15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal candidato a receber três provas europeias em 2024

 

Montemor-o-Velho (Velocidade), Crestuma (Maratona) e Terceira (Canoagem de Mar) estão na lista de locais candidatos a receber provas da Associação Europeia de Canoagem

 

Portugal candidatou-se à organização de três provas do calendário competitivo da Associação Europeia de Canoagem para 2024. Desta forma, a Federação Portuguesa de Canoagem pretende dar seguimento à aposta na realização frequente de provas internacionais, procurando, assim, continuar a reforçar o prestígio alcançado por Portugal na organização de grandes eventos da modalidade.

 

Entre as candidaturas apresentadas para 2024 está o Campeonato da Europa de Velocidade de Juniores e Sub-23, com o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho a surgir, uma vez mais, como o local ideal para acolher uma competição que reúne dois escalões e largas centenas de canoístas, oriundos de dezenas de países, em busca dos títulos europeus. Uma vez mais, o município de Montemor-o-Velho assume-se como um parceiro fundamental.

 

De referir que a última competição da Associação Europeia de Canoagem realizada em Montemor-o-Velho remonta a 2013, ano em que, em junho, o CAR acolheu o Campeonato da Europa de Velocidade de Seniores. Uma competição que contou com a presença de mais de 500 atletas em representação de 30 países.

 

Também Crestuma é candidata a regressar aos grandes palcos da canoagem europeia, depois de a Federação Portuguesa de Canoagem ter-se candidato à organização, em 2024, do Campeonato da Europa de Maratona. A candidatura ao Europeu conta com as parcerias da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e do Clube Náutico de Crestuma.

 

Caso a Associação Europeia de Canoagem atribua a Portugal a organização do Campeonato da Europa de Maratona tratar-se-á do regresso do excelente plano de água de Crestuma aos maiores palcos internacionais da modalidade, depois de, em 2009, ter recebido o Campeonato do Mundo de Maratona, que correspondeu a uma prova de grande sucesso desportivo e organizativo.

 

E como não há duas sem três, a Federação Portuguesa de Canoagem também se candidatou à organização, em 2024, do Campeonato da Europa de Canoagem de Mar, com a Ilha Terceira, nos Açores, a surgir como local indicado para a organização da competição, que conta com as parcerias do Governo Regional dos Açores e da Associação Regional de Canoagem dos Açores.

 

Com esta candidatura, Portugal poderá receber, no mesmo ano, o Mundial e o Europeu desta especialidade, depois de a Federação Internacional de Canoagem ter atribuído o Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar, que vai realizar-se na Ilha da Madeira, à Federação Portuguesa de Canoagem.

 

Depois das candidaturas apresentadas, a Federação Portuguesa de Canoagem espera, agora, que a Associação Europeia de Canoagem tome, até ao final desta semana, uma decisão sobre a atribuição da organização das competições do calendário competitivo para 2024.

Periodicidade Diária

segunda-feira, 21 de junho de 2021 – 00:31:17

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...