15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

V GP de Fernão Ferro

Realizou-se no dia 27 de Março de 2011 o V Grande Prémio de Fernão Ferro, na localidade com o mesmo nome.

Foi organizado pela União Recreativa Juventude de Fernão Ferro, Zatopeques de Fernão Ferro, com apoio da Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Fernão Ferro, Comércio e empresas locais e Movimento Associativo do Concelho.

Prova a contar para o XXIV Troféu de Atletismo da C.M. do Seixal e integrada nos Jogos do Seixal 2011.

Levou à participação nesta manhã, centenas de indivíduos, divididos em provas para escalões jovens, nos quais destaco especialmente a participação de imensas crianças e jovens, uma Caminhada para todos sem fins competitivos, e a prova principal.

Circuito fechado, totalmente cortado ao trânsito, em total segurança, sendo a prova grande constituída por 3 voltas grandes, numa distância de cerca de 6800 metros.

Inscrições gratuitas, uma t-shirt como prémio de presença para todos, taças e troféus por classificação por escalão e também classificação por equipas.

Tudo o acima exposto não vai muito além de uma transcrição fiel de boa parte do Regulamento, que se veio a cumprir, por sinal. Copiar e transcrever, pouco diz, ou a frieza das palavras torna-as pouco significativas.

Eu estive lá. Fui uma das centenas acima referidas. Todos os meus sentidos absorveram a Corrida. O Seixal trabalha bem, parece-me. A Corrida tinha um pórtico insuflável a fazer de Partida e de Meta em simultâneo. As provas começaram a horas. O "speaker" animava o ambiente. As crianças transbordavam alegria. Aqueciam e corriam, com alegria mas muita seriedade e empenho. Valores que lhes vão sendo injectados, em treinos regulares nos seus clubes.

Não é uma "grande" corrida, ouviu-se. Não, não é porque não move milhares uma vez por ano. É uma Corrida que como tantas no seu género, as que vão resistindo, move dezenas de crianças a correrem com regularidade e proporcionando-lhes a competição saudável aos domingos.

É uma corrida com inscrição gratuita para todos, com vários abastecimentos de água apesar da curta distância. Com percurso bem marcado. Com pódio. Com Troféus e Taças de brilho refectido nos olhos das crianças que as seguram, prémio colectivo dos seus esforços conjuntos, fruto de um trabalho de equipa.

É uma corrida simples, diria eu. Simples e talvez por isso mesmo, não falha no essencial. É certo que a divulgação não é muita, nem as classificações se tornaram públicas até esta hora, mas lá, no dia, tudo foi suficiente, e a manhã foi de Desporto, Convívio e Festa para todos, desde o Benjamim ao Veterano mais velho.

Ana Pereira

Periodicidade Diária

sábado, 15 de maio de 2021 – 17:28:07

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...