>
Está em... início
Notícias
Motociclismo
Campeonato Nacional e Europeu de Enduro: Títulos para Luís Oliveira e Diogo Ventura
Notícias
Motociclismo
Campeonato Nacional e Europeu de Enduro: Títulos para Luís Oliveira e Diogo Ventura
Diogo Ventura Luís Oliveira Campeonato Nacional e Europeu de Enduro Títulos para Luís Oliveira e Diogo Ventura Luís Oliveira e Diogo Ventura revalidaram os títulos de campeões Elite, nas classes 1 e 2, respectivamente, e estão a contribuir decisivamente para que a selecção nacional júnior lidere a sua categoria no “Europeu” de Enduro das Nações, competição a decorrer em Ourém.
Por outro lado, Ventura também já é campeão da Europa na classe júnior E 2/3.
O Enduro de Ourém disputa-se ao longo de três dias, mas para efeitos de Campeonato Nacional apenas contavam os dois primeiros, pelo que a competição caseira chegou ontem ao fim, com Luís Oliveira e Ventura a manterem na sua posse as coroas Elite, enquanto na categoria Open os novos campeões são Fernando Ferreira na classe 2 e Adelino Sousa na 1.
“EUROPEU” INDIVIDUAL E DAS NAÇÕES
A prova de Ourém, que reuniu 90 pilotos, constitui também a derradeira ronda do “Europeu” individual, e igualmente, o Campeonato da Europa por países, sendo que estas competições apenas terminam hoje com o motocross final.
A nível individual na Sexta-feira Luís Oliveira e Diogo Ventura foram mesmo os dois mais rápidos em termos absolutos. Ontem ficaram em 2.º nas respectivas classes, e com este desempenho Ventura já se sagrou campeão europeu da classe E 2/3 júnior, enquanto Luís Oliveira sabe que será, pelo menos, vice-campeão Sénior E1 – está a 17 pontos do líder Maurizio Micheluz, pelo que só por grande azar deste o ordenamento se alterará hoje.
Em termos colectivos, Portugal manteve ontem a liderança na categoria Júnior.
Apesar de ontem ter perdido um dos seus pilotos, Jorge Leite, que não alinhou devido a problemas físicos num pulso, Oliveira, Ventura e José Manuel Borges continuaram a atacar forte, e assim a equipa das quinas segue no comando, com 1m23s sobre a Itália.
Ao invés, a equipa sénior fecha a tabela na sua categoria, também composta por seis selecções.
Ontem, Fernando Ferreira desistiu já na ponta final da etapa, restando em acção Mário Patrão, João Ribeiro e Fábio Pereira. No primeiro posto segue destacada a Itália.
Classificações (após dois dias)
Júnior: 1.º Portugal, 4h52m42,69s; 2.º Itália, 4h54.06,15; 3.º Suécia, 4h54.10,14; 4.º Rep. Checa, 5h03.21,21; 5.º Inglaterra, 6h05.37,18; 6.º França, 7h12.31,87.
Sénior: 1.º Itália, 4h44.27,82; 2.º Inglaterra, 4h50m12,69; 3.º França, 4h57.47,06; 4.º Holanda, 5h01.43,52; 5.º Polónia, 5h01.51,91; 6º Portugal, 5h21.37,39.
CAMPEONATO NACIONAL
No primeiro dia de prova a chuva acompanhou o pelotão a partir da segunda volta, das quatro efectuadas ao percurso de 50 Km, que ficou enlameado em alguns sectores, obrigando a organização a introduzir algumas alternativas – e face à degradação do terreno, ontem apenas se realizaram três voltas, desta vez sem chuva.
Oliveira e Ventura travaram um belo duelo, acabando separados apenas por 2,7s, favoráveis a Oliveira. Os dois pilotos estão com um ritmo notável, para o que contribui a campanha internacional que ambos desenvolveram na presente temporada, e ganharam destacados nas suas classes.
Ontem, Oliveira voltou a triunfar, novamente secundado na classe 1 por Gonçalo Reis, e agora também à “geral”, enquanto Henrique Nogueira, de regresso às lides após lesão, bisou no 3.º posto.
Quanto à classe 2, repetiu-se o mesmo ordenamento da véspera, ou seja, ganhou Diogo Ventura, diante de Mário Patrão e João Ribeiro.
Na classe Open 1, José Manuel Borges imprimiu vigoroso ritmo para levar a melhor nos dois dias, sendo-vice-campeão, enquanto o 2.º lugar nestas jornadas finais foi mais do que suficiente para Adelino Sousa garantir o título. Jorge Leite acabou sexta-feira em 3.º, mas neste Sábado já não alinhou, subindo a esse posto Carlos Pedrosa.
Na Open 2, Fernando Ferreira garantiu oportunamente a coroa no primeiro dia de prova, porque ontem teve de desistir. Aliás, só mesmo Jorge Brandão chegou ao fim nesta classe, após ter sido 2.º na véspera.