18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Corrida de Janes-Cascais

Monte Real e Atibá dominam classificações

Integrando pela primeira vez, o Troféu de Atletismo de Cascais, a Corrida de Janes, organizada no domingo, dia 4, pela Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira em parceria com a autarquia cascalense revelou-se um autêntico sucesso em termos organizativos, embora a participação se ficasse pelas 212 atletas classificados nos vários escalões etários, com maior défice nos mais jovens, que optaram pelo descanso, ou por outras corridas que no seu entender seriam mais atractivas. O facto de só pontuarem no final do troféu os participantes do concelho de Cascais pode ser um dos motivos da menor adesão, já que relativamente aos clubes do município promotor estes marcaram presença em força, com uma ou outra excepção, quer colectivamente, quer individualmente.

Joceline Antunes (Atibá) vence corrida feminina

Com a distância de 4.000 metros, a corrida feminina (seniores e veteranas) juntou ainda na mesma prova, os escalões de Juvenis (masc/fem.) Juniores femininos, e o M60 e 65, provocando um andamento de ritmo que acabou liderado pelos juvenis, Bernardo Oliveira (Desportivo de Monte Real) e Davide Menezes (Atlético de Porto Salvo), secundados pelo veterano M65, Manuel Joaquim, do Núcleo de Atletismo “Os Papagaios de Cascais” que obviamente venceu a sua categoria.
 
alt 
 
Já no sector feminino, Joceline Antunes (A.M. Atibá) não teve dificuldades em ganhar, derrotando as suas colegas de equipa, Carla Adro e Sofia Roque.

Cláudio Cardoso (Atibá) ganha no sector masculino

Com a distância de 7.500 metros, cumpridos em circuito entre Janes e Malveira da Serra, a corrida destinada aos juniores, seniores e veteranos masculinos até M55, juntou mais de uma centena de competidores, e foi dominada desde o início pelos representantes da Associação de Moradores de Atibá: Cláudio Cardoso foi o primeiro a cortar a meta, seguido de Telmo Silva. Tiago Lima (Desportivo de Monte Real) evitou o “pleno” da equipa do Estoril no pódio, ao classificar-se no 3.º lugar, já que entrou primeiro que Paulo Martins que seria 4.º. A fechar o grupo dos medalhados, António Pinto (“Os Fixes”) foi o mais rápido, deixando atrás de si, Carlos Vaz (Monte Real) e mais três “atibás”, Rui Rodrigues, António Costa e Luís Candeias.

Monte Real ganha na competição por equipas

alt 
 
Feitas as contas finais, o Desportivo de Monte Real somou mais uma vitória, ao totalizar 319 pontos, consolidando a liderança no Troféu de Cascais. No 2.º lugar, ficou a A.M. Atibá (286), e no 3.º, o N.A.Z.A., com 277. A seguir, a AA de Pego Longo com 95, e GRD Ribeira da Lage, com 86, fecharam a conta relativamente às cinco melhores equipas na Corrida de Janes, numa classificação onde pontuaram 27 equipas e/ou clubes.

Uma das melhores provas de Cascais

Organizado pela Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira, a Corrida de Janes, contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e Junta de Freguesia de Alcabideche, entre outros. Organização muito boa, perfil do traçado, embora difícil, adequado aos diversos escalões, segurança da prova através da Policia Municipal, excelente, locução e música ambiente, muito bem escolhida, e cerimónia de entrega de prémios como mandam as regras; um pódio decente, uma sala da colectividade cheia de atletas e convidados, a transbordar de entusiasmo, membros da organização, membros da Junta de Freguesia de Alcabideche, representados pelo seu presidente, Fernando Teixeira Lopes.

alt 
 
E quando assim é, há que dar os parabéns, porque estas pessoas sabem o que fazem e estão de facto a promover o atletismo popular.

VENTURA SARAIVA
   
 
alt
Bernardo Oliveira (Monte Real) vencedor absoluto da corrida de 4.000 mts.
 
alt
Seniores masculinos - os cinco melhores no pódio 
 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 09:46:26

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...