18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Municipal Leonel Trindade

Localidade: Concelho: Distrito:
Torres Vedras Torres Vedras Lisboa

 

O Museu Municipal Leonel Trindade reúne diversas coleções, representativas da Arte, da História e da vivência passada do concelho torriense. O seu acervo é constituído por variadas coleções, das quais se encontram expostas ao público as de paleontologia, arqueologia (do paleolítico à romanização, destacando-se as coleções de ourivesaria proto-histórica e de epigrafia latina), arquitetura e escultura (séculos XVI-XVII) e pintura (séculos XV-XVII), bem como um núcleo histórico dedicado à Guerra Peninsular e à defesa das Linhas de Torres (século XIX). Na coleção de pintura destaca-se o retábulo de influência flamenga da Igreja da Graça e o retábulo quinhentista da Igreja de Santa Maria do Castelo, atribuído a Jorge Leal, em que um dos quadros parece retratar D. Manuel I e Afonso de Albuquerque.

 

O Museu Municipal de Torres Vedras foi inaugurado a 28 de Julho de 1929, por Rafael Salinas Calado, nas Salas da Irmandade dos Clérigos Pobres, anexas à Igreja de S. Pedro, no centro da então vila. Teve por base um conjunto de coleções representativas do valor artístico e histórico do passado de Torres Vedras, começando por ser um pequeno, mas significativo, museu “de Arte Antiga”, sobretudo à base de empréstimos temporários, por parte das paróquias da cidade e de diversos particulares. Foi transferido, em 1944, para o edifício da antiga sede da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, aumentando consideravelmente a área de exposição. Ao longo dos anos, foi aumentando e diversificando o seu espólio, com especial destaque para a coleção de Arqueologia, que o fez ganhar uma projeção nacional e internacional. Em 1989 foi transferido para o antigo Convento de Nossa Senhora da Graça.

 

Nos últimos anos, as investigações arqueológicas, recolhas sistemáticas e inúmeras doações, têm vindo a aumentar significativamente o espólio do Museu, que conta já com importantes e numerosas coleções de azulejaria, cerâmica, faiança, porcelana, numismática e uma das maiores coleções portuguesas de cabeceiras de sepultura medievais. Atualmente, o Museu Municipal Leonel Trindade encontra-se numa fase de reformulação do seu programa museológico, incluindo a expansão física dos seus espaços de exposição e de reservas, passando a ocupar a totalidade do edifício do Convento da Graça.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: http://www.cm-tvedras.pt/viver/cultura/museu-municipal

Periodicidade Diária

sexta-feira, 1 de março de 2024 – 04:51:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...