A Batina Racing protagonizou uma passagem difícil, mas bem-sucedida pela 54º Circuito Internacional de Vila Real, onde se disputou a segunda etapa do Campeonato de Portugal de Velocidade, tendo conquistado uma vitória e dois pódios.
A formação de Aveiro estava consciente das dificuldades que encontraria no selectivo traçado transmontano, que com as suas barreiras inclementes e as suas zonas de alta velocidade, requer precisão, coragem e técnica dos pilotos.
Sérgio Azevedo e Orlando Batina mostraram estar à altura da ocasião, garantindo bons resultados logo na qualificação.
Sérgio Azevedo assegurou o décimo posto da grelha de partida para a primeira corrida do programa, ao passo que Orlando Batina assinou um excelente quinto tempo na segunda qualificação, o melhor entre os GT4 Pro-Bronze, posição de onde partiu para a segunda prova de cinquenta minutos do evento.
Se a configuração do traçado de Vila Real já um difícil desafio para todos, com a chuva que se abateu sobre a cidade transmontana pouco antes da corrida de sábado, o grau de exigência disparou.
Sérgio Azevedo estava incumbido de realizar o primeiro turno de condução e, com a pista bastante molhada, a sua principal preocupação era sobreviver às condições, uma vez que o asfalto estava a secar.
O piloto de Cascais esteve irrepreensível, entregando o Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Batina Racing em boas condições para que Orlando Batina pudesse lutar por um bom resultado, então, já com a pista seca.
O jovem da Aveiro assinou uma excelente prestação, conseguindo levar o carro japonês até a um impressionante terceiro lugar da geral, conquistando a vitória na GT4 Pro-Bronze.
A arrancar da quinta posição da grelha de partida, Orlando Batina tinha esperança de voltar a garantir mais um resultado de elevado relevo na segunda corrida. No entanto, desde cedo o Toyota começou a desenvolver problemas de sobreaquecimento, condicionando o andamento da equipa.
No final, o duo conseguiu levar a máquina nipónica até ao fim da corrida, o que lhe permitiu subir ao pódio, assegurando mais um terceiro posto, um resultado que, ainda assim, ficou aquém da expectativa da equipa.
Com este conjunto de classificações, Sérgio Azevedo e Orlando Batina estão agora no segundo posto do Campeonato de Portugal de Velocidade na GT4 Pro-Bronze, a apenas oito pontos do líder.
“Foi um fim-de-semana muito difícil tanto pelo muito calor que se fez sentir em Vila Real, como pela chuva que se abateu sobre o circuito pouco antes do início da primeira corrida. Foi um grande desafio manter o carro direito, dadas as condições, mas consegui, e, depois, o Orlando, já com a pista seca, pôde atacar, conseguindo o triunfo na nossa divisão com uma grande prestação. A segunda corrida ficou marcada por problemas mecânicos no nosso carro e foi tentar chegar ao fim. Sou de Cascais, mas tenho uma simpatia muito grande por esta pista e pelos adeptos de Vila Real e foi fantástico poder vencer perante um público tão vasto. Foi um fim-de-semana extraordinário”, apontou Sérgio Azevedo.
Para Orlando Batina, “a equipa realizou um trabalho fantástico ao longo de todo o evento em condições muito complicadas, reagiu muito bem à chuva que caiu imediatamente antes da primeira corrida e o Sérgio esteve impecável com uma pista muito difícil, o que foi determinante para que eu pudesse atacar e levar o carro até à vitória. Na segunda corrida tivemos o azar de ter problemas mecânicos, mas conseguimos levar o Toyota até ao final. Somámos uma grande vitória e muitos pontos e estamos na luta pelo campeonato, que é o nosso grande objectivo”.
O Campeonato de Portugal de Velocidade regressa em Jerez de la Frontera nos dias 31 de Outubro a 2 de Novembro, mas já de 12 a 14 de Setembro o Iberian Supercars e o Supercars España voltarão à acção em Valência.