18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Municipal de Vila Franca de Xira

Localidade: Concelho: Distrito:
Vila Franca de Xira Vila Franca de Xira Lisboa

 

O Museu Municipal de Vila Franca de Xira estuda, expõe e divulga as coleções museológicas resultantes dos programas de investigação, das recolhas e dos projetos de conservação e restauro, realizados de forma pluridisciplinar. O acervo do museu é constituído por coleções de arqueologia, artes plásticas, azulejaria, documentação, materiais gráficos, património industrial, epigrafia, fotografia, numismática e têxteis. O espólio arqueológico é muito significativo, com particular destaque para os materiais recolhidos na Villa romana de Povos, no Vale de Santa Sofia e no Monte dos Castelinhos. Os grandes objetivos programáticos do Museu Municipal de Vila Franca de Xira, que estão no âmbito da investigação, conservação e documentação, comunicação e educação, são concretizados através de uma ligação estreita entre o Museu e as comunidades locais, e para tal, foi criada uma rede de espaços museológicos em diferentes pontos do Concelho.

 

Tendo na sua génese o empenho e dedicação de António José Vidal Baptista, advogado e colecionador vila-franquense, o Museu Municipal de Vila Franca de Xira foi criado por deliberação de Câmara de 30 de dezembro de 1949, e abriu ao público em 7 de julho de 1951. 

 

Entre 1972 e 1980 assistiu-se ao decréscimo da ação do Museu e verificou-se, simultaneamente, a carência de instalações e quadros técnicos que originaram o seu encerramento. Em 1985 reabre o Núcleo-sede, desta feita ocupando parte de um edifício setecentista na Rua Serpa Pinto em Vila Franca de Xira. 

 

Seguindo uma linha de tendência territorial enquadrada pelo próprio território do município, o conceito programático do Museu Municipal foi-se alicerçando numa perspetiva polinucleada e descentralizada no espaço geográfico do Concelho.

 

Em1988 é constituído o seu segundo núcleo museológico com a aquisição e a recuperação de um Barco Varino do Rio Tejo, “Liberdade”.

 

Em 1990 foi aberto ao público o terceiro núcleo museológico na cidade de Alverca do Ribatejo.

 

Em 2001 foi inaugurado o Núcleo Museológico de Arte Sacra, na Igreja do Mártir Santo São Sebastião, em Vila Franca de Xira, atual Núcleo Museológico do Mártir Santo.

 

De 1995 a 2003, o núcleo-sede funcionou provisoriamente no Palácio do Sobralinho, tendo em 2003 reaberto ao público, novamente no antigo palacete setecentista em Vila Franca de Xira, recuperado e ampliado para o efeito.

 

Em 2010 foi inaugurado na freguesia Forte da Casa, o Centro Interpretativo do Forte da Casa.

 

O mais recente núcleo museológico situa-se no Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria, tem a designação de Núcleo Museológico “A Póvoa e o Rio” e foi inaugurado em 2013.

 

Núcleos

 

Núcleo-Sede - Vila Franca de Xira

 

Núcleo do Barco Varino “Liberdade” - Vila Franca de Xira

 

Núcleo museológico na cidade de Alverca do Ribatejo

 

Núcleo Museológico do Mártir Santo -  Vila Franca de Xira

 

Centro Interpretativo do Forte da Casa - Forte da Casa

 

Núcleo Museológico “A Póvoa e o Rio” - Póvoa de Santa Iria 

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.

 

Outras Informações: http://www.museumunicipalvfxira.pt/

Periodicidade Diária

sexta-feira, 1 de março de 2024 – 03:33:20

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...