18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

5 Portugueses no Top 100 da Badminton World Federation

 

Nos últimos anos, a Federação Portuguesa de Badminton tem vindo a encetar esforços para aumentar a participação internacional dos seus atletas, esforços esses distribuídos desde o escalão de sub15 até ao escalão de seniores.

 

Com efeito, um número mais alargado de portugueses teve oportunidade de competir internacionalmente contrariando a tendência que se verificou durante algum tempo.

 

Apesar de os índices de competição em provas internacionais ainda se encontrarem um pouco distantes das oportunidades que a maioria dos seus congéneres europeus dispõem, essa diferença tem vindo a ser esbatida.

 

Os resultados desta aposta começam a surgir e estão espelhados no notável feito alcançado com a última atualização do ranking mundial de juniores: cinco atletas portugueses estão hoje no top100 mundial de diversas provas!

 

No ranking de singulares masculinos no escalão de sub19,

 

 

David Silva é o destaque principal ao estar classificado em 40º lugar (23º a nível europeu), fruto, entre outros, do seu terceiro lugar no Iberdrola Spanish Junior e do seu quinto lugar nos Internacionais de Portugal.

 

 

Ainda nesta prova, Pedro Portelas ocupa correntemente o 69º (39º da Europa) lugar da tabela

 

 

com Rodrigo Dias a situar-se no 97º posto (59º a nível europeu), confluindo assim para a presença de três jovens portugueses entre os melhores atletas da sua idade.

 

No lado feminino, a prova de singular conta com duas atletas entre as cem melhores do mundo, com o detalhe relevante de serem ambas sub19 de primeiro ano ainda!

 

 

Beatriz Roberto ocupa o 88º lugar mundial e 46º lugar europeu

 

 

enquanto Madalena Fortunato surge logo atrás na 95ª posição do mundo e 50ª da Europa.

 

Mas não é só nas provas de singulares que se observa sucesso no ranking mundial.

 

Na prova de pares masculinos Rodrigo Dias e David Silva ocupam, respetivamente, o 84º e 95º postos da tabela mundial.

 

Em pares femininos, Beatriz Roberto encontra-se em 73º lugar e Madalena Fortunato em 77º do ranking mundial.

 

Por fim, na prova de pares mistos, mais um lugar do top100 reservado para as cores lusitanas, representadas desta feita por Rodrigo Dias na 73ª posição permitindo que o jovem luso alcance o raro feito de estar nos cem melhores do mundo em todas as provas.

 

Madalena Fortunato (109º), Beatriz Roberto (116º) e Pedro Portelas (136º) também estão à porta dos cem primeiros.

 

Este caminho surge de uma cuidadosa articulação de vários fatores entre os quais o esforço e investimento por parte da Federação Portuguesa de Badminton concretizando um calendário de participação internacional desenvolvido pela equipa técnica nacional com o objetivo de proporcionar aos atletas nacionais contacto com realidades competitivas mais exigentes.

 

Têm sido passos pequenos, mas firmes rumo a um futuro cujo objetivo é ter ainda mais atletas a competir internacionalmente, a alcançar bons resultados em competições e classificações de relevo nos rankings mundial e europeu, nos diversos escalões, como atesta a façanha destes cinco jovens que prova que, tendo oportunidades regulares e consistentes, os melhores atletas portugueses nada ficam a dever aos seus colegas de outras nações.

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 05:14:24

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...