- X-TRAIL modificado pela equipa de engenharia da Nissan em Barcelona como um "projeto de paixão";
- O X-TRAIL completou mais de 500 quilómetros de etapas extenuantes de rali;
Uma pequena equipa de engenheiros do centro técnico da Nissan em Barcelona participou e concluiu o Rali Baja Aragón num X-TRAIL e-4ORCE modificado, equipado com o sistema e-POWER exclusivo da Nissan.
O X-TRAIL terminou com sucesso o rali após dois dias extenuantes (27 e 28 de julho), durante os quais percorreu mais de 500 quilómetros em terreno exigente e implacável. O veículo foi modificado e preparado por uma equipa de sete engenheiros da secção de grupos motopropulsores do Centro Técnico da Nissan Europa – Espanha (NTCE-S). Foi conduzido por Jonatan Gijón, da equipa de dinâmica de chassis, e Cesar Fernández, da equipa de afinação do grupo motopropulsor, ambos pilotos de testes experientes e altamente treinados da Nissan.
O X-TRAIL foi inscrito na categoria "Open", com vista a uma possível participação no evento do próximo ano na categoria "Stock", para veículos com especificações de produção standard, incluindo híbridos.
"Estamos muito felizes e orgulhosos por termos atingido o nosso objetivo ao participar no Rali Baja Aragón, que era simplesmente terminar. As condições eram muito exigentes – com temperaturas elevados e terreno difícil. O facto de termos terminado é um grande reconhecimento do e-POWER e do sistema bimotor de tração integral e-4ORCE. E é também um crédito à paixão e empenho deste pequeno grupo de engenheiros que trabalharam tão arduamente para tornar esta ideia louca realidade", afirmou Miquel Sasot, Diretor do Powertrain Group da NTCE-S.
O projeto de modificação do X-TRAIL para participar no Rali Baja Aragón começou em fevereiro de 2023 como um "projeto de paixão", depois de um pequeno grupo de engenheiros do Centro Técnico da Nissan ter estudado o X-TRAIL e o seu grupo motorpropulsor. Concluíram que, sem modificações significativas ao grupo motopropulsor, este tinha potencial para competir numa prova de rali. Utilizando as noites e os fins-de-semana para fazer as modificações e com o apoio da equipa de liderança da NTCE-S, o projeto ganhou força.
"Na função de investigação e desenvolvimento da Nissan, valorizamos muito o espírito de inovação e empreendedorismo. Por isso, quando a equipa nos apresentou os resultados do trabalho que tinham realizado sobre a viabilidade de modificar um X-TRAIL e-POWER, com o seu avançado sistema de tração integral e-4ORCE, para competir num rali, ficámos fascinados. Não demorou muito para concordarmos que representava uma excelente plataforma para demonstrar a robustez do grupo motopropulsor", afirmou David Moss, Vice-Presidente Sénior, Investigação e Desenvolvimento Regional, região AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia) da Nissan.
A configuração única do sistema e-POWER é a chave para a sua popularidade junto dos compradores do Qashqai e do X-Trail. Ao contrário dos sistemas híbridos tradicionais, o e-POWER utiliza apenas um motor elétrico para acionar as rodas, resultando numa sensação de condução suave, reativa e linear. E com um avançado motor a gasolina a bordo utilizado apenas para gerar eletricidade, não necessidade de os clientes ligarem a ficha à corrente. No total, mais de 150.000 unidades de veículos equipados com e-POWER foram vendidas na Europa desde o seu lançamento.
O X-TRAIL combina o sistema e-POWER com o avançado sistema de tração integral e-4ORCE de dois motores da Nissan, que proporciona tração e um desempenho seguro em todas as condições. Concebido para funcionar exclusivamente com grupos motopropulsores eletrificados, monitoriza a tração disponível 1000 vezes por segundo, ajustando constantemente a distribuição de potência para garantir que o X-TRAIL se mantém estável em todas as condições.
Apesar de nunca ter sido concebido para competição, o pequeno grupo de engenheiros dedicados da Nissan em Barcelona ficou tão convencido do excelente desempenho e robustez do sistema que dedicou as suas noites e fins-de-semana ao desenvolvimento do plano para transformar o X-TRAIL de produção num participante de rali!
"Na Nissan, desafiamo-nos a nós próprios e uns aos outros de forma a "Defy Ordinary" – onde procuramos ativamente formas de ir mais longe, ser mais ousados e desafiar as convenções. A pequena equipa de Barcelona que reconheceu o potencial do X-TRAIL e-POWER e-4ORCE encarnou este espírito. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos deles e do seu extraordinário feito no Rali Baja Aragón", afirmou Coralie Musy, Vice-Presidente Regional, Experiência de Marca e do Cliente.