18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ester Alves volta a desafiar a prova rainha do Ultra Trail du Mont Blanc - 170 km com 10 000 m D+

 

 

A atleta da Salomon Suunto Portugal Ester Alves vai participar pela 4.ª vez na prova rainha do Ultra Trail do Mont Blanc, uma travessia de 170 km com 10 000 metros de desnível positivo que percorre as montanhas mais altas da Europa, atravessa 3 países (França, Itália e Suiça) e passa por 71 glaciares. A atleta participou pela primeira vez nesta prova em 2014 onde alcançou a melhor participação portuguesa de sempre – um 8.º lugar da geral. No ano seguinte regressou, mas ao quilómetro 138 foi obrigada a desistir tendo o cansaço e a desidratação levado a melhor. No ano passado Ester também não conseguiu terminar. Este ano leva motivação e força extra para conseguir terminar e tentar melhorar as 28 horas que fez em 2014.

 

Agora, com mais experiência e conhecimento do percurso, conta com o apoio nos postos de abastecimento e a orientação e coordenação do seu treinador José Carlos Santos. O maior adversário será o Monte Branco e a perspetiva de tempo invernoso, mas Ester terá também que se debater com a elite feminina mundial. Presentes estarão nomes como Caroline Chaverot, Andrea Huser, Núria Picas, Fernanda Maciel, entre outras. Além de Ester estarão em prova mais 6 portuguesas.

A prova masculina deste ano será um verdadeiro embate de titãs encabeçado por Kilian Jornet que regressa ao terreno do Mont Blanc após alguns anos sem competir. Além de Kilian estará presente Jim Walmsey, François D´Haene, Sage Canaday, Zach Miller, Miguel Geras, Tófol Castanyer e muitos outros. Carlos Sá, Luís Fernandes, Francisco Freitas, Leonardo Diogo e Manuel Faria estão entre os 56 portugueses que fazem parte da comitiva portuguesa nesta prova.​

 

O UTMB será a penúltima prova do evento a dar o tiro de partida, que está marcado para dia 1 de setembro às 18h. A primeira será

PTL - La Petite Trotte à Léon, uma prova de 290 km feita em autonomia total e em equipas de 2 a 3 elementos, que este ano está representada por quatro equipas portuguesas.

 

A seguinte será a TDS com 119 km e 7200 metros de desnível positivo que parte no dia 30 às 6h, e conta com a participação de 30 portugueses; seguida da OCC com 56 km e 3500 metros de desnível positivo que parte dia 31 às 8h15m e terá 29 portugueses em prova; por fim a CCC com 101 km e 6100 metros de desnível positivo que parte às 9h de dia 1 de Setembro e conta com 42 portugueses em prova.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 22:04:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...