18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Costa Cruzeiros apresenta “Chococruise"

 

Em parceria com a Barry Callebaut, o Costa Toscana vai receber cinco dos melhores mestres da confeitaria do mundo, vindos de Itália, Espanha, França, Suíça e Bélgica. Juntamente com o Corporate Pastry Chef & Baker da Costa Cruzeiros, Riccardo Bellaera, vão ser os protagonistas de um extraordinário cruzeiro no Mediterrâneo dedicado ao chocolate em todas as suas formas.

 

A Costa Cruzeiros e a Barry Callebaut, líder mundial na produção de chocolate e cacau de alta qualidade, renova a sua parceria em nome da excelência para o “ChocoCruise – Explorar o Mundo do Chocolate”: um cruzeiro totalmente dedicado ao chocolate, pensado para proporcionar aos food lovers uma semana de doçura e descontração a bordo de um dos principais navios da Costa Cruzeiros, o Costa Toscana.

 

De 17 a 24 de novembro de 2023, o ChocoCruise vai levar os passageiros por um itinerário gastronómico através das maravilhosas paisagens do Mediterrâneo, com escalas em Génova, Marselha, Barcelona, Cagliari, Nápoles e Civitavecchia/Roma.

 

Durante este cruzeiro temático, cinco dos maiores mestres da pastelaria do mundo, de Itália, Espanha, França, Suíça e Bélgica, todos membros da Barry Callebaut Chocolate Academy e Embaixadores da Barry Callebaut, em conjunto com Riccardo Bellaera, Corporate PastryChef & Baker, da Costa, vão proporcionar uma verdadeira viagem dentro da viagem, para descobrir a refinada arte da pastelaria associada ao chocolate. Os cinco especialistas em pastelaria que vão embarcar no ChocoCruise 2023 são Alberto Simionato (Itália), Joël Perriard (Suíça), Philippe Bertrand (França), Ramon Morató (Espanha) e Alexandre Bourdeaux (Bélgica).

 

O programa inclui uma forte proposta de experiências, todas tendo o chocolate como protagonista. Os passageiros vão poder experimentar menus com chocolate, desde o pequeno-almoço ao jantar, incluindo pratos salgados, degustando todas as suas variações e combinações, dependendo do destino visitado pelo navio.

 

Ao longo da semana, irão decorrer encontros e showcookings dos mestres da pastelaria e de Riccardo Bellaera, que vão contar as suas histórias profissionais e partilhar segredos na cozinha, enquanto mostram a preparação do prato de chocolate do dia.

 

Todos os dias, os passageiros terão a oportunidade de assistir a workshops relacionados com a cultura do chocolate no Lab, a cozinha-laboratório do navio, acompanhados de provas de pratos de autor dos mestres pasteleiros.

 

O chocolate também será protagonista nas bebidas. A parceria com a Bacardi traz dois grandes bartenders italianos, Europe Cruise Brand Ambassadors da marca, que vão criar cocktails especiais e exclusivos, utilizando o chocolate entre os ingredientes.

 

Os eventos temáticos de chocolate enriquecerão ainda mais a oferta gastronómica do Costa Toscana: ao longo do itinerário explorando Itália, França e Espanha, os passageiros terão a oportunidade de desfrutar dos "Pratos do Destino", pratos relacionados com o destino que visitarão no dia seguinte, assinados por um dos três chefs internacionais de renome mundial da Costa, Bruno Barbieri, Ángel León e Hélène Darroze. Para quem procura uma experiência única, o restaurante Archipelago oferece três menus à escolha, um de cada chef, compostos por cinco pratos requintados criados para explorar e descobrir os sabores do mar através da gastronomia. Além disso, a bordo do Costa Toscana, os passageiros podem ainda deliciar-se com a gastronomia asiática criativa no Teppanyaki, Sushino, além de uma pizza 100% Made in Italy, no Pummid'Oro.

 

Os amantes de chocolate e food lovers podem reservar a sua cabine no ChocoCruise 2023, com partida no Costa Toscana no dia 17 de novembro, através de agências de viagens ou diretamente com a Costa.

 

Mestres pasteleiros a bordo

Riccardo Bellaera: Siciliano de Modica, Riccardo Bellaera entrou para a Costa como Corporate Pastry & Bakery Chef em 2012. Desde essa altura, criou uma experiência única de confeitaria para todos os navios da Costa, prolongando a experiência dos passageiros através dos menus. As suas sobremesas são caracterizadas pela criatividade e um delicado equilíbrio entre crocante, doçura e acidez. Bellaera é duas vezes vencedor do prémio "Luxury Pastry in the world" e recebeu o prémio "World Pastry Stars".

Durante dois anos consecutivos, em 2022 e 2023, Bellaera conquistou o prémio "Different Visions Great Ideas" no Sigep em Rimini, a Exposição Internacional de Gelados, Pastelaria e Padaria. Desde 2022 é membro da A.P.E.I. (Embaixadores da Excelência em Pastelaria Italiana), como Chefe de Pastelaria Embaixador da Excelência Italiana. Também em 2023, foi nomeado entre os melhores mestres de pastelaria do mundo, Embaixador da Doçaria Italiana da Costa Cruzeiros. É colaborador e amigo do mestre dos mestres pasteleiros internacionais, Iginio Massari.

 

Alberto Simionatodebruçou-se no mundo das sobremesas desde muito jovem, começando em oficinas de panificação e gelatarias. Posteriormente estudou em prestigiadas escolas de culinária, como o Etoile Institute, onde descobriu a sua paixão pela pastelaria de alto nível. Segue-se a sua experiência com o chocolate quando conhece e trabalha com três renomeados chefs de chocolate - Beduschi, Laghi e Moratò. Desde 2019, Alberto é diretor da Barry Calleabut Chocolate Academy, em Milão.

 

Philippe Bertrand. Com uma criatividade imparável, a sua paixão pelo desafio e perfeição surpreendem e inspiram cerca de meio milhão de espetadores todos os dias. É parceiro da líder mundial Barry Callebaut há mais de 30 anos. Como chefe da Academia Francesa de Chocolate e promotor das marcas da Barry Callebaut, Philippe Bertrand lidera a sua equipa com diversão, paixão, energia e vontade de ultrapassar os limites todos os dias. Adora partilhar as suas técnicas e ajudar, é apaixonado pelos produtos e empoderar pessoas é algo natural para este especialista. Philippe ajudou muitos colegas famosos a subir a escada da fama. A sua rotina diária é administrar a Academia do Chocolate, mas Philippe Bertrand está sempre atento e inspira-se nas novas tendências e comportamentos do mercado. A sua definição de sucesso é trazer algo extra para os seus colegas, para que a sua vida diária seja melhor e a sua paixão intacta. É sem dúvida um grande influenciador no mundo da Pastelaria e Confeitaria.

 

Ramon Morató: nasceu em Barcelona, no seio de uma família sem qualquer ligação ao mundo da confeitaria. Atraído pela pastelaria, após a conclusão dos estudos, Ramon Morató iniciou a sua formação em vários locais, e combinou os seus estudos com numerosos cursos oferecidos na escola da Associação Provincial de Confeiteiros de Barcelona. Durante um período de estágios com os melhores confeiteiros espanhóis, passou por importantes escolas e centros técnicos como ZDS Solingen, Alemanha e Richard Conseil School, em Lyon, França. Fruto destes anos de trabalho, da sua experiência e da sua permanente vontade de inovar, publicou “Ramon Morató Chocolate”, que ganhou o prémio de Melhor Livro de Receitas do Mundo na temática do Chocolate em 2007 nos prestigiados Gourmand World Cookbook Awards, tornando-se uma referência no assunto e sendo até hoje um dos livros mais vendidos sobre chocolate. Em dezembro de 2016 publicou o livro “Quatro em Um” em conjunto com os chefs Raul Bernal, Josep Maria Ribé e Miquel Guarro, por ocasião da celebração do 20º aniversário do centro Chocolate AcademyTM em Barcelona. Em julho de 2021 publicou o livro FILES, uma compilação das suas melhores receitas e projetos dos últimos cinco anos como Diretor Criativo da Cacao Barry, tendo criado receitas especialmente para este livro. A possibilidade de se relacionar com muitos profissionais em diferentes áreas deu-lhe um amplo conhecimento do setor e o ajudou a concretizar a sua paixão por ensinar, pesquisar e criar produtos relacionados com o mundo da confeitaria. Nos últimos anos, tem ministrado cursos, seminários e conferências em todo o mundo, além de iniciativas especiais, como um projeto de colaboração com a Universidade de Harvard através da Alicia Foundation. Como Diretor Criativo da marca Cacao Barry, Ramon continua a moldar o mundo do chocolate.

Joël Perriard: entrou para a Chocolate Academy™ Center em 2012 como consultor e após três anos foi promovido a Diretor da Chocolate Academy™ Center. Completou a sua formação como pasteleiro no atelier de Wodey-Suchard em Neuchâtel e mais tarde trabalhou como chefe de pastelaria em vários restaurantes. Em 2010, com a sua esposa administrou o Hacienda San Agustin de Callo, um hotel boutique no Equador. Pouco antes de se juntar à equipa da Costa, Joël trabalhou no restaurante Mesa, com duas estrelas Michelin, em Zurique. Ganhou o prémio Young Swiss Confiseur em Montreux e o quarto lugar no campeonato suíço para Jovens Pasteleiros em Lucerna.

 

Alexandre Bourdeaux: “Viva os seus sonhos e trabalhe arduamente para alcançá-los.” Alexandre dedicou-se muito cedo à confeitaria e sabia que fazer bolos e viajar eram as suas paixões. A sua carreira começou num restaurante com 1 estrela Michelin na Bélgica, onde aprendeu receitas clássicas que ainda hoje faz. Mais tarde, Alexandre viajou pelo mundo e trabalhou em prestigiados hotéis de 5 estrelas. Regressou à Bélgica, e na sede da Callebaut, pôde desenvolver a sua paixão e partilhar o seu conhecimento como chefe da Chocolate Academy™, tendo liderado a abertura da nova Chocolate Academy™ Callebaut em 2014, marcando um momento histórico na história da marca. Continuando a colaborar com a Callebaut, lançou a sua própria empresa Pastry & Chocadvice, em 2016, para dar conselhos, apoio e soluções no mundo da confeitaria e do chocolate. Em março de 2018, lançou um software online "ganache solution" que ajuda os chefs a monitorizar as suas próprias receitas. Foi jurado de um programa de televisão italiano "Best Bakery".

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 5 de março de 2024 – 07:06:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...