Os Campeonatos do Mundo de Agility Júnior e Senior estão a decorrer em Abrantes até domingo, dia 13 de julho. A cerimónia de abertura realizou-se esta quinta-feira, no Estádio Municipal de Abrantes, com a presença dos atletas dos 32 países que vão participar nas provas deste fim de semana com os melhores cães do mundo.
Durante os próximos três fins de semana, Abrantes é a capital mundial e europeia do Agility. A Cidade Desportiva de Abrantes vai acolher as quatro maiores provas do Mundo e da Europa, num evento nunca antes realizado, onde os participantes vão mostrar a sua obediência, rapidez e agilidade através de vários obstáculos. Durante estes três fins de semana, são esperados cerca de 2.000 cães concorrentes e mais de 5.000 acompanhantes oriundos de 41 países.
A cerimónia de abertura dos Campeonatos do Mundo de Agility Júnior e Senior realizou-se esta quinta-feira, num momento que encheu de cor e alegria o Estádio Municipal de Abrantes com o desfile das nações com os participantes das 32 nacionalidades presentes: Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Finlândia, República Checa, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Polónia, Bulgária, Espanha, Suécia, Suíça, Tailândia, Ucrânia, Estados Unidos da América, Argentina e Portugal.
Na ocasião, o Vereador do Desporto, Luís Dias, em representação do Município, agradeceu a todos os voluntários que vão auxiliar estes campeonatos, desejou a todos os participantes que “esta seja uma viagem épica em Abrantes” e convidou todos a descobrirem os Museus e os recantos do concelho.
Pedro Marques Rodrigues, Vice-Presidente do Clube Português de Canicultura, agradeceu a disponibilidade do Município neste evento que retrata a união das pessoas e dos seus cães e “que vai colocar Abrantes no mapa da canicultura em Portugal”.
Para evitar as horas de maior calor, as provas irão realizar-se das 6h30 às 12h30 e das 18h às 21h. Os interessados podem assistir às provas gratuitamente e os horários pormenorizados das provas podem ser consultados em https://agilityabrantes2025.pt/
No domingo, dia 13, a cerimónia de entrega de prémios realiza-se às 14h e a cerimónia de encerramento dos Campeonatos do Mundo de Agility.
No relvado do Estádio Municipal estão montados cinco ringues onde estão a decorrer as provas, o que permite ao público interessado assistir a partir das bancadas do Estádio. O Campo de Basebol é o espaço destinado ao alojamento de cães, com dois ringues de aquecimento e espaços de arrefecimento para os animais.
Durante três semanas, Abrantes será a Capital do Agility e a Cidade Desportiva será o palco das diversas competições agendadas:
- De 10 a 13 de julho, realizam-se os Campeonatos do Mundo de Agility Júnior e Agility Senior, com a presença de 770 duplas (pessoa-cão) que implicarão uma afluência de acompanhantes na ordem das 2.100 pessoas;
- De 17 a 20 de julho, decorre o Open Europeu de Agility, que contará com 803 duplas (cerca de 2200 acompanhantes);
- De 24 a 27 de julho, realiza-se o Campeonato do Mundo do Border Collie (Border Collie Classic) onde são esperadas 260 duplas, que implicará uma afluência de 750 pessoas.
Até dia 26 de julho, o parque de estacionamento do Estádio Municipal de Abrantes e a plataforma de terra batida anexa às piscinas estão transformados em parques de caravanas para os participantes nas diferentes provas.
Para a concretização de uma competição desta dimensão, a organização conta com o apoio de cerca de 150 voluntários, dos quais 110 são portugueses e os restantes 40 são de fora do país, que serão distribuídos pelos vários dias de provas.
Numa organização do Clube Cinófilo do Alentejo sob a égide do Clube Português de Canicultura e da Federacion Cynologique Internationale, as competições contam com o apoio do Município de Abrantes.
Os troféus das várias provas do Abrantes Agility 2025 foram elaborados pela empresa Fc2tec, sediada na Zona Industrial de Abrantes.
O Agility é um desporto canino, semelhante ao hipismo, mas com uma diversidade considerável de obstáculos adaptados aos cães em que a conjugação de agilidade e velocidade determina a qualidade das duplas guia-cão. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.