18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Troféu CMO-GP de Vila Fria: Ruben Silva (Juventude Vidigalense) e Susana Cunha (Linda-a-Pastora), só sabem ganhar

Depois de dois anos de interregno, regressou à estrada o Grande Prémio de Atletismo de Vila Fria, este ano realizada no dia 26 de Abril, e não no dia 25, como foi sempre tradição. A data histórica assinalada no nosso país, como a “revolução dos cravos”, é também um dia especial para a União Juventude de Vila Fria, na freguesia de Porto Salvo que festeja mais um ano de existência, uma vez que foi fundado no dia 25-04-1981.

Campo de futebol da JU Vila Fria, local priveligiado para manifestações desportivas

 

O animado programa de festejos do 34.º aniversário, teve uma noitada de fados, evento que durou até às tantas da madrugada de domingo, dia 26, com os seus dirigentes a fazer uma praticamente uma “directa” para montar novo palco, este destinado à realização da corrida.

 

O campo de futebol, contíguo à sua sede social, reúne condições únicas em todas as provas do Troféu CMO, devido ao espaço que disponibiliza, proporcionando na relva sintética, momentos de descontracção e de convívio entre os participantes

 

Susana Cunha (Linda-a-Pastora SC) pressionada por Izabela Pires e Marisa Antunes

 

A quatro provas do final do 33.º Torneio CMO-Corrida das Localidades, muitas classificações estão, já, praticamente definidas quanto aos vencedores, e até aos lugares de honra.

 

Susana Cunha- de vitória em vitória no Troféu CMO. Foi a sétima em Vila Fria

 

Ausente, na etapa do Bairro dos Navegadores, Susana Cunha, do Linda-a-Pastora Sporting Clube, viu a concorrência aproximar-se, fruto da regularidade com que se tem apresentado no torneio. Ainda assim, a sua vantagem de duas dezenas de pontos é confortável, mas não permite nenhum deslize nas restantes jornadas.

 

Conta com sete vitórias, em outras tantas provas, e em Vila Fria, não deu hipóteses às suas adversárias.

 

A surpresa veio de Joana Gomes (NúcleOeiras-AD) segunda classificada, na sua estreia em provas do torneio, e Micaela Simões (Valejas AC) Intrometeram-se na luta pelos lugares do pódio, acabando por “atirar” Izabela Pires (Casa Benfica em Algueirão-Mem Martins), e Marisa Antunes (NúcleOeiras-AD) para fora do mesmo, beneficiando assim, Susana Cunha que alargou a vantagem pontual sobre a dupla de resistentes ao assalto do primeiro lugar.

 

A longa subida que antecede a meta de Vila Fria, fez “mossa” em muitas atletas, com Marisa Antunes a não ir além do 5.º lugar, uma posição nada habitual desta corredora que se destacou na Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar, ingressando há duas épocas atrás, no clube liderado por Paulo Dias.

 

Curiosamente, este escalão de seniores femininos, conta com 57 presenças até agora, mas poucas estarão dentro dos mínimos de provas exigidas pelo regulamento. Daí que, Maria Varela (ADNO), totalista até agora, espreite o 3.º lugar, ou até o 2.º, e Raquel Pinheiro (GRD Ribeira da Lage) venha a fechar os cinco lugares de honra com direito a subir ao palco na consagração final do torneio.

 

Ruben Silva (Juv. Vidigalense) ganha corrida de 9.000 metros e troca lugar com João Bértolo

 

A prova rainha de Vila Fria, uma das mais extensas de todo o torneio (mais de 9.000 metros), e destinada aos escalões masculinos (sub 23 até M60), levou os corredores até Porto Salvo e Vila de Oeiras, com o regresso a fazer-se com um longo quilómetro de subida bem exigente.

 

Ruben Silva, vencedor absoluto do Grande Prémio de Vila Fria

 

Ruben Silva (JV), e João Bértolo (ADNO), tiveram a companhia de André Ferreira (“Os Fixes” (venceu o seu escalão M35) durante grande parte do percurso, e na meta seria Ruben Silva a entrar em primeiro, trocando desta feita de lugar com o seu adversário-e amigo-, João Bértolo, líder destacado do escalão sub 23 e que tem dominado em termos absolutos.

 

Wilson Bento, do Linda-a-Pastora SC entrou no terceiro lugar e consolidou a sua posição na tabela classificativa acumulada. Segue confortavelmente no 2.º lugar, uma pontuação que resulta da regularidade competitiva, sendo totalista da edição 2015, com a sua melhor classificação (2.º) a ser obtida no GP Ribeira da Lage.

 

Mais de seiscentos atletas na prova de Vila Fria, números consolidados

 

Nunca é demais referir a quantidade de opções que são oferecidas aos corredores de estrada em cada domingo. No passado fim-de-semana, com o feriado de 25 de Abril, multiplicaram-se essas ofertas. Daí, que, talvez não se esperasse tanta gente em Vila Fria.

 

Vila Fria manteve a tendência da forte participação em 2015 no troféu, superando os 600 atletas

 

No total classificaram-se 604 atletas, com a maior fatia a pertencer aos escalões mais velhos (460!), uma vez que os mais jovens mantêm a curva descendente em muitos escalões. Pontuaram apenas 144, desde Benjamins a Juniores (10 escalões), o que dá uma média muito baixa, embora em Vila Fria, a competição de Iniciados tenha reunido na linha de partida 32 concorrentes (25 masculinos e 7 femininos).

 

Apurada toda a contabilidade dos pontos, o NúcleOeiras-Associação Desportiva voltou a “arrasar” a concorrência, totalizando 681 pontos, com o Linda-a-Pastora Sporting Clube, no 2.º lugar, com 360. Os Fixes” de Queluz de Baixo, totalizaram, 289 e ficaram, uma vez mais, no 3.º lugar. Na luta pelo 4.º lugar, a Casa Benfica em Algueirão Mem-Martins, já virtual vencedora “Extra-Concelho”, bateu o GRD Ribeira da Lage (247-211), com o GRCD Leião, no 5.º posto, com 190, e, com o seu “batalhão” das F40, e M70, a contribuírem com 47 pontos, ou seja, uma fatia de 25% no total da pontuação.

 

E se a classificação “Extra-Concelho” já tem um vencedor (Casa Benfica no Algueirão) os restantes lugares de honra estão em aberto até final do torneio. O Desportivo de Monte Real é 2.º (471), Montes Saloios (3.º), com 461, e AM B.º Cruz Vermelha do Lumiar, 4.º, com 407.

 

Texto e fotos: Ventura Saraiva

 

Classificações:

Sub 23 masculinos

1.º Ruben Silva, Juventude Vidigalense

2.º João Bértolo, NúcleOeiras-AD

3.º Wilson Bento, Linda-a-Pastora SC

 

Sub 23 femininos

1.ª Kcénia Bougrova, Valejas C

2.ª Marta Pitta, NúcleOeiras-AD

3.ª Catarina Carreira, Linda-a-Pastora SC

 

Seniores masculinos:

1.º Euclides Sanches, Casa Benfica em AMM

2.º José Azevedo, Linda-a-Pastora SC

3.º José Camacho, Linda-a-Pastora SC

4.º Tiago Vermelho, GRD Ribeira da Lage

5.º Nélson Casanova, Casa Benfica em AMM

 

Seniores femininos

1.ª Susana Cunha, Linda-a-Pastora SC

2.ª Joana Gomes, NúcleOeiras-AD

3.ª Micaela Simões, Valejas AC

4.ª Izabela Pires, Casa Benfica em AMM

5.ª Marisa Antunes, NúcleOeiras-AD

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 23:45:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...