>
Marcada para o próximo dia 28 de setembro pelas 10 horas foi apresentada, ontem, a 1ª edição da Corrida “Lisboa Corre pela Paz” com a distância de 10Km e ainda uma Marcha/Caminhada dos Combatentes pela Paz de aproximadamente 4Km.
Evento promovido pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) e a Liga dos Combatentes, com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, Junta de Freguesia do Lumiar, Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa, PSP e a organização técnica do Anuário da Corrida e visa assinalar e comemorar o Dia Internacional da Paz que se celebra a 21 de setembro.
O Presidente da Liga dos Combatentes (General Joaquim Chito Rodrigues) manifestou o desejo de que a corrida se consolide e se torne num evento nacional, não ficando confinado a evento regional. Ideia também defendida pelo Presidente da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa (Pedro Franco).
O Presidente da ADFA, Comendador José Eduardo Gaspar Arruda, realçou a mensagem de paz que é pretendida, e nunca demais, e ainda, lembrar os antigos combatentes para que não caiam no esquecimento.
Fernando Fernandes, Diretor de Corrida, anunciou que a prova de 10 000m já se encontra com a distância regularmente aferida pelo órgão competente da Federação Portuguesa de Atletismo.
Quanto ao percurso da corrida, este é quase totalmente plano com saída na Av. Da Liberdade, passando depois por: Restauradores, Rossio, Terreiro do Paço, pela Requalificada Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Rua Cais do Gaz, Av. de Brasília, e a meta instalada junto ao Forte do Bom Sucesso ao lado da Torre de Belém.
À partida terão uma sessão de aquecimento, abastecimentos aos 4km e 7km, bem como no final e após a corrida uma sessão de massagens para quem o desejar e necessitar.
No que respeita à Marcha esta tem a sua partida Forte do Bom Sucesso percorre um percurso pedonal junto ao Rio Tejo até ao museu da eletricidade onde retornará até à meta. A marcha partirá às 9:30 e a corrida terá o seu início pelas 10 horas
No final será lida a mensagem oficial da ONU e depositada uma croa de flores no Monumento aos Combatentes em homenagem àqueles que caíram e num voto de desejo de paz.
As inscrições estão abertas no sítio do evento (http://www.lisboacorrepelapaz.pt/site/index.html) e o período com valores mais reduzidos está quase a terminar, por isso, não deixe perder a sua participação e celebrar o Dia da Paz.
Zé Gaspar
Texto e Fotos