15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Montemor-o-Velho recebe Mundial de Juniores e Sub-23 em 2025

 

Federação Internacional de Canoagem também atribuiu a organização do Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar, em 2024, a Portugal

 

A organização do Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, em 2025, foi atribuída a Portugal, com o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho a voltar a ser palco de uma competição de nível mundial. A decisão da Federação Internacional de Canoagem (ICF) foi aprovada esta sexta-feira, com a proposta da Federação Portuguesa de Canoagem a superar as candidaturas da Sérvia, Polónia e Bulgária.

 

“Tenho de deixar uma palavra de congratulação à ICF, por confiar, mais uma vez, na capacidade de organização da Federação Portuguesa de Canoagem”, afirmou Vítor Félix, sublinhando que, em termos internacionais, “Portugal é reconhecido por ser um dos melhores países a organizar eventos da nossa modalidade”.

 

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem aproveitou, ainda, para “agradecer o apoio, desde a primeira hora, da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, do secretário de Estado do Desporto, do IPDJ [Instituto Português do Desporto e Juventude] e de todos os parceiros”, uma vez que, acrescentou, “ajudam a fazer acontecer estes eventos ano após ano”.

 

Num dia em que a Federação Portuguesa de Canoagem é distinguida com a atribuição da organização de mais uma prova de nível mundial, Vítor Félix fez questão de sublinhar que o Mundial de Velocidade de Juniores e Sub-23 corresponde ao “maior evento, em termos numéricos, da canoagem”, uma vez que “envolve dois escalões, cerca de 2.000 pessoas e 75 países”.

 

Importa referir que o CAR de Montemor-o-Velho recebe, este ano, o Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, entre os dias 15 e 18 de julho. Trata-se da segunda vez que tal acontece, já que, em 2015, Portugal tinha recebido, também em Montemor-o-Velho, o Mundial de Juniores e Sub-23.

 

Mundial de Canoagem de Mar disputado na Madeira

 

Também esta sexta-feira, a ICF decidiu atribuir a organização do Campeonato do Mundo de Velocidade de Seniores, em 2025, a Milão (Itália). Montemor-o-Velho (Portugal), Poznan (Polónia) e Plovdiv (Bulgária) também apresentaram candidaturas à realização do evento, que, recorde-se, em 2018, foi realizado em Montemor-o-Velho.

 

A Federação Portuguesa de Canoagem também foi premiada com a atribuição da organização, em 2024, na Ilha da Madeira, do Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar. A candidatura portuguesa contou com o apoio da Associação Regional de Canoagem da Madeira e do Governo Regional da Madeira.

 

“É muito positivo. Vai ser uma estreia para Madeira, que tem dado excelentes indicadores na organização de provas de canoagem de mar”, expressou, satisfeito, Vítor Félix, com o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem a lembrar que Portugal organizou, em 2013, em Vila do Conde, “o primeiro Mundial de Canoagem de Mar”.

 

De referir, ainda, que o Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar esteve para se realizar em Portugal, entre Esposende e Viana do Castelo, de 1 a 6 de setembro de 2020. No entanto, a pandemia de Covid-19 obrigou ao cancelamento da prova, que contava com o envolvimento da Federação Portuguesa de Canoagem, da Nelo e de várias entidades locais.

Periodicidade Diária

segunda-feira, 21 de junho de 2021 – 01:53:41

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...