18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Navegar.... em terra firme

Terminou em apoteose a visita da Regata "THE TALL SHIPS RACES 2012" , cujo desfile náutico foi presenciado por muitos milhares de pessoas que ao longo da frente Ribeirinha e até para lá de Algés puderam apreciar todo o esplendor dos enormes veleiros . O desfile que começou por volta das 2 da tarde e tendo à cabeça a imponente "Sagres", contou para além dos veleiros da regata, (48) muitos outros barcos de diversas dimensões e cor, dando assim um cenário real e raro no Rio Tejo, difícil de esquecer.

O evento começou no passado dia 19 de julho com a abertura do evento ,no Cais do Jardim do Tabaco para logo nessa tarde ser possível assistir à Celebração de uma Missa presidida por D. Januário Torgal Ferreira, Capelão das Forças Armadas, e que contou com muitas centenas de fieis ,e, na altura ,visitantes do recinto.

No dia seguinte, as tripulações dos veleiros quiseram cumprimentar Lisboa ,desfilando na Rua Augusta pejada de turistas, e não só, dando uma movimentação frenética com a sua juventude e irreverência em direcção ao Terreiro do Paço , local onde um palco montado para o efeito iria receber alguns elementos de cada embarcação para lhes serem entregues os prémios respectivos.

Sábado, foi o dia marcado para um Concerto dado pela Banda da Armada, e actuação de cantores e DJ´s.

Programado para a meia-noite deste dia , um espectáculo de Fogo de Artifício, lançado do rio , ( a APORVELA disponibilizou para um número restrito de fotojornalistas , o signatário incluído, 2 semi-rígidos ) que maravilhou, quem, em terra firme , esperou por estes momentos.

Durante o tempo de permanência da comitiva , quase todos os veleiros receberam ,sem qualquer restrição, a visita dos milhares de pessoas que acorreram ao local ,aproveitando para comprar produtos originais de cada embarcação. O Juan Sebastian de Elcano , de bandeira espanhola, apenas proibia a entrada de sacos e malas , mas estas ficavam à guarda da tripulação até ao fim da visita de cada "curioso".

Foram alguns dias de franca camaradagem , alegria , muita alegria, muito conhecimento do que é a vida a bordo.

A regata que se dirige agora para Cádiz ,conta com a presença de 220 jovens portugueses , seleccionados previamente, e que, quando regressarem... terão muito que contar!  
  
  
  texto e fotos : José Carlos Pinto
 . 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:52:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...