- Semana de grande consistência abre portas do top-200 a vimaranense
No ténis, a consistência é muito importante. Que o diga a portuguesa Francisca Jorge, apurada, hoje, para os quartos-de-final do Porto II W50, depois de
eslovena Nika Radisic. Com uma entrada muito agressiva, Kika cedo resolveu as coisas no primeiro set, que fechou em apenas 25 minutos, por 6-1. Só no início do segundo parcial se verificiou algum equilíbrio, com a eslovena a tentar recuperar a desvantagem no marcador, mas depois do 3-1, foi novamente a tenista portuguesa a mostrar mais poder de fogo, fechando o encontro por 6-2 e garantindo a presença nos quartos-de-final. Para além disso fica muito perto do top-200 do ranking WTA (será 201.ª caso não avance mais no quadro), o que acaba por ser um complemento para o bom momento que atravessa.
Agora, terá que medir forças com a checa Dominika Salkova (217.ª) que beneficiou do abandono por lesão da romena Miriam Bulgaru para seguir em frente.
Pelo caminho ficou Elizabet Hamaliy. Apesar da derrota, Hamaliy esteve bem ante a favorita Jessika Bouzas Maneiro, que venceu por um duplo 6-2. A sua asversária na próxima ronda é a eslovena Polona Hercog. A veterana que já ocupou o lugar 35.º do ranking mundial, fez uma exibição portentosa particularmente nos segundo e terceiros parciais ante a alemã Nastasja Schunk, triunfando por 3-6, 6-1 e 6-2, com momentos de indiscutível nível superior.
Quem continua a dar cartas é Jana Fett, sétima favorita. A croata foi novamente mais forte, desta vez frente a Veronika Erjavec (Eslovénia), que bateu por 6-2 e 6-4.
Em plano de destaque esteve igualmente a qualifyer italiana Anastasia Abbagnato. Depois de vencer a alemã Julia Middendorf, hoje, deitou por terra as aspirações da sérvia Natalija Stevanovic, derrotando a sexta cabeça-de-série por a qual venceu por 7-5, 3-6 e 6-3. Aliona Falei travou outra representante sérvia da prova, Elena Milovanovic, por 6-1 e 6-3.
FRANCISCA E MATILDE JORGE NAS MEIAS-FINAIS DE PARES
Na variante de pares, as irmãs Francisca e Matilde Jorge, primeiras favoritas, qualificaram-se para as meias-finais, depois de dar a volta a um resultado negativo ante a formação composta pela checa Jesika Maleckova e a eslovena Radka Zelnikova. Kika e Matilde venceram por 2-2, 6-2 e 10-5 e só não estarão na final de sábado caso as irmãs Maryna e Nadiia Kolb interrompam a sua caminhada vitoriosa. As ucranianas deixaram pelo caminho a chinesa Xinyu Gao e a bósnia Anita Wagner, por 6-2 e 6-2. Na outra meia-final vão estar Veronika Erjavec (Eslovénia)/Dominika Salkova (Chéquia) e as germânicas Noma Noha Akugue e Nastasja Schunk.
O Porto II ITF W50, tem para distribuir 40 mil dólares, e decorre de 28 de Janeiro a 4 de Fevereiro.
Fotos: Davide Pereira