoso para os que tiveram o mérito de lá subir.

Os prémios de presença: uma camisola chamada técnica (de fibra supostamente criada e adequada ao exercício físico), uma medalha, água, gel e amostras.

As classificações ficaram disponíveis em poucas horas, os prémios de classificação foram atribuídos no local, com brevidade, e está por tudo o acima descrito e por alguma coisa mais que me escapou mencionar, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e todos os envolvidos, de Parabéns.

Uma prova a merecer o carinho dos atletas e que eu recomendo.

Ana Pereira


Primeiros classificados:

Geral Masculinos:
1º Vitor Carranca, do JD Almansor, com 47:36
2º Duarte Marques,do CN Rio Maior, com 48:05
3º Hamid Hakim, do CP Alcanena, com 48:22

Geral Femininos:
1º Ana Machado, do Garmin/CO Oeiras, com 58:04
2º Lucília Soares, do SL Benfica, 58:41
3º Alice Basílio, do AA Mafra, com 01:00:29

  

Periodicidade Diária

sábado, 15 de maio de 2021 – 17:42:11

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...