
Portugueses defrontam hoje (16h00) a Roménia, selecção que ainda pode alcançar a Final 4, e amanhã a Chéquia, organizador da fase final da EGL 2025.
A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por João José, encontra-se na recta final da fase preliminar da CEV Volleyball European Golden League (EGL) 2025. Esta competição serve como um pilar essencial na preparação para o Campeonato do Mundo de 2025.
Portugal participa no Torneio 12, que se realiza na Chéquia (Kutná Hora), enfrentando hoje (Sport TV, 16h00) a Roménia e no sábado a anfitriã Chéquia (Sport TV, 16h00). Estes são os últimos desafios antes da Final Four da EGL, agendada para Brno, de 4 a 6 de Julho, para a qual a Chéquia já está automaticamente qualificada como anfitriã.
Ontem, num jogo muito importante para as suas pirações, a Roménia perdeu com a Chéquia pela margem mínima: 2-3 (37-35, 17-25, 22-25, 25-18 e 11-15).
Actualmente, a Seleção Portuguesa soma uma vitória e três derrotas na EGL. Após uma derrota por margem mínima contra Israel (que ainda luta por um lugar na Final Four), o Selecionador Nacional, João José, enfatiza a necessidade de a equipa entrar em campo “mais esclarecida e menos hesitante” para evitar reacções tardias. André Pereira, um dos jovens elementos da equipa, reforça a “qualidade do grupo” e a importância de “ganhar experiência a este nível“, vendo um “futuro promissor para esta geração” do Voleibol português.
A EGL 2025 segue o formato da edição anterior, com 12 seleções a defrontar seis adversários distintos em torneios de três equipas. As quatro melhores equipas da fase preliminar apuram-se para a Final Four.
O confronto direto entre a Grécia e a Finlândia, duas equipas que estavam invictas, já teve um desfecho. A Grécia venceu, ontem, a Finlândia por 3-1. Com este resultado, a Grécia (5 vitórias, 15 pontos) e a Finlândia (4 vitórias, 12 pontos) garantiram a sua qualificação para a Final Four, juntando-se à Chéquia. Roménia (5 jogos, 11 pontos) e Israel (4 jogos, 11 pontos) continuam na luta pelas restantes vagas.
Todos os jogos da Seleção Nacional na EGL são transmitidos em directo pela Sport TV, e mais informações podem ser encontradas em fpvoleibol.pt/goldenleague2025m.
Além da EGL, a Selecção Nacional tem um calendário internacional preenchido:
Campeonato do Mundo de 2025 (Filipinas) – Portugal garantiu a sua terceira presença na história do Mundial, 23 anos após a sua última participação (8.º lugar na Argentina). Na fase de grupos, defrontará Cuba (13 de Setembro, 6h30 de Portugal), Estados Unidos da América (15 de Setembro, 14h00) e Colômbia (17 de Setembro, 3h00).
Campeonato da Europa de 2026 – Portugal já está directamente qualificado para a fase final da competição, que será disputada em quatro países (Roménia, Bulgária, Finlândia e Itália). Esta será a oitava presença de Portugal e a quarta consecutiva, demonstrando a crescente consistência do Voleibol português.
COMITIVA
Team Manager – Mário Oliveira
Treinador Principal – João José
Treinador Adjunto – Manuel Silva
Treinador Adjunto – Ricardo Lemos
Médico – Mário Silva
Fisioterapeuta – Hélder Vasco
Atletas
AA Espinho
Rafael Pinto
Castêlo da Maia GC
Guilherme Menezes
Leixões SC
André Pereira
Rafael Santos
SL Benfica
Ivo Casas
Sporting CP
Gonçalo Sousa
Kelton Tavares
Vitória SC
Manuel Figueiredo
CV San Roque Batán (Espanha)
José Pinto
Nice Volley-Ball (França)
Bruno Dias
Helios Grizzlys Giesen (Alemanha)
Miguel Sinfrónio
Nova Technology Lycurgus BV (P. Baixos)
Nuno Marques
SC Municipal Zalau (Roménia)
Filip Cveticanin