15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

II Prova do Sal

Correu-se a II Prova do Sal, em Alcochete, no passado domingo 9 de Junho de 2013.
 
Organizada pela Associação Alcochete Aktivo, a Prova teve cerca de 170 particpantes a cortar a meta depois de 10 Km corridos.
 
Este ano com percurso melhorado, a prova saiu da Praia dos Moinhos, percorreu uns metros no areal e enveredou pelas Salinas para aos 4km e tal voltar ao areal junto ao Tejo, desaguando o carreiro de atletas na Praia das Bruxas para seguir então rio abaixo até ao Samouco, onde retornou para se correr agora em direcção à Meta, sempre ao lado do Tejo, om os pés dentro deste para então se cortar a meta no local onde se partiu, na Praia dos Moinhos.
 
A Prova mantém o seu bem receber e tratar, tal como no ano passado aquando da sua 1ª edição.
Dorsais entregues num secretariado montado mesmo ali na praia. Recebe-se o dorsal e uma t-shirt técnica.
Há um animado aquecimento proporcionado pela organização e impulsionado por animadores que incitavam a exercícios de alongamento e outros, sempre ao som da música que anima e toda a praia é um bom local para aquecimento.
 
A Partida é dada a horas sob papagaios usados no Kite-surf, modalidade praticada pela Associação Alcochete Aktivo, agora segurados por mãos humanas que os levantam alto e a fazerem deste pórtico da Partida o mais caloroso e humano que já alguma vez atravessei.
 
Pelo caminho, bem sinalizado, encontram-se membros da organização e no retorno é dada água em copo de plástico para "obrigatoriamente" ali ser deixado e não vermos depois garrafas de plástico pela praia fora e pelo rio abaixo.
 
É-nos dado no returno, um "colar" com uma conchinha pintada à mão no seu interior, objecto que servirá para controlo também, para além da recordação e do seu simbolismo. Tudo preparado manualmente pela organização e seus familiares, sentido-se perfeitamente esse ambiente familiar.
 
Na meta somos incentivados e todos são recebidos com carinho, gratidão e respeito. Há água e fruta à discrição, sacos de sal e ainda pastilhas elásticas!
 
As classificações foram algo morosas e houve mesmos uns erros, entretanto assumidos e corrigidos no próprio local.
A prova teve um valor de inscrição de EUR 8,00
 
Um blogue de apoio e divulgação: o Prova do Sal - Alcochete, onde as classificações foram disponibilizadas com brevidade.
 
A Prova do Sal, pelas suas características, quer no meio em que decorre, quer pela forma como a organização prima em bem tratar e "acarinhar" o atleta, é uma prova "com muito sal" que adoptei desde o seu nascimento, que continuo a recomendar e onde faço sempre intenção de voltar.
 
Para ser melhor, só faltaram os flamingos, que por ali andam tantas vezes e os caranguejos irrequietos que em grande número correram a prova connosco no ano passado.Em substituição tivemos um burrito que acho que só não nos acompanhou porque estava preso por uma corda.
 
Está assim a Associação Alcochete Aktivo de Parabéns, assim como todos os interveninetes que só com o seu trabalho, dedicação e empenho conseguiram outra vez pôr esta Prova de pé e proporcionar uma manhã magnífica a quase 2 centenas de atletas. 
 
Para o ano quero voltar!
 
Ana Pereira
 
 
Em termos classificativos:
 
Masculinos:
 
1º Paulo Marques, do Clube Paças da Armada, com 37m40s
2º Mário Jorge Ferreira, do Garmin - C.O. Oeiras, com 37m41s
3º Luís Feiteira, individual, com 37m42s
 
Femininos:
 
1ª Cristina Ponte, do Offtel Runners, com 42m37s
2ª Cármen Henriques, do do Clube Paças da Armada, com 49m09s
3ª Cristina Guerreiro, das Lebres do Sado, com 49m30s 

Periodicidade Diária

sábado, 15 de maio de 2021 – 17:06:02

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...