18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

A relação entre ética e sucesso empresarial - Apresentação do Livro

 

A relação entre ética e sucesso empresarial em debate na Católica Porto Business School

O livro que mostra o resultado do trabalho de investigação realizado, nos últimos cinco anos, junto de empresas como a Unilever, a Patagonia ou a Tesco, vai ser apresentado na Católica Porto Business School, no próximo dia 23 de novembro, pelas 18 horas. “In good conscience: do the right thing while building a profitable business” é o título da obra redigida por Oriol Iglesias, docente da ESADE, e Nicholas Ind, docente da Kristiania University College (Oslo).

 

Depois de sessões em cidades como Londres, Madrid e Roterdão, o livro de Nicholas Ind e Oriol Iglesias é agora apresentado na Católica Porto Business School. Durante a sessão de apresentação, os autores vão abordar a relação entre a ética e o sucesso empresarial e procurar responder a questões como “As organizações, as marcas têm consciência?” e “Como podemos montar negócios com novos estilos de liderança que permitem construir um negócio lucrativo sem comprometer as gerações futuras?”, mostrando que é possível construir um negócio lucrativo sem comprometer os valores éticos.

 

Para Oriol Iglesias, que tem trabalhado, a nível profissional e académico, nas áreas do marketing e da gestão de marcas, “as empresas têm de construir uma consciência organizacional que permita guiar aquelas que são as melhores ações e decisões estratégicas”. Nicholas Ind acrescenta que o trabalho realizado em conjunto com Iglesias permitiu criar “um modelo de gestão orientado para a transformação das empresas, que fomente essa consciência enquanto se desenvolve um negócio que seja rentável”. Autor de 13 livros, em temas como marcas empresarias e negócios conscientes, Ind sublinha que a necessidade de construção de uma consciência organizacional é suportada pela extensa investigação que tem sido realizada acerca do tema. “E as nossas sugestões concretas, ao longo do livro, pretendem dar exemplos a quem o ler, ajudar nessa transição que se pretende sempre que seja o mais natural possível”, explica.

 

A mudança tem de passar, também, pelos grandes temas da atualidade, como as alterações climáticas ou as desigualdades sociais. Oriol Iglesias lembra que estas são questões que preocupam, por exemplo, consumidores e colaboradores. “A preocupação com estes temas, por parte das empresas, leva a mudanças nas mesmas, à criação de negócios mais éticos e, em consequência, mais rentáveis, ao posicionarem-se de forma positiva perante as pessoas”, sustenta o autor.

 

A temática do livro e todas as questões inerentes vão também ao encontro do extenso trabalho que tem sido realizado pela Católica Porto Business School, já há vários anos e em várias áreas de atuação, nomeadamente através do seu Fórum de Ética e do INSURE.hub. A sessão de apresentação do livro “In good conscience: do the right thing while building a profitable business”, realiza-se na Católica Porto Business School, no dia 23 de novembro, pelas 18 horas.  A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 – 15:29:17

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...