15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Volvo Ocean Race - Leste ou oeste - faça sua escolha!

 

Com menos de 48 horas decorridas na 4ª etapa da Volvo Ocean Race, as táticas já estão a começar a aparecer entre os sete barcos, e já se trava uma batalha na costa leste da Austrália. 

 

Uma separação de 80 milhas de leste a oeste desenvolveu-se perto Sydney, com os segundos classificados, Dongfeng Race Team, a liderar por muito pouco.

 

As velocidades da frota estão em cerca de 20 nós, no relatório das 13:00 GMT, continuando a navegação rápida e molhada nas 6.000 milhas que separam Melbourne de Hong Kong. 

 

O Vestas 11th Hour Racing e os líderes da prova, MAPFRE, estão a esculpir uma rota a apenas 20 milhas da costa, enquanto o Turn the Tide on Plastic, a equipa mais a oriente, estava a mais de 70 milhas da costa.

 

Chris Nicholson, chefe de guarda no AkzoNobel, revelou que o trio a leste está à procura de um ganho extra proporcionado por uma corrente inversa.

 

"Nós mantemos a nossa atenção numa pressão que pode entrar numa semana, e sempre dissemos que se o vento entrar, então poderá ser uma boa opção", disse ele. "É obviamente o que Dongfeng, o Turn the Tide e nós estamos à procura. É bom para a equipa estar na frente, mas a chave da etapa vai ser manter isso dia após dia. Nós ainda não demos provas nessa área até agora". 

 

Apenas algumas milhas mais adiante, o Turn the Tide on Plastic avança sob a orientação da skipper Dee Caffari e do navegador Brian Thompson, que substitui Nico Lunven nesta etapa.

 

"Está tudo bem - estamos todos à vista uns dos outros", disse o veterano velejador oceânico Brian Thompson. "Foi difícil navegar com um vento forte na saída, e tivemos um forte vento pela frente na noite passada", acrescentou. "Nós ainda estamos próximos de todos, e é isso que esperamos agora".

 

O forte ritmo inicial está previsto para continuar nos próximos dias, à medida que a frota ruma a norte, impulsionada pela brisa favorável resultante de um sistema de altas pressões sobre a Austrália central, e uma depressão que se está a formar sobre a Nova Zelândia.

 

Com boas condições a frota pode chegar às Ilhas Salomão, a leste de Papua Nova Guiné e aos Doldrums dentro de alguns dias.

 

Entretanto, as equipas estão a dar tudo por tudo, numa tentativa de obter alguma vantagem que pode vir a ser muito útil no desenrolar da 4ª etapa.

 

"Foi sem parar nos últimos dias", disse Stacey Jackson, do Vestas 11th Hour Racing. "Nós fizemos alguns bordos curtos com os sete barcos a cruzar-se à frente e atrás. Fio só nas últimas horas que nos espalhamos um pouco. O tempo indicará qual lado vai pagar".

 

4ª etapa - Classificação geral - Quarta 3 de janeiro (Dia 2) - 14:30 UTC

1 - Dongfeng Race Team - distância até ao final - 5.006,47 milhas náuticas

2 - AkzoNobel +2,95 milhas náuticas

3 - Turn the Tide on Plastic +9,52

4 - Vestas/11th Hour Racing +11,00

5 - Mapfre +11,36

6 - Sun Hung Kai / Scallywag +16,22

7 - Team Brunel +18,12

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 17 de maio de 2021 – 00:47:42

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...