18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Municipal da Ribeira Grande

Localidade: Concelho: Distrito:
Ribeira Grande Ribeira Grande RA Açores

 

O Museu Municipal da Ribeira Grande é um típico espaço de recolha e promoção de objetos etnográficos do concelho da Ribeira Grande, onde a barbearia, o lagar, a tipografia, o latoeiro, a cerâmica, a carpintaria e a produção têxtil têm lugares de destaque.

 

O Museu Municipal da Ribeira Grande, aberto ao público desde 1985, é uma instituição polinucleada.

 

Núcleos

 

O Núcleo Sede do Museu encontra-se instalado no Solar de São Vicente Ferreira, freguesia da Matriz. É um espaço de recolha e promoção de bens culturais etnográficos do concelho da Ribeira Grande. Na exposição permanente, têm lugar de destaque a cozinha tradicional, a barbearia, a chapelaria, o presépio movimentado do Prior Evaristo Carreiro Gouveia, a tecelagem, a cerâmica (micaelense, continental e hispano-árabe), a sapataria, a carpintaria, a arte sacra, a adega/lagar e a tipografia.

 

Núcleo da Emigração Açoriana apresenta objetos, documentação escrita e fotografias e vídeos que explanam a história da emigração (diáspora) açoriana. 

 

No Núcleo de Arte Sacra (Casa do Arcano) encontra-se em exposição permanente o primeiro Tesouro Regional - o Arcano Místico - uma obra única da autoria da ribeiragrandense Madre Margarida Isabel do Apocalipse (século XIX) que produziu um conjunto de quadros alegóricos ao Novo e Velho Testamento contendo centenas de figuras alusivas às principais personagens biblicas. 

 

Em 2013, foi inaugurado, na igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (Igreja dos Frades), freguesia da Conceição, o Núcleo do Franciscanismo. Nele poderá visitar a referida igreja e a sua torre, arte sacra (por exemplo, imaginária franciscana – os conhecidos Santos de Vestir - e outra, aqui destacando-se a imagem do Senhor Santo Cristo dos Terceiros), documentação ligada à Ordem Terceira de São Francisco e da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, bem como o claustro do ex-convento daqueles Frades.

 

Outros núcleos não visitáveis são: Arquitectura Antiga, Moinhos de Água, Reservas.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.

 

Outras Informações: http://cultura.cm-ribeiragrande.pt/

Periodicidade Diária

sexta-feira, 1 de março de 2024 – 04:29:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...