>
Em 2014, o número de visitantes do Museu do Caramulo, tutelado pela Fundação Abel e João de Lacerda, cresceu 16% face ao ano anterior, um aumento significativo e superior ao da média nacional dos monumentos, museus e palácios tutelados pela DGPC, que ficou nos 3%.
Este crescimento deveu-se em grande parte à programação de 2014, que incluiu a exposição temporária “Lendas da Competição”, a exposição mais visitada de sempre do Museu do Caramulo, e que recebeu mais de 15.000 visitantes, e ao Caramulo Motorfestival, que também voltou a trazer mais de 30.000 visitantes ao Caramulo.
Por outro lado, a utilização contínua dos meios digitais, com especial enfoque nas redes sociais, como parte da estratégia global do Museu do Caramulo, contribuiu também para uma promoção mais eficaz e abrangente da sua programação.
Segundo Tiago Patrício Gouveia, director do Museu do Caramulo, “esta subida deixa-nos muito satisfeitos e reflecte todo o esforço que tem sido realizado pela equipa do Museu do Caramulo, na criação e promoção de uma programação diversa, atractiva e relevante para o público.”
Sobre o Museu do Caramulo
Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos.
O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider.