>
E pronto !
Há um ano atrás prometi a mim mesmo que a próxima edição da " VOLTA" ( que terminou ontem 10 de Agosto ) iria ter a minha presença em todas as etapas .
Preparei-me o melhor que pude, comprei os mantimentos necessários para não sentir algum " rato " na barriga, escolhi a melhor água, em garrafas, para matar a sede, visionei sempre o quarto e cama onde iria descansar, (porque isto parte qualquer um) e lá vou eu para a " guerra ".
Nestes dias de prova passam-se sempre pormenores que à partida nem sequer vislumbramos, como por exemplo aquele "furacão" que se abateu na chegada à Serra do Larouco em Trás-os- Montes cuja meta estava a 1525 metros de altitude. Resultado, não houve prémios nem beijinhos para ninguém.
Mas a Volta também nos dá curiosidades a conhecer como um ciclista profissional, Rui Sousa, da equipa do BOAVISTA/ Radio Popular, com 38 anos feitos, a vencer a etapa-rainha ( Belmonte-Torre ) e ter ainda tempo para ser autarca, e o veterano Victor Gamito, vencedor da Volta a Portugal em 2000 e lhe apeteceu dar umas voltas nesta VOLTA ( LA ALUMINIOS/ANTARTE.
Na parte negativa a cena de pugilato que dois ciclistas estrangeiros protagonizaram em plena prova. Não foi para um programa de "Apanhados " não, foi mesmo real e inadmissível!
Mas festa mesmo foi a chegada a Lisboa na derradeira 10ª etapa que partiu de Burinhosa, na freguesia de Alcobaça na distância assinalada foi de 167,1 KM. e já com o vencedor da Volta Gustavo Veloso ( OFM-Quinta da Lixa ) a saborear o preço da vitória.
A etapa final viria a ser ganha por Manuel Cardoso (BANCO BIC)
Milhares de pessoas esperaram horas em toda a zona envolvente entre o Saldanha e o Rossio para aplaudir a quem lhes conseguiu tirar por alguns dias o pensamento e a amargura diária que ninguém procurou mas que todos sofremos..
Se durante todo o percurso da Volta nos arrepiamos por vezes pela velocidade dos ciclistas em prova , o que dizer dos três belos FERRARIS da W 52 que se passearam na baixa lisboeta ? è que eles não rolavam...VOAVAM !
Terminada a «Prova» nestes dez dias alucinantes, pude finalmente levantar-me do sofá da minha sala de estar e usufruir de um bocadinho do Sol , do calor e de uma caminhada a pé de 6 km. .
Já tinha saudades!.
José Carlos Pinto