>
Este fim-de-semana, no autódromo do Estoril, o troféu Super Seven by KIA voltou às pistas e como sempre, foi um dos principais destaques do programa. Integrado no Estoril Motorsport Weekend, começaram a manhã de domingo com uma sessão de treinos cronometrados disputada até à última volta, quando Nuno Santos/André Correia conseguiram tirar o melhor tempo a Ricardo Megre com uma diferença de 0,048s! Na terceira posição ficou Gonçalo Lobo do Vale, sendo que a diferença entre todos foi, como habitualmente, bastante curta. Esperava-se assim mais um conjunto de corridas muito disputadas.
No arranque da primeira manga, Ricardo Megre conseguiu ganhar vantagem em relação ao restante pelotão, com Nuno Santos, Gonçalo Lobo do Vale, Sebastião Brion e Nuno Carvalho a rodarem muito juntos e a proporcionarem ao público presente várias trocas de posições. Os irmãos Duarte e Luis Lisboa, fizeram a corrida sempre juntos, trocando de posições entre eles várias vezes. André Pimenta, com alguns problemas no seu Seven perdeu o contacto com o grupo da frente e Manuel Matos e Hugo Araújo tiveram também várias trocas de posições. Paulo Teixeira continua a sua adaptação ao seu Super Seven e a evoluir.
Nas últimas voltas, Ricardo Megre começou a sentir problemas de aquecimento no seu Seven enquanto Nuno Santos com um ritmo muito forte começou a ganhar tempo ao líder da corrida. No final, Megre conseguiu aguentar a pressão de Santos mas terminaram a corrida separados apenas por 0,098s! Sebastião Brion levou a melhor sobre Gonçalo Lobo do Vale e Nuno Carvalho enquanto que entre irmãos, Luis Lisboa conseguiu levar a melhor sobre Duarte Lisboa. Em oitavo acabou André Pimenta seguido de Manuel Matos, Hugo Araújo e Paulo Teixeira.
Alinhados na grelha para a segunda corrida e com algumas equipas a trocarem de pilotos, Ricardo Megre era obrigado a arrancar das boxes porque teve de resolver o problema de aquecimento do seu Seven.
Dada a partida, rapidamente se formou um grupo na frente constituído por Nuno Carvalho, Gonçalo Lobo do Vale, André Correia e um surpreendente Duarte Lisboa que mostrava aqui um excelente andamento. Ricardo Megre, tinha de se aplicar para conseguir passar o segundo pelotão constituído por Luis Lisboa, Salvador Posser Andrade, André Pimenta, Manuel Matos e Hugo Araújo.
Com o desenrolar da corrida, Megre chegou à frente mas não teve tarefa nada fácil para conseguir ganhar, sendo que só se conseguiu definir o vencedor em photo-finish! Ricardo Megre, Nuno Carvalho e Gonçalo Lobo do Vale ficaram separados por 0,080s! Na quarta posição acabou Duarte Lisboa com uma das melhor exibições do ano e em quinto André Correia que sofreu problemas de aquecimento no seu Seven. No pelotão perseguidor nada se alterou sendo que Salvador Posser Andrade teve a infelicidade de abandonar perto do final.
Depois das equipas de assistência darem os habituais retoques nos Seven, estavam reservadas para a tarde mais duas mangas.
Mais uma vez, Ricardo Megre levou a melhor e ganhou a terceira manga. Mas como sempre, não teve a tarefa nada facilitada, tendo trocado de posições com o piloto da pole-position, Nuno Santos e com Nuno Carvalho. Duarte Lisboa, repetiu a excelente exibição da segunda manga e terminou novamente na quarta posição, seguido do seu irmão Luis Lisboa. Depois de resolvidos os problemas com o seu Seven, Salvador Posser Andrade terminou na sexta posição, seguido de Hugo Araújo, Manuel Matos e Paulo Teixeira. Gonçalo Lobo do Vale e André Pimenta tiveram percalços mecânicos e foram obrigados a abandonar.
Na última corrida do dia, o vencedor permaneceu inalterado, tendo Ricardo Megre levado a melhor sobre o segundo classificado Nuno Carvalho. Como sempre, as lutas em pista foram uma constante e os Super 7 conquistaram a atenção de todos os que estiveram presentes no autódromo do Estoril. O lugar mais baixo do pódio ficou para Sebastião Brion que se não tivesse tido alguns percalços mecânicos no seu Seven poderia ter andado mais na frente. André Correia terminou na quarta posição, seguido de Duarte Lisboa, Gonçalo Lobo do Vale que não conseguiu resolver os problemas mecânicos do seu Seven. Na sétima posição terminou Luis Lisboa que teve um fim-de-semana bastante constante e em oitavo Hugo Araújo, seguido de André Pimenta que apesar de ter conseguido rodar bastante depressa nesta manga, teve de arrancar das boxes e não conseguiu chegar ao pelotão da frente. A fechar Manuel Matos e Paulo Teixeira.
No final das contas, no somatório das mangas 1 e 2, Ricardo Megre venceu, na segunda posição ficou André Correia/Nuno Santos e a fechar o pódio Gonçalo Lobo do Vale . Nas mangas 3 e 4 as contas foram novamente a favor de Ricardo Megre, seguido de Nuno Carvalho e André Correia/Nuno Santos.
Declarações dos principais protagonistas:
Ricardo Megre: ““Foi uma jornada em cheio! Nos treinos tive um problema de travões e mais tarde um problema com a junta da cabeça. Na primeira manga, comecei por ganhar vantagem mas com a temperatura do motor a subir acabei por abrandar. Assegurei a vitória mas sabia que se continuasse assim o motor não iria conseguir fazer a segunda manga. Optei por ir as boxes, encher o radiador de água fresca e líquido anticongelante e saí atrás de todos. À entrada para a última curva era segundo, mas consegui sair bem do cone de ar e terminei com apenas uma roda de vantagem e um triunfo decidido pelo photofinish. Para as duas mangas da parte da tarde já tive a oportunidade de trocar a junta da cabeça, mas voltei a ter problemas de travões. Foi uma jornada onde me deu muito prazer ter regressado à competição já que tive muitos e interessantes duelos. Saí do Estoril com quatro subidas ao pódio o que foi estupendo”.
André Correia: “Resultado do fim-de-semana: P2 na parte da manhã e P3 na parte da tarde. Foi bom para o campeonato que dificilmente fugirá das mãos do Nuno Carvalho que sempre foi muito regular ao longo do ano.
Foi um fim-de-semana muito bom e com grandes corridas cheias de emoção de principio ao fim tanto para pilotos como para o público.
Quero agradecer muito o trabalho da CRM Motorsportduranteo fim-de-semana em especial o Luis que foi o mecânico principal do meu carro
Por ultimo de salientar a grande exibição do Nuno Santos neste fim-de-semana!”
Nuno Santos: “Gostei muito deste fim-de-semana de corridas do Super Seven by KIA em grande parte devido à utilização da curva do tanque e das lutas que tive em pista. Consegui fazer a pole-position numa sessão muito disputada, mas na primeira corrida quando ia a discutir a liderança com o Megre cometi um erro e perdi bastante tempo. Depois ainda consegui acabar completamente colado ao Ricardo Megre mas não deu para ganhar. Na segunda corrida a história repetiu-se e acabei muito próximo da primeira posição. O carro esteve muito bem o fim-de-semana todo!”
Nuno Carvalho: “Foi dos fins-de-semana mais cansativos que já tive no Super Seven by KIA! Como sempre ando no limite e o meu objectivo é estar no pódio mas alguns pilotos como o Nuno Santos e o Sebastião Brion estão em grande forma e a dar muita luta. Comecei as corridas com calma com um 5º lugar na primeira corrida mas depois decidi atacar mais a fundo e acabei sempre no pódio nas restantes corridas. Gostei muito da curva do tanque pela sua exigência! Estou muito satisfeito e espero que na próxima corrida os habituais pilotos do Super Seven by KIA voltem a aparecer”.
Gonçalo Lobo do Vale: “Tivemos problemas com o carro ao longo de toda a jornada o que condicionou bastante o nosso desempenho. De sábado para domingo trocámos a caixa de velocidades mas o carro já perdia liquido anticongelante o que não nos dava bons indicios para as corridas. Consegui um bom 3º lugar nos treinos e na primeira corrida perdi apenas uma posição. A segunda corrida foi muito emocionante porque acabámos em photo-finish e diverti-me muito. Optámos por trocar a junta da cabeça no intervalo entre as corridas mas não conseguimos terminar a operação a tempo e comecei a terceira corrida a meio. Arranquei de ultimo para a quarta corrida e pouco pude fazer para chegar aos lugares da frente. Gostei muito da curva do tanque porque veio criar um novo desafio para todos”.
Os Super Seven by KIA voltam às pistas a 30 de Novembro e 1 de Dezembro no Autódromo do Estoril