A RACAR Motorsport – AMR Partner Team teve um fim-de-semana muito exigente em Vila Real, onde se realizou a segunda etapa do Campeonato de Portugal de Velocidade no passado fim-de-semana, mas ainda assim, conquistou quatro pódios e um triunfo, continuando Mathieu Martins e Roberto Faria a liderar o ‘campeonato de pilotos de GT’.
A formação de Odivelas sabia que teria um evento exigente na pista transmontana, dado que dos seus oito pilotos, apenas um já tinha competido no traçado desenhado nas selectivas ruas da ‘Bila’ que punem sem apelo bem agravo qualquer erro.
Num circuito que não é talhado para as características dos Aston Martin Vantage AMR GT4, os pilotos da RACAR Motorsport – AMR Partner Team foram-se adaptando progressivamente à pista, rodando em tempos competitivos durante as três sessões de treinos-livres.
Na primeira qualificação, Roberto Faria, que chegava a Vila Real no comando do Campeonato de Portugal de Velocidade de Pilotos da Categoria Absoluta de GT com Mathieu Martins, esteve em excelente plano, ao assinar o terceiro crono.
Henrique Ventura Oliveira esteve igualmente em plano de evidência com o sexto posto da geral, logo atrás de Vasco Oliveira, que foi também o mais rápido da GT4 Bronze aos comandos do Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO, o mais recente carro da marca inglesa.
Na Q2, Mathieu Martins repetiu a prestação do seu colega de equipa, colocando o Aston Martin que lidera o ‘campeonato’ no terceiro lugar, ao passo que Luca Savu registou um excelente sétimo posto à frente do experiente Francisco Carvalho, o colega de equipa de Vasco Oliveira.
António Lopes e Filipe Videira estiveram num nível muito bom, evoluindo ao longo de todo o evento, tendo qualquer um deles assegurado o segundo posto da GT4 Am nas respectivas qualificações.
A primeira corrida, realizada no sábado, foi marcada pela chuvada que se abateu sobre o circuito citadino de Vila Real, tornando a pista ainda mais desafiante. Henrique Ventura Oliveira acabou por ser uma vítima da inclemência do traçado transmontano, uma vez que um contacto com um adversário o atirou contra as barreiras. Os danos no Aston Martin do jovem foram extensos, não sendo possível recuperá-lo para a prova de domingo.
Roberto Faria e Mathieu Martins, que carregava um handicap de dez segundos devido à vitória de Jarama, conseguiram suplantar as adversidades, terminando num excelente quarto lugar da geral, terceiro da GT4 Pro.
António Lopes e Filipe Videira realizaram uma prova segura, conquistando o segundo posto da GT4 Am, ao passo que Vasco Oliveira e Francisco Carvalho não alinharam na corrida, devido às condições.
Já a segunda corrida do programa, realizada na tarde domingo, o Sol brilhou em Vila Real, tendo as duplas da RACAR Motorsport – AMR Partner Team mostrado determinação em melhorar ainda mais os seus resultados.
Os pilotos responderam ao repto, tendo Mathieu Martins e Roberto Faria garantido o segundo posto, seguido de Vasco Oliveira e Francisco Carvalho, que venceram também a divisão GT4 Bronze.
António Lopes e Filipe Videira sofreram um toque de um outro concorrente, sendo obrigados a abandonar quando mais uma subida ao pódio da GT4 Am estava no seu horizonte.
Foi um fim-de-semana desafiante para toda a equipa, sob muito calor, mas no final, Mathieu Martins e Roberto Faria mantiveram o comando no Campeonato de Portugal de Velocidade da Categoria Absoluta de GT e na divisão de GT4 Pro.
Vasco Oliveira e Francisco Carvalho estão agora no segundo posto da divisão GT4 Bronze, a apenas treze pontos do líder.
Por seu turno, a RACAR Motorsport – AMR Partner Team está no segundo lugar do campeonato de equipas, com apenas menos quatro pontos que a primeira classificada.
Para Gonçalo Antunes a passagem por Vila Real foi bastante difícil, mas sublinhou a coesão da equipa, a sua resiliência e capacidade competitiva. “Foi um fim-de-semana muito duro! Tivemos danos em todos os carros ao longo de todo o evento, mas os nossos mecânicos, com a capacidade de sacrifício que os caracterizam, conseguiram sempre encontrar soluções. Apenas não puderam dar resposta ao incidente do Henrique, dado que o chassis ficou danificado. Foi muito duro para todos, mas foram capazes de recuperar e oferecer aos nossos pilotos carros competitivos. Foi pena o incidente do Henrique, que o impediu e ao Luca de participar na segunda prova. No entanto, todos sabemos que as corridas podem ser muito frustrantes e este episódio vai tornar os dois jovens pilotos ainda mais fortes, até porque mostraram um excelente nível competitivo num circuito que desconheciam”, afirmou o CEO da RACAR Motorsport – AMR Partner Team, que acrescentou: “o Mathieu e o Roberto estiveram ao seu elevadíssimo nível, como sempre, assinando resultados de grande nível. O Vasco e o Francisco assinaram também prestações impressionantes, com uma vitória na sua divisão. Estamos na luta pelos campeonatos, lideramos o de pilotos Absoluto de GT e da GT4 Pro e estamos determinados em prosseguir a excelente temporada que temos vindo a realizar”.
O Campeonato de Portugal de Velocidade regressa em Jerez de la Frontera nos dias 31 de Outubro a 2 de Novembro, mas já de 12 a 14 de Setembro o Iberian Supercars e o Supercars España voltarão à acção em Valência.
Fotos: Gonçalo Vilardebó