>
Está em... início Informação Cultural CCDR Algarve convidou três personalidades para partilhar memórias com alunos da Universidade do Algarve
CCDR Algarve convidou três personalidades da região para partilharem memórias com alunos da Universidade do Algarve
No sentido de comemorar os 50 anos do 25 de Abril, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., em parceria com o Curso de Design e Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve (UALG), convidou três personalidades da Região para relatarem as suas memórias da Revolução dos Cravos.
Com esta iniciativa, pretendeu-se cruzar a geração do 25 de Abril com os estudantes universitários da atualidade, num apelo à cidadania e ao conhecimento com a recolha dos testemunhos daqueles que nos anos 70 fizeram parte de um momento histórico para Portugal, cruzando gerações, partilhando memórias e dando conhecer aos jovens de hoje os ideais dos jovens de outrora.
A sessão comemorativa, que inclui a apresentação das entrevistas com os testemunhos de Carlos Albino, Lídia Jorge e Fernando Pessoa e visita comentada por João Leal à exposição da imprensa regional contemporânea, decorrerá no próximo dia 22 de abril (segunda-feira), pelas 15 horas, nas instalações da CCDR Algarve, na Praça da Liberdade, n.º 2, em Faro.
15h00 - Abertura da sessão, com intervenções do Reitor da Universidade e do Presidente da CCDR Algarve, I.P.
15h15 - Momento musical, por alunos da Universidade do Algarve
15h30 - Apresentação do projeto: Gentes do Território / Gentes de Abril, por Catarina Cruz
15h45 - Apresentação dos vídeos (testemunhos de Lídia Jorge, Carlos Albino, Fernando Pessoa), por Joana Palminha e Filipa Cerol
16h30 - Momento musical, por alunos da Universidade do Algarve
17h00 - O jornalismo no 25 de abril - Visita comentada à exposição de imprensa regional contemporânea, por João Leal
Gentes do Território / Gentes de Abril
Esta iniciativa enquadra-se no projeto Gentes do Território, que se inicia com o tema “Gentes de Abril”, o qual tem por mote “Conhecer para Valorizar”, no entendimento de que só conhecendo a “nossa” história e as “nossas” personagens/personalidades, é possível divulgar, entender e valorizar.
O projeto Gentes do Território, foi criado na perspetiva de destacar no Território as suas Gentes em diversas áreas, como a Indústria, a Inovação, da Cultura, do Turismo, do Feminino, da Imprensa, da Saúde, da Agricultura, das Pescas entre muitas outras possibilidades temáticas, sendo dinamizado pela Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve em parceria com outras entidades e instituições da Região.
Inserido na programação a desenvolver na Região para assinalar os 50 anos do 25 de abril, esta iniciativa será apresentada no 22 de abril e visa efetuar e apresentar mais nove entrevistas a personalidades da Região até ao final do ano.
Questionamos estas personalidades a descrever como “como viveram o 25 de abril de 1974”.
Registar memórias que nos relatam um tempo que para muitos faz parte de um passado longínquo, ou mesmo esquecido, e que é importante salvaguardar. As memórias recolhidas permitem, também, criar laços dos mais jovens com o passado da região