>

Depois de um longo período de paragem, 2019 viu Fernando Barreiros regressar às competições iniciando um trajeto de sucesso com mais de uma dezena de títulos nacionais, ibéricos europeus e mundiais obtidos em sete anos. Nesse mesmo ano, Fernando Barreiros assegurou o título de Campeão da Taça Ibérica na categoria T2, que marcou o início de um caminho pautado por muitas conquistas. Em 2020, destacou-se no Africa Eco Race, onde alcançou o terceiro lugar da Categoria T2 e a segunda posição da Classe T2 Diesel, o que lhe deu visibilidade nas competições além-fronteiras.
A temporada seguinte trouxe novos êxitos, com o piloto de Loures a sagrar-se vice-campeão de Espanha de Todo-o-Terreno na categoria T2 e a conquistar também o Troféu Terras do Grande Lago Alqueva. Em 2022, Fernando Barreiros voltou a brilhar ao reconquistar o título de Campeão Ibérico, ao bisar no Troféu Terras do Grande Lago Alqueva e ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional, num ano que ficou igualmente marcado pela vitória na 36.ª Baja Portalegre 500, sempre na categoria T2.

Em 2023 a onda de sucessos continuou. Sagrou-se vice-campeão europeu numa temporada em que somou duas vitórias e dois segundos lugares, além de revalidar o título de campeão ibérico. Em 2024, na Categoria Stock, o piloto voltou a demonstrar todo o seu valor ao vencer a Taça Ibérica, ao conquistar o título da FIA European Cup for Cross-Country Bajas e voltou a vencer no Troféu Terras do Grande Lago Alqueva.
Em 2025, Fernando Barreiros manteve-a senda dos bons resultados e tornou-se vice-campeão da Taça do Mundo FIA de Bajas da Categoria Stock e somou mais uma vitória no Troféu Terras do Grande Lago Alqueva. Estes sete anos repletos de triunfos refletem um percurso sólido, marcado pela consistência, empenho e trabalho em equipa que colocam Fernando Barreiros numa posição destaque no âmbito todo-o-terreno português e internacional.

Ainda a delinear a próxima temporada Fernando Barreiros destacou a importância de tantos e tão bons resultados: “regressei a esta modalidade de que gosto tanto e todos os anos tenho conseguido alcançar títulos. Em 2025 demos o passo de ir para o campeonato do mundo de Bajas, mas começámos o campeonato tarde o que comprometeu o resultado final. Mas conseguimos ser vice-campeões o que é bastante positivo. A obtenção destes bons resultados foi gratificante para nós e dignificante para os patrocinadores que continuam a acreditar em nós. Também para a equipa de assistência é gratificante pois os bons resultados espelham o excelente trabalho que têm desenvolvido. Os navegadores que estiveram comigo ao longo dos anos também contribuíram para este sucesso e por isso também lhes sou grato”, contou o piloto de Loures.
Relativamente às novidades para a temporada desportiva Fernando Barreiros adianta que estão a ser estudadas novas perspetivas: “para 2026 seria importante ter o apoio de uma marca porque sabemos que um carro oficial tem um valor e uma competitividade diferente. Ainda estamos a desenvolver o projeto e gostávamos de ter um carro melhor e vamos ver se é possível. Para podermos correr entre os melhores temos de estar mais preparados, e isso passa também por ter um carro melhor. O nosso carro tem-nos dado muitos títulos, mas está nesta altura abaixo das viaturas que estão no campeonato do mundo. Este ano gostava de repetir o campeonato do mundo, mas com um carro mais competitivo. Também temos a hipótese de competir no Campeonato da Europa. No entanto, temos de reunir as condições e espero em breve ter novidades para podermos estar presentes na Baja da Grécia”, adiantou Fernando Barreiros.