18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Apresentação da EDP Maratona de Lisboa e da Luso Meia-Maratona de Lisboa

 

 

O evento decorreu no Hotel D. Pedro em Lisboa a apresentação conjunta da Maratona e da Meia-Maratona de Lisboa, com a organização do Maratona Clube e irá decorrer a 20 de Outubro. Sendo que dia 19 já vão decorrer provas paralelas integradas neste grande evento.

 

A EDP Maratona de Lisboa com a partida em Cascais e a Luso Meia-Maratona de Lisboa na Ponte Vasco da Gama ambas terminam na Praça do Comércio. Já a Mini-Maratona com 8Km de percurso tem início na Ponte Vasco da Gama, terminando no Parque das Nações.

 

O presidente do Maratona Clube, Carlos Móia, iniciou a apresentação, confirmando até ao momento tem mais de 6.000 inscrições para a prova de 42Km, contudo ambiciona ainda vir a ter mais adesão pela parte dos atletas. O percurso é valorizado pelos meios de referência a nível mundial, e este ano estão a conseguir ultrapassar o número de inscritos do ano passado, os cerca de 4.000 maratonistas ou seja um aumento de 50%. Desses atletas, 4.000 são estrangeiros e que vêm acompanhados causando um grande impacto económico para a região e para o país. Destas inscrições temos 22 atletas de elite, 15 homens e 7 mulheres.

 

Quanto ao percurso, o Presidente do Maratona Clube está a ponderar fazer algumas adaptações para o próximo ano, contudo este ano não haverá alterações relativamente ao ano anterior.

 

Carlos Móia apresentou o conceito Super Half Marathon, que irá estrear-se em 2020 em que são consideradas as 5 melhores Meias-Maratonas do mundo, das quais Lisboa faz parte, partilhando o cartaz com a de Praga, Copenhaga, Cardiff e Valência. Destas cinco, três delas têm registos de atingir do recorde do mundo.

 

Na Luso Meia-Maratona 3.000 das inscrições são de atletas estrangeiros. Na Meia-Maratona de Março houve 7.500 atletas que vieram correr e visitar Lisboa.

 

Para esta prova, a grande novidade é o patrocinador principal, as Águas Luso uma grande parceria também com grande preocupação ambiental, algo que esta organização também tem, como por exemplo a redução do uso do papel na organização, inscrições online,  comprovativos em mobile, comunicação por e-mail e campanhas digitais. Faz-se ainda a recolha de todo o desperdício, usa-se sacos reciclados para entrega dos kits, incentiva-se a utilização de transportes gratuitos nas deslocações para a partida e chegada das provas. Recondiciona-se e distribui-se a roupa recolhida no início das provas desde a primeira Meia-Maratona. Faz-se a utilização de carros relógio eléctricos, caixotes de reciclagem ao longo do percurso. Finalmente recicla-se também as t-shirts, dorsais e medalhas que sobrarem das provas.

 

Na Meia-Maratona já estão inscritos cerca de 16.000 atletas, como já referido 3.000 são estrangeiros.

 

De seguida o director de comunicação da Central Cervejas, Nuno Pinto de Magalhães, reforçou a questão ambiental das Águas Luso que na sua apresentação seja plástico ou vidro são 100% recicláveis. Tendo em conta com as 35.000 inscrições da prova de Março, vão ser plantadas entre Novembro e Março, na Serra do Bussaco 35.000 arvores autóctones, a altura do ano própria para o fazer.

 

Na Luso Meia-Maratona de Lisboa, de Outubro, vão ser oferecidos à mata do Bussaco, materiais de mobiliário para laser num ambiente natural para as famílias, proporcional ao número de inscrições.

 

O Prof. Jorge Vieira, em representação da Federação Portuguesa de Atletismo, apresentou um novo projecto no domínio escolar, a ser implementado já a 17 de Outubro, que existe em 62 países, que leva a corrida ao Primeiro – Ciclo do Ensino Básico, com a prática de 15 minutos de corrida em ambiente escolar e de turma, sem ser competitivo, para mudar o sedentarismo, a obesidade e ultrapassar questões de aprendizagem. A corrida não é boa somente para a função cardiovascular, mas a neurociência também aponta a corrida como boa para a parte cognitiva do Ser-Humano.

 

Ainda tivemos como oradores representantes das Câmaras Municipais de Cascais, Oeiras e Lisboa, concelhos por onde as provas vão passar, unindo sinergias para que a prova seja mais uma vez um sucesso.

 

   

 

 

Texto: Pedro MF Mestre

Fotos: Zé Gaspar

 

 

 

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 12:08:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...