18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Carlos Sá conquista 4º lugar no Ultra-Trail do Monte Branco

 
O português Carlos Sá, atleta natural de Barcelos patrocinado pela Sport Zone, através da marca Berg Outdoor, conquistou o 4º lugar na ultramaratona de montanha Ultra-Trail do Monte Branco (UTMB), competição considerada como a prova rainha das ultramaratonas na Europa.

De carácter anual e já na sua 10ª edição, a prova circunda o maciço da maior montanha da Europa, o Monte Branco, atravessando três países – França, Itália e Suíça. Este ano, devido às más condições climatéricas, a organização foi obrigada a reduzir a distância da prova dos 167km inicialmente previstos para 104km, passando ainda dos 10.000m de desnível positivo para os 6.000m.

Adicionalmente, e dada a impossibilidade de garantir a perfeita segurança dos atletas na montanha por parte das autoridades italianas e suíças, a prova realizou-se exclusivamente em França. A prova decorreu pela noite, debaixo de vento, chuva e neve, requerendo um treino exigente, com material adaptado às circunstâncias e uma capacidade de autonomia pessoal de exceção.

Todo o material foi desenvolvido pela Berg Outdoor com a colaboração do atleta de acordo com as especificidades da prova, valorizando questões de impermeabilidade, respirabilidade, leveza e conforto. Para tal, Carlos Sá utilizou um casaco impermeável com 15000mm de coluna de água extremamente respirável, uma t-shirt sem costuras e com coolmax fresh fx.

Para minimizar a fadiga, foram utilizados uns corsários ultimate 3/4 Tight de compressão, bem como a 3F socks (meias de compressão), com um sistema de polaina para evitar entrada de resíduos. Para carregar os artigos obrigatórios neste tipo de prova, o atleta português utilizou a mochila Lyxn 5+5, com 10L capacidade e apenas 290 gr de peso, ergonómica e com acesso frontal a toda a alimentação e hidratação necessárias durante a prova.

Depois de um excelente 5º lugar na Marathon Des Sables, Carlos Sá classificou-se agora na 4ª posição da geral de uma das mais duras provas do mundo, que reunia a elite mundial da atualidade. O atleta português cumpriu os 104 km em causa em 11h22:39.

Na partilha de valores comuns a Carlos Sá e à Berg Outdoor, a solidariedade em montanha foi posta em prática no auxílio do atleta português ao espanhol Miguel Heras, que se lesionou e entrou em hipotermia.

O ultramaratonista português foi apenas superado pelo francês (François D’häene), o sueco (Jonas Buud) e o norte-americano (Mike Foote), tendo ficado a escassos 00h03:39 do pódio. A atestar a dureza da prova, de um total de 2.482 participantes, divididos nas categorias masculinos e femininos, verificaram-se 317 desistências, uma taxa de abandono de 12,8%.



Declarações de Carlos Sá:

Feliz e exausto!
Foi uma prova extremamente dura para todos os atletas. As condições atmosféricas estavam muito adversas e a alteração de última hora do percurso, foram fatores desfavoráveis, pois baixaram o nível de tecnicidade da Prova.
Depois de um 5º lugar na maratona de Sables, fazer um 4º lugar no Monte Branco é inacreditável, e faz deste o ano mais marcante da minha carreira.


  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 26 de abril de 2024 – 12:26:53

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...