>
UMA VARANDA COM SAÍDA PARA O ADRIÁTICO
À terceira etapa do Red Bull Cliff Diving World Series, as paisagens intocadas dos Açores dão lugar a uma beleza talhada pelo homem. Polignano a Mare é o destino que se segue, já no próximo fim-de-semana (22 e 23 de julho), com os melhores atletas do mundo a regressarem a um cenário pitoresco e familiar: os saltos rumo ao mar Adriático são feitos a partir de uma varanda! A luta pelos lugares cimeiros está ao rubro, com pressão máxima sobre os líderes.
Com um curto intervalo de apenas duas semanas, a elite dos saltos para a água de grande altura regressa à ação já no próximo fim de semana (22 e 23 de julho). A etapa açoriana do Red Bull Cliff Diving World Series foi particularmente rica em surpresas, abrindo o sonho do título a um leque mais vasto de atletas – alguns arredados das vitórias há anos. Tal como o ilhéu de Vila Franca do Campo, o ambiente que espera agora os 22 atletas de nove países é também familiar. A estância balnear de Polignano a Mare – considerada por muitos um local mítico da modalidade - recebe desta feita o circuito mundial pela quinta vez.
O cenário é o oposto do apresentando nas duas primeiras etapas, na Irlanda e nos Açores, com a natureza a dar lugar às construções humanas feitas nas escarpas do idílico bilhete postal de Polignano a Mare. Os saltos têm como destino as águas quase sempre calmas do Mar Adriático, mas a grande imagem de marca reside mesmo no local onde são montadas as plataformas de 21 e 27 metros de altura. Para esta jornada de saltos a organização alugou uma casa no centro da vila, montando as estruturas da competição na respetiva varanda!
Apesar da modesta prestação nos Açores – não foi além do 12º lugar – Artem Silchenko é apontado como um dos favoritos da etapa, que já venceu por duas vezes. Além do russo, são candidatos naturais à vitória o britânico Gary Hunt e o colombiano Orlando Duque – dois rivais com motivações bem diferentes. Hunt sonha com o sétimo título, enquanto Duque quer voltar a sentir o prazer de vencer – um patamar do qual estava excluído há vários anos. Nas mulheres, a pressão promete manter-se sobre a australiana Rhiannan Iffland, que está a recuperar de uma lesão e tem em Adriana Jimenez (México) e Ana Baden (Alemanha) as principais opositoras.
As finais da etapa italiana são acompanhas em direto no dia 23 de julho na Red Bull TV: https://www.redbull.tv/live/AP-1RZDU6YKD2111/red-bull-cliff-diving-world-series.
CALENDÁRIO 2017
24junho | Inis Mór, IRLANDA
9julho | S. Miguel, Açores, PORTUGAL
23julho | Polignano a Mare, ITÁLIA
3 setembro | Texas, E.U.A.
16setembro | Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA
21outubro | Lago Ranco, CHILE
CLASSIFICAÇÃO GERAL 2017 (Após 2 etapas)
MASCULINOS
1º Gary Hunt |
GBR |
330 pts |
2º Orlando Duque |
COL |
310 pts |
3º Blake Aldridge |
UK |
220 pts |
4º Steven LoBue |
EUA |
190 pts |
5º Jonathan Paredes |
MEX |
180 pts |
6º Andy Jones |
EUA |
170 pts |
7º Kris Kolanus |
POL |
130 pts |
8º David Colturi |
EUA |
120 pts |
9º Kyle Mitrione Wildcard |
EUA |
90 pts |
10º Sergio Guzman |
EUA |
58 pts |
FEMININOS
1º Rhiannan Iffland |
AUS |
290 pts |
2º Ginger Huber |
EUA |
270 pts |
3º Adriana Jimenez |
MEX |
250 pts |
4º Helena Merten |
AUS |
230 pts |
5º Yana Nestsiarava Wildcard |
BLR |
160 pts |
5º Tara Hyer-Tira Wildcard |
EUA |
160 pts |
7º Ana Bader |
GER |
130 pts |
8º Cesilie Carlton |
EUA |
120 pts |