>
Classificação mais renhida que nunca: apenas 9 pontos separam o 1º lugar do 6º
No terceiro dia do Campeonato do Mundo M32, Cascais recebeu as 11 equipas em competição com condições para todos os gostos: as 5 regatas de hoje foram disputadas tanto em “mar chão” como com grandes ondas de swell Atlântico, com vento a soprar de 10 a 20 nós.
O dia começou no campo de regatas junto à Guia, onde se fazia sentir o grande swell do Atlântico e vento entre 12-14 nós. Ao longo das duas primeiras regatas, o vento e as ondas foram aumentando, chegando-se a atingir 20 nós constantes na terceira regata, com rajadas de mais de 25 nós.
Embora estas condições definitivamente tenham propiciado uma regata épica para os velejadores, como realçado por Ian Williams, tático do Midtown “acho que foi o dia mais divertido da minha vida a velejar, com ondas grandes e vento forte, foi simplesmente épico”, a Comissão de Regata não teve outra escolha a não ser transferir as duas regatas restantes para um campo de regatas mais protegido pela Baía de Cascais, onde as condições eram muito mais calmas, com água quase plana e ventos entre os 10 e os 14 nós.
Olhando para a classificação há um novo líder. Midtown, timoneado por Larry Phillips, teve hoje mais um grande dia e continuou a sua subida na tabela de classificação, depois de ter iniciado o campeonato em 6º.
Outra equipa que teve um grande comeback foi a Convexity, atual campeã do mundo, que ontem havia caído de 1º para 5º, mas hoje, ao ser a segunda melhor equipa na água, conseguiu entrar novamente no top3, estando agora em 2º lugar, a apenas 2 pontos de distância de Midtown.
Bilksen, atual Campeão Europeu, continua a ocupar o 3º lugar, pelo 3º dia consecutivo, sendo uma das equipas mais consistentes todos os dias.
Olhando para amanhã, não há dúvidas de que Cascais vai proporcionar um espetáculo. A previsão meteorológica é boa, apenas 9 pontos separam o 1º do 6º barco, em 3 dias de regata já houve 3 líderes diferentes e 7 das 11 equipas ganharam até agora pelo menos uma regata.
Com 6 equipas a partirem para o último dia ainda na lutar pelo título de Campeão do Mundo, amanhã vai ser definitivamente um dia épico de regatas em Cascais.
Apesar de não haver velejadores portugueses em competição, há quatro no papel de treinadores: Bernardo Freitas e Francisco Andrade, diplomas olímpicos em Londres 2012, estão, respetivamente, com as equipas Gravedigger e Convexity, Gonçalo Ribeiro com Catapult e Paulo Manso com Pursuit.