Estão encontrados todos os países que irão disputar as Finais da CEV Beach Volley Nations Cup 2025 (Taça das Nações) em Espinho!
A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) em colaboração com a Câmara Municipal de Espinho (CME) e sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol (CEV), vai decorrer na Praia da Baía, em Espinho, de 17 a 20 de Julho, e trará a Portugal duplas de cada género de oito países, para disputarem o prestigiado título.
As eliminatórias da CEV Beach Volley Nations Cup 2025 terminaram este fim-de-semana e aconteceram em diversas cidades europeias, com a fase final de qualificação a fechar em Messina (Itália), Riga (Letónia) e Vilnius (Lituânia). Portugal, como país anfitrião, já tinha lugar garantido.
No sector masculino, além de Portugal, estão apuradas as duplas da Chéquia, Dinamarca, Espanha, França, Lituânia, Países Baixos e Áustria.
Em femininos, juntam-se a Portugal as selecções da Alemanha, Espanha, Estónia, França, Lituânia, Países Baixos e Ucrânia.
Espinho prepara-se para receber o melhor Voleibol de Praia europeu, numa competição que promete ser memorável.
Os pedidos de acreditação dos jornalistas podem ser solicitados, até 10 de Julho, através da Confederação Europeia de Voleibol (CEV), a promotora da competição, através do link https://mediaclub.cev.eu/mediaclublogin/cev
Na edição de 2024, realizada em Jurmala, na Letónia, a França e os Países Baixos sagraram-se campeões, respectivamente em masculinos e femininos.
Além das qualificações para a Nations Cup, o calendário da CEV para 2025 inclui dois novos eventos: um Beach Pro Tour Futures em Csopak, na Hungria, de 4 a 7 de Setembro, e um torneio feminino em Bondues, em França, de 18 a 21 de Setembro.
A COMPETIÇÃO
A Taça das Nações tem um formato de competição peculiar que promove batalhas entre países. Cada nação é representada por duas duplas e os duelos disputam-se à melhor de três, sendo a decisão quanto ao vencedor, se necessário, encontrada através de um golden set (set de desempate) de 15 pontos.
A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) lançou em 2022, em Viena, capital da Áustria, a Taça das Nações europeias (CEV BeachVolley Nations Cup), competição que, na sua primeira edição, se realizou entre 2 a 7 de Agosto, sendo disputada por oito nações em masculinos e igual número em femininos.
Os oito países representados foram os sete melhores do Ranking da CEV mais a anfitriã Áustria.
Em 2023, a segunda edição da Taça das Nações envolveu duplas de 31 países e foi disputada nos meses de Maio e Junho. A segunda edição da CEV Beach Volley Nations Cup ganhou ainda mais importância pois representou um dos caminhos pelos quais um país poderia garantir uma (muito cobiçada) presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A primeira edição da BVNC, que se realizou na cidade austríaca de Viena há dois anos, foi vencida pela Noruega em masculinos e pela Suíça em femininos.
Na 3.ª edição, em 2024, ano em que o primeiro lugar dava uma vaga para os Jogos Olímpicos, quem venceu foram os franceses em masculinos e as neerlandesas em femininos. Portugal conseguiu um excelente 3.º lugar nos masculinos, que nos deixou muito próximos de um apuramento para Paris.
HISTORIAL de Espinho
Desde 1995, data da primeira edição do Espinho Open, Portugal acolheu 25 provas de âmbito mundial (organizadas sob a égide da FIVB) e 6 de âmbito europeu (Confederação Europeia de Voleibol – CEV) em masculinos e 20 provas FIVB e 6 CEV em femininos.
Em termos globais, em 2023 a edição da etapa espinhense foi a 18.ª de masculinos e a 13.ª de femininos, mas a FPV organizou várias outras competições internacionais em Cortegaça, Porto, Macedo de Cavaleiros, Porto Santo (Madeira) e Esposende, esta última em 2001, onde a dupla portuguesa José Pedrosa/José Teixeira se sagrou campeã europeia de Sub-23.