>
( parte I )
... Bom dia , é aqui a entrada para o museu ? Pergunto a uma funcionária à porta do antigo Museu dos Coches ? Sim , respondeu-me a funcionária, que me informou não ser esta a melhor altura para o fazer ,pois a organização ainda estava a almoçar e só é possível a visita por volta das duas da tarde ! (sic)
Mas , desculpe, não venho visitar o museu, mas sim fazer reportagem ! A senhora , um pouco atrapalhada "dispara" com esta ... eh pá , ora bolas , já podia ter dito , se quiser pode sentar ali numas daquelas cadeiras . Recusei ,amigavelmente , dizendo que ia almoçar . E lá fui.
( É como quem diz... a reportagem começou antes da...Reportagem !!! )
( parte 2 )
O Comité Olímpico de Portugal escolheu para a cerimónia de apresentação da Missão Olímpica que irá representar Portugal nos próximos Jogos , em França , o antigo edifício onde estava instalado o Museu Nacional dos Coches , em Belém , novamente Picadeiro-Real , acolhendo ainda alguns dos coches reais.
Foi ,na altura,até 2014, o museu da rede pública mais visitado de Portugal ,superando as 200 mil entradas por ano .
A palavra "coches" tem a sua origem no facto dos primeiros modelos , que se expandiram para a Corte italiana ,e logo a seguir para as Cortes de muitos outros países europeus terem sido fabricados na cidade húngara de Kocs.
( parte 3 )
Ana Cabecinha e Fernando Pimenta vão ser os porta-- estandarte de Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que se realizam de 26 de julho a 11 de agosto em diferentes cidades de França.
A cerimónia de apresentação contou com a presença de José Manuel Constantino , Presidente do Comité Olímpico de Portugal nos jardins do Palácio de Belém ,saudando entusiasticamente todos os atletas presentes ( e alguns ausentes) "puxando para a sua melhor participação ,destreza e camaradagem .
O Presidente da República , Marcelo Rebelo de Sousa ,por sua vez, expressou a sua "gratidão "a todos os atletas que " tudo fizeram para estar em França a " defender Portugal " ,frisando que cada um dos atletas ( 73 ) será um embaixador de um Portugal construtor da PAZ.
Texto e Fotos: José Carlos Pinto
clique na imagem para visualizar a fotorreportagem