Irmãs Jorge repetem presença na final de pares
Continua em grande a portuguesa Francisca Jorge, neste Porto II ITF W50, que termina no próximo domingo, nos courts cobertos do Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Naquela que é a sua terceira vitória consecutiva, a heptacampeã nacional não deixa de surpreender, e, hoje, foi a vez de afastar a checa Dominika Salkova, 217.ª do ranking mundial, em três sets, pelos parciais de 7-6 (3), 5-7 e 6-2, ao cabo de 2 horas e 22 minutos. Motivada pelo triunfo no primeiro set, por um equilibrado 7-6 (3), Jorge manteve o “gás” e chegou rapidamente ao 4-0, dispôs mesmo de ponto para 5-1 mas algo se passou que mudou por completo a sua forma de estar e de abordar os pontos. Percebendo isso mesmo, Salkova, que já estava “ferida”, ressuscitou novamente, ganhando cada vez mais confiança e aproveitando o completo desnorte da portuguesa que se deixou empatar e perdeu mesmo a segunda partida por 7-5. Mas é aqui que se nota o bom momento daquela que é a nossa melhor representante. Francisca Jorge assumiu a responsabilidade, respirou fundo e fez um início de terceiro set implacável, chegando rapidamente ao 3-0. Com o comando das operações, foi gerindo a vantagem e conseguiu mesmo fechar o encontro e garantir a presença nas meias-finais de amanhã.

Mas não terá tarefa fácil. É que a sua adversária vai ser novamente a espanhola Jessica Bouzas Maneiro. A galega “arrumou” a experiente tenista eslovena, Polona Hercog, a qual bateu por 6-1 e 6-3, mostrando estar a um nível muito elevado, tal como a semana passada, em que se agrou Campeã do Porto I ITF W75+H.
Na outra semifinal vão estar a eslovaca Rebecca Sramkova, primeira cabeça-de-série e 129.ª WTA e Aliona Falei. Enquanto Sramkova se desembaraçou da qualifyier italiana Anastasia Abbagnato, por 6-3 e 6-2, Falei demorava um pouco mais para travar a croata Jana Fett, sétima favorita, conseguindo-o por 6-1, 2-6 e 6-2.
IRMÃS JORGE IMPARÁVEIS NAS DUPLAS
Segundo torneio, segunda final. As irmãs Francisca e Matilde Jorge repetem a presença na discussão do título de pares, depois de terem sido vice-campeãs na semana passada.
Hoje, defrontaram e bateram as também irmãs (ucranianas) Maryna e Nadiia Kolb, por 6-3 e 6-4, nun encontro de sentido único e no qual estiveram sempre no domínio das operações.
Agora, vão ter que anular a dupla composta pela eslovena Veronika Erjavec e a checa Dominika Salkova que bateram as germânicas Noma Noha Akugue e Nastasja Schunk, por 6-2 e 6-2. A final está agendada para não antes das 15h30h. A entrada é livre.
O Porto II ITF W50, tem para distribuir 40 mil dólares, e decorre de 28 de Janeiro a 4 de Fevereiro.
Fotos: Davide Pereira